Relato de experiência da prática à teoria: uma vivência extensionista textual-discursiva.
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14280Palavras-chave:
Decolonialidade, Popularização do discurso científico, Gêneros textuais/discursivos, Relato de experiênciaResumo
Neste relato revisitamos algumas práticas de escrita realizadas pelas/com as pessoas graduandas que compõem o Projeto de Extensão “Café com Método: Estratégias de popularização do discurso científico aplicado aos estudos de linguagens” da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Contudo, ao revisitarmos este recorte de ações, visitamos, também, o próprio processo de escrita deste relato, o que redundou numa atividade teórico-reflexiva também sobre o gênero textual/discursivo Relato de Experiência em contexto acadêmico. O relato acionou, de um lado, reflexões críticas sobre as atividades de/com escrita, realizadas no interior do projeto – e sobre a própria concepção do que seja popularizar; de outro, o relato oportunizou uma descrição da noção de gêneros textuais/discursivos. Assim sendo, compreendemos que este texto efetiva uma dupla função relacionada aos objetivos do Café com Método quanto à popularização do discurso científico: refletir criticamente sobre as próprias ações, enquanto resgata e publiciza saberes teóricos, em linguagem acessível a um público não especializado.
Downloads
Referências
AMADO “TERENA”, Luiz Henrique Eloy. Para além da Universidade: experiências e intelectualidades indígenas no Brasil. IdeAs [En ligne], n. 16, 2020. Disponível em: https://journals.openedition.org/ideas/9442. Acesso em: 28 ago. 2024
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://abrir.link/TsSCM. Acesso em: 28 ago. 2024.
CRUZ “TUXÁ”, Felipe Sotto Maior. Indígenas antropólogos e o espetáculo da alteridade. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, v. 11, n. 2, p. 93-108, 2017. Disponível em: https://encr.pw/apwpL. Acesso em: 27 ago. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
GUIMARÃES, S. A. H; OLIVEIRA, W. S. S. Uma vivência extensionista no relato de experiência: a (noção de) popularização em perspectiva. A popularização do discurso em debate: língua(gens) em perspectiva, v. II. No prelo.
KLEPPA, L. A.; Prefácio. In: GUIMARÃES, S. A. H. (Org). A popularização do discurso científico em debate: língua(gens) em perspectiva. Campinas: Pontes Editores, 2023, p. 9-13.
LIMA, Márcia Tait; NEVES, Ednalva Felix das; DAGNINO, Renato. Popularização da ciência no Brasil: entrada na agenda pública, de que forma?. Journal of Science Communication, v. 7, n. 4, p. 1-8, 2008. Disponível em: https://abrir.link/uekdk. Acesso em: 19 ago. 2024.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 19-36.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://abrir.link/qfwWV. Acesso em: 22 ago. 2024.
OLIVEIRA; Anderson Gomes de et al. Estratos da popularização da ciência no Brasil à luz da pesquisa em nível de pós graduação stricto sensu. Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 37-61, 2024. Disponível em: https://encurtador.com.br/XSpfO. Acesso em: 19 ago. 2024.
PICCOLI, Marcia Speguen de Quadros; STECANELA, Nilda. Popularização da ciência: uma revisão sistemática de literatura. Educação e pesquisa, v. 49, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://abrir.link/kjqGm. Acesso em: 15 ago. 2024.
SOUZA, Jessé. Como o racismo criou o Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2021. 290p.
WALSH, Catherine. Entretejiendo Lo Pedagógico Y Lo Decolonial. Luchas, Caminos Y Siembras De Reflexión Acción Para Resistir, (re)existir Y (re)vivir. Alternativas, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Silvia Adélia Henrique Guimarães, Welington Silva Santana de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.