As estratégias metodológicas adotadas por uma futura professora de matemática para alunos do curso de Edificações
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14259Palavras-chave:
Tecnologias, Estratégias metodológicas, Ensino de Matemática, Comunicação, Autonomia estudantilResumo
Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências de uma futura professora, e residente de matemática, ao adotar estratégias metodológicas que tornaram os conceitos matemáticos relevantes e acessíveis aos alunos de um curso de Edificações. A experiência ocorreu em uma turma noturna, do curso de Edificações no Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriça, sendo composta por um público de alunos com diferentes idades. Nesse contexto optou-se por utilizar um recurso tecnológico, especificamente, o programa Excel, a fim de auxiliar na compreensão dos conteúdos matemáticos de Variância e Desvio Padrão. Com base na experiência relatada e na literatura da área, ratificamos há importância de desenvolver uma linguagem/comunicação nas aulas de matemática de modo a aproximar o aluno ao invés de afastá-los, assim como concluímos que a estratégica metodológica adotada permitiu desenvolver a autonomia dos estudantes e os colocaram como personagens principais em seus processos de aprendizagem.
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas ciências sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. (Orgs.). O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed., São Paulo: Pioneira, 2002, cap. 6-7, p. 129-178.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
CARVALHO, J. B. Uma revisão sistemática sobre metodologias ativas no ensino da matemática: aprendizagem ativa, protagonismo dos estudantes. Journal of Education Science and Health, v. 1, n. 4, p. 1-13, 2021.
GARNICA, A V. M.; PINTO, T. P. Considerações sobre a linguagem e seus usos na sala de aula de Matemática. ZETETIKÉ, FE, Unicamp, v. 18, 2010.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª edição. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.
MARTINHO, M. H.; PONTE, J. P. Comunicação na sala de aula de Matemática: Práticas e reflexão de uma professora de Matemática. Actas do XVI Seminário de investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM, p. 273-293, 2005.
MENEZES, L. et al. Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In: PONTE, João Pedro da. Práticas profissionais dos professores de Matemática. Lisboa: IE, 2014. p. 135-164.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo. Cortez: Editora. 2004.
SANTOS, C. T. Contribuições das ferramentas digitais para o ensino da matemática: uma revisão. Caderno Intersaberes, v. 12, n. 44, p. 221-232, 2023.
SOUSA, N. P. R. et al. As contribuições do programa residência pedagógica para formação docente. DESAFIOS-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. 7, n. Especial-2, p. 55-58, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Sandes Souza, Lilian Aragão da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.