Entre o ensino e a prática: vivenciando as Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14269

Palavras-chave:

Docência, Metodologias ativas, Vivências, Currículo

Resumo

As ciências são matérias essenciais para a formação acadêmica nos anos iniciais e finais da educação, tendo a Base Nacional Comum Curricular como seu principal norte. Entretanto o que é repassado e cobrado aos docentes enfrenta divergências quando falamos de prática do ensino e sala de aula. O seguinte relato de experiência buscou abranger as principais dificuldades enfrentadas por dois profissionais da educação, trazendo argumentos sobre seus apontamentos e demonstrando a veracidade da diferença entre o ensino e prática das Ciências na educação básica, que muitas vezes desestimula o profissional e gera uma fuga para ensinos mais tradicionalista, com a aula expositiva dialogada

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Biografia do Autor

Ana Ruth Reinaldo Menezes, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará. Atuou como bolsista PIBIC/Cnpq. FUNCAP, IC e Extensão pela mesma universidade de formação. Atualmente professora de Ciências/Biologia.

Isabel Cristina Santana Higino, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com ênfase na Educação Ambiental. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014). Professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

Menezes, A. R. R., & Higino, I. C. S. (2024). Entre o ensino e a prática: vivenciando as Ciências. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–12. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14269

Edição

Seção

Relato de experiência