Legitimando o ser docente: narrativas sobre a regência em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14356Palavras-chave:
Experiência, Escola, Narrativas, Prática docenteResumo
O presente texto apresenta as experiências ocorridas na sala de aula, durante o período vigente na disciplina Pesquisa e Prática Educativa II na Escola Municipal Amanda Teixeira Vital, localizada na cidade Santo Antônio de Pádua. O objetivo deste trabalho é entender até que ponto essas novas práticas podem contribuir na construção da autonomia do pensamento da criança. A metodologia realizada foi qualitativa, de acordo com Gil (1999), a partir do método fenomenológico, de acordo com Dutra (2002). Pelos resultados obtidos, observamos que os alunos alcançaram uma aprendizagem significativa, pois conseguiram entender a dinâmica das atividades que possibilitou construir sentido em suas realidades, além disso, puderam dinamizar uma roda de conversa que fez gerar novas dúvidas e inquietações na busca de uma construção do conhecimento. Há de se pensar numa nova escola, um novo currículo, uma nova prática educadora que veja a criança como um ser ativo e participativo na sociedade.
Downloads
Referências
BONDÍA, J. L.. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20–28, jan. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 26 set. 2024.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo, SP, Scipione, 1992.
CARVALHO, Marlene Alves de Oliveira. Alfabetizar e Letrar: Um Diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis, Vozes, 2005.
DUTRA, Elza. A narrativa como uma técnica de pesquisa fenomenológica. SciELO, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200018. Acesso em: 4 jun. 2024.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo; Cortez, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Método e técnicas de pesquisa social. São Paulo, SP, Atlas, 1999.
SILVA, Sara; MURANO, Darcísio Natal. Relações entre Democracia e Educação na obra de Paulo Freire. Revista eletrônica LENPES-PIBID de Ciências Sociais – UEL. Edição n° 5, vol 1, Jan/ dez. 2015. Disponível em: www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/ Acesso em: 5 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodrigo Lanes Antunes, Pedro Paulo de Oliveira Fagundes Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.