A relação professor-aluno em sala de aula como espaço de trabalho ético
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14127Palavras-chave:
Professor-aluno, Trabalho ético, Sala de aulaResumo
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação professor-aluno em sala de aula como espaço de trabalho ético. A problemática consiste em apontar como a ética está no cotidiano escolar, nas ações, atitudes, sobretudo nas relações estabelecidas entre professores e alunos. Esta pesquisa está pautada na compreensão da ética como parte da prática docente, do seu posicionamento e comportamento dentro da sala de aula. A pesquisa bibliográfica foi por meio de uma abordagem qualitativa. Tendo em vista que essa relação muitas vezes é marcada por dificuldades, infringindo a garantia da aprendizagem entre professor-aluno, conclui-se que não existe sala de aula sem ética. O trabalho do professor e as relações que ele estabelece com os alunos devem estar pautados na ética e partindo da compreensão que a sala de aula é um espaço ético e o trabalho desenvolvido se expande para comunidade escolar.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. A ética de Nicômaco. Tradução de Cássio M. Fonseca. 2a ed. São Paulo: Atena; 1944. v. 33, p.9-16
FIGUEIREDO, Antônio Macena. Ética: origens e distinção da moral. Saúde Ética & Justiça, 13(1), 1-9, 2008.
GROPPA, Aquino, J. A questão ética na educação escolar. Boletim Técnico Do Senac, 25 (1), 2017, p. 2-13.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2008
LINS. Maria Judith Sucupira da Costa. Formação de Professores e o desafio da ética. Diálogos. v. 20 n. 1 (2016), p. 160-169.
NOSELLA, Paolo. Ética e Pesquisa. vol. 29, n. 102. Campinas: Educ. Soc., 2008.
PEDRO, Ana Paula. Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. vol. 55 nº 130. Belo Horizonte: Kriterion, 2014.
PEREIRA, A. S. M.; SOUZA , S. T. B. de. Lutas corporais indígenas: o estado do conhecimento. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335779, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5779.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. p. 143-155
SEVERINO, Antônio Joaquim. Formação docente: conhecimento científico e saberes dos professores. Árius Revista de Ciências Humanas e Artes. v. 13, n. 2, jul./dez., 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Heitor Pereira de Carvalho, Antonia Geiciane Vieira Lima de Carvalho, Amauri Bogo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.