Educação profissional no estado do Amapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14268

Palavras-chave:

Narrativas Docentes, Educação Profissional, Mulher Professora, Políticas Públicas, Educação de Mulheres

Resumo

A pesquisa trata da trajetória educativa e da prática docente de mulheres professoras que lecionam na educação profissional. O objetivo central foi compreender como ocorre o processo de formação educacional e a atuação profissional de professoras dos cursos técnicos de nível médio de quatro centros de educação profissional do município de Macapá. Utilizou-se da pesquisa do tipo qualitativa com intuito de enlaçar as subjetividades do objeto em estudo, as narrativas femininas, e os significados empregados pelas mulheres docentes às suas atuações, considerando suas formações e experiências, ancorada metodologicamente na História Oral Temática. Os relatos das professoras são fonte de impressão histórica, são indicativos para que mudanças ocorram nas implementações de políticas públicas educacionais direcionadas à formação e a atuação docente, cooperando para que o processo de formação para o exercício na educação profissional seja garantido.

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Biografia do Autor

Sandra Maria de Jesus Gonçalves, Conselho Estadual de Educação, Macapá-AP

Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá. Assessora Técnica no Conselho Estadual de Educação do Amapá.  

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

Gonçalves, S. M. de J. (2024). Educação profissional no estado do Amapá. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–17. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14268