Vivências com o ECA: possibilidades de formação política na infância
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14126Palavras-chave:
Infância, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direitos e deveres, Formação políticaResumo
Este relato de experiência tem como objetivo, apresentar possibilidades de promover vivências sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na infância, a fim de oportunizar a apropriação dos direitos e deveres pelas crianças. Trata-se de um relato de experiência, com a finalidade de descrever experiências vividas. Desse modo, vislumbramos um estudo que foi realizado a partir do delineamento bibliográfico. O trabalho foi realizado com subsídios da Educação Social e da Sociologia da Infância. Assim, apresentamos algumas possibilidades de realizar vivências com crianças e adolescentes para a formação da consciência política. Compreendemos a relevância de ampliar reflexões acerca das discussões apresentadas, com vistas a um desenvolvimento que prime pela humanização.
Downloads
Referências
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. 2002.
DIAS, Fernando. Os direitos humanos, o direito a ser educado e as medidas socioeducativas. In: SCHILLING, Flávia. (Org.). Direitos Humanos e Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. pp. 241-252.
GOMES, D. P.; PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. da S. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2021.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
MARCHI, João A. Martins. “Faz assim ó”: Como as crianças ensinam e o que as escolas podem aprender com elas. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Profª. Drª. Verônica Regina Müller. Maringá, 2017.
MONTESSORI, Maria. A Educação e a Paz. Campinas, SP: Papirus, 2004.
MÜLLER, Verônica R. A participação social e a formação política: Territórios a desbravar. Editora: Jon Etxeberria – Asociación Navarra Nuevo Futuro, para Dynamo International Street Workers Network – Belgique. 2012.
MÜLLER, Verônica. História de Crianças e Infâncias. Petrópolis, Rj: Ed. Vozes, 2007.
MÜLLER, Verônica R. Ser criança: o direito à educação social e à vida em comunidade. In: FERRADA, D. (Ed.). Políticas educativas y su impacto en las comunidades. Investigación en educación para la justicia social. Talca, Chile: Ediciones UCM, 2018. p. 123-136.
PEREIRA, Renata C. A cidade que foi salva pelas crianças: prática teatral com crianças e adolescentes com direitos violados. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Verônica Regina Müller. Maringá, 2018.
PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDO, PESQUISA E DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - PCA. I Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais da Educação Social. Maringá, UEM, 2013.
ROCHA, Ruth. Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha. São Paulao: Salamandra, 2014.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação e Sociedade, 26(91), 2005, p. 361-378.
SGROI, Fábio. Ser criança é... Estatuto da Criança e do Adolescente para crianças. São Paulo: Mundo Mirim, 2009.
SOUSA, Maurício de. A turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Maurício de Sousa Editora, s/d.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kalyandra Khadyne Imai Gonçalves, Solange Franci Raimundo Yaegashi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.