As estratégias metodológicas adotadas por uma futura professora de matemática para alunos do curso de Edificações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14259

Palavras-chave:

Tecnologias, Estratégias metodológicas, Ensino de Matemática, Comunicação, Autonomia estudantil

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências de uma futura professora, e residente de matemática, ao adotar estratégias metodológicas que tornaram os conceitos matemáticos relevantes e acessíveis aos alunos de um curso de Edificações. A experiência ocorreu em uma turma noturna, do curso de Edificações no Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriça, sendo composta por um público de alunos com diferentes idades. Nesse contexto optou-se por utilizar um recurso tecnológico, especificamente, o programa Excel, a fim de auxiliar na compreensão dos conteúdos matemáticos de Variância e Desvio Padrão. Com base na experiência relatada e na literatura da área, ratificamos há importância de desenvolver uma linguagem/comunicação nas aulas de matemática de modo a aproximar o aluno ao invés de afastá-los, assim como concluímos que a estratégica metodológica adotada permitiu desenvolver a autonomia dos estudantes e os colocaram como personagens principais em seus processos de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Camila Sandes Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Foi residente do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Matemática, do edital 2022/2024.

Lilian Aragão da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Foi coordenadora do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Matemática, do edital 2022/2024.

 

 

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

Souza, C. S., & Silva, L. A. da. (2024). As estratégias metodológicas adotadas por uma futura professora de matemática para alunos do curso de Edificações. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–14. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14259

Edição

Seção

Relato de experiência