Legitimando o ser docente: narrativas sobre a regência em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14356

Palavras-chave:

Experiência, Escola, Narrativas, Prática docente

Resumo

O presente texto apresenta as experiências ocorridas na sala de aula, durante o período vigente na disciplina Pesquisa e Prática Educativa II na Escola Municipal Amanda Teixeira Vital, localizada na cidade Santo Antônio de Pádua. O objetivo deste trabalho é entender até que ponto essas novas práticas podem contribuir na construção da autonomia do pensamento da criança. A metodologia realizada foi qualitativa, de acordo com Gil (1999), a partir do método fenomenológico, de acordo com Dutra (2002). Pelos resultados obtidos, observamos que os alunos alcançaram uma aprendizagem significativa, pois conseguiram entender a dinâmica das atividades que possibilitou construir sentido em suas realidades, além disso, puderam dinamizar uma roda de conversa que fez gerar novas dúvidas e inquietações na busca de uma construção do conhecimento. Há de se pensar numa nova escola, um novo currículo, uma nova prática educadora que veja a criança como um ser ativo e participativo na sociedade.

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Biografia do Autor

Rodrigo Lanes Antunes, Universidade Federal Fluminense

Graduando do curso de Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) do Campus Santo Antônio de Pádua.

Pedro Paulo de Oliveira Fagundes Junior, Universidade Estácio de Sá

Graduado em Língua Portuguesa - Literatura, pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Campus Nova Iguaçu, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Graduando do curso de Pedagogia.

 

Referências

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Antunes, R. L., & Fagundes Junior, P. P. de O. (2024). Legitimando o ser docente: narrativas sobre a regência em sala de aula. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–9. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14356

Edição

Seção

Relato de experiência