Educação profissional no estado do Amapá
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14268Palavras-chave:
Narrativas Docentes, Educação Profissional, Mulher Professora, Políticas Públicas, Educação de MulheresResumo
A pesquisa trata da trajetória educativa e da prática docente de mulheres professoras que lecionam na educação profissional. O objetivo central foi compreender como ocorre o processo de formação educacional e a atuação profissional de professoras dos cursos técnicos de nível médio de quatro centros de educação profissional do município de Macapá. Utilizou-se da pesquisa do tipo qualitativa com intuito de enlaçar as subjetividades do objeto em estudo, as narrativas femininas, e os significados empregados pelas mulheres docentes às suas atuações, considerando suas formações e experiências, ancorada metodologicamente na História Oral Temática. Os relatos das professoras são fonte de impressão histórica, são indicativos para que mudanças ocorram nas implementações de políticas públicas educacionais direcionadas à formação e a atuação docente, cooperando para que o processo de formação para o exercício na educação profissional seja garantido.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional. Disponível em: www.gov.br/mec. Acesso em: 02 dez. 2021.
CARVALHO. João Wilson Savino. Instituto de Educação do Amapá: uma história de educação pelo exemplo. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 218p. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13637. Acesso em: 25 mar. 2022
CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco de. Educação Profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo: Ed. Senac, 2017.
CORSETTI, Berenice; VIEIRA, Lúcio Olímpio de Carvalho. Políticas públicas para a educação profissional técnica de nível médio (1996-2013). RBPAE, v. 31, n. 2, p. 371- 390, mai./ago. 2015
FERREIRA, Norma-Iracema de Barros (org.). Interfaces da Educação: história, política, saberes e práticas para além da fronteira amazônica. Uberlândia: Navegando Publicações, 2016.
MANSO, Maria Elisa Gonzalez. A Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e o principialismo bioético. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 9, n. 457, 7 out. 2004. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/5781. Acesso em: 20 abr. 2022.
SILVA, Agnaldo Figueira da Rocha. Os avanços na educação profissional concomitante no Estado do Amapá. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.
SILVA, Maura Leal da. “O território imaginado”: Amapá, de Território à autonomia política (1943-1988). 2017. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História – PPGHIS, Universidade de Brasília. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/23698/1/2017_MauraLealdaSilva.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandra Maria de Jesus Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.