Relato de experiência da prática à teoria: uma vivência extensionista textual-discursiva.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14280

Palavras-chave:

Decolonialidade, Popularização do discurso científico, Gêneros textuais/discursivos, Relato de experiência

Resumo

Neste relato revisitamos algumas práticas de escrita realizadas pelas/com as pessoas graduandas que compõem o Projeto de Extensão “Café com Método: Estratégias de popularização do discurso científico aplicado aos estudos de linguagens” da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Contudo, ao revisitarmos este recorte de ações, visitamos, também, o próprio processo de escrita deste relato, o que redundou numa atividade teórico-reflexiva também sobre o gênero textual/discursivo Relato de Experiência em contexto acadêmico. O relato acionou, de um lado, reflexões críticas sobre as atividades de/com escrita, realizadas no interior do projeto – e sobre a própria concepção do que seja popularizar; de outro, o relato oportunizou uma descrição da noção de gêneros textuais/discursivos. Assim sendo, compreendemos que este texto efetiva uma dupla função relacionada aos objetivos do Café com Método quanto à popularização do discurso científico: refletir criticamente sobre as próprias ações, enquanto resgata e publiciza saberes teóricos, em linguagem acessível a um público não especializado.

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Biografia do Autor

Silvia Adélia Henrique Guimarães, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora adjunta na Uerj/CAp e vice-líder do Grupo de Pesquisa Ciências da Linguagem na Escola (Uerj/CNPq), interessa-se por um falar-agir contra-hegemônico. Bolsista Prociência (Uerj/FAPERJ), coordena o “Café com Método” (DEPEXT-Uerj/APQ1-FAPERJ).

Welington Silva Santana de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 Graduando em Letras/Literatura (Uerj/FFP), é bolsista PIBIC/CNPq no projeto “Intersecções teóricas e práticas de Língua Portuguesa, Linguística e Literatura (...)” e membro do “Café com Método”. Desenvolve saberes via intersecção ensino-pesquisa-extensão.  

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Guimarães, S. A. H., & Oliveira, W. S. S. de. (2024). Relato de experiência da prática à teoria: uma vivência extensionista textual-discursiva . Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–17. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14280

Edição

Seção

Relato de experiência