Contribuições do estágio no fazer docente como campo de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14284

Palavras-chave:

Docência, Pedagogia, Estágio, Educação

Resumo

É comum sentir dificuldades durante o fazer docente ou identificar-se com a sala de aula, visto que há estigmas – não apenas com a área, mas também com questões de ordem societária quando envolve-se gênero e sexualidade – na educação. O seguinte trabalho tem como objetivo relatar as primeiras experiências enquanto estagiário em instituições públicas, consideradas as potencialidades e tensões advindas da prática formativa do estágio a partir da perspectiva de um educador não-heteronormativo. Com esse propósito, foi utilizada uma metodologia qualitativa e exploratória, baseada em levantamento bibliográfico e na análise das vivências práticas no estágio. Durante a prática muita coisa teve de ser adaptada, devido aos projetos da Secretaria Municipal de Educação, da própria instituição, ou a situações inesperadas durante as aulas, mas o plano de ensino concretizou-se de forma satisfatória.

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Biografia do Autor

Mateus Pereira Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando em Pedagogia; bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (Sesu/MEC); e integrante do projeto de extensão Educação e Comunicação Interativa: estreitando laços entre FE/UERN e a comunidade por meio de redes interativas.

 

Bárbara Heloísy Costa Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia; bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (Sesu/MEC); e integrante do projeto de extensão Educação e Comunicação Interativa: estreitando laços entre FE/UERN e a comunidade por meio de redes interativas.

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Freire, M. P., & Lima, B. H. C. (2024). Contribuições do estágio no fazer docente como campo de pesquisa. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–15. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14284

Edição

Seção

Relato de experiência