Vivências com o ECA: possibilidades de formação política na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14126

Palavras-chave:

Infância, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direitos e deveres, Formação política

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo, apresentar possibilidades de promover vivências sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na infância, a fim de oportunizar a apropriação dos direitos e deveres pelas crianças. Trata-se de um relato de experiência, com a finalidade de descrever experiências vividas. Desse modo, vislumbramos um estudo que foi realizado a partir do delineamento bibliográfico. O trabalho foi realizado com subsídios da Educação Social e da Sociologia da Infância. Assim, apresentamos algumas possibilidades de realizar vivências com crianças e adolescentes para a formação da consciência política. Compreendemos a relevância de ampliar reflexões acerca das discussões apresentadas, com vistas a um desenvolvimento que prime pela humanização.

Downloads

Biografia do Autor

Kalyandra Khadyne Imai Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia. Atua como professora e pedagoga. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

 

Referências

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. 2002.

DIAS, Fernando. Os direitos humanos, o direito a ser educado e as medidas socioeducativas. In: SCHILLING, Flávia. (Org.). Direitos Humanos e Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. pp. 241-252.

GOMES, D. P.; PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. da S. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2021.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

MARCHI, João A. Martins. “Faz assim ó”: Como as crianças ensinam e o que as escolas podem aprender com elas. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Profª. Drª. Verônica Regina Müller. Maringá, 2017.

MONTESSORI, Maria. A Educação e a Paz. Campinas, SP: Papirus, 2004.

MÜLLER, Verônica R. A participação social e a formação política: Territórios a desbravar. Editora: Jon Etxeberria – Asociación Navarra Nuevo Futuro, para Dynamo International Street Workers Network – Belgique. 2012.

MÜLLER, Verônica. História de Crianças e Infâncias. Petrópolis, Rj: Ed. Vozes, 2007.

MÜLLER, Verônica R. Ser criança: o direito à educação social e à vida em comunidade. In: FERRADA, D. (Ed.). Políticas educativas y su impacto en las comunidades. Investigación en educación para la justicia social. Talca, Chile: Ediciones UCM, 2018. p. 123-136.

PEREIRA, Renata C. A cidade que foi salva pelas crianças: prática teatral com crianças e adolescentes com direitos violados. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Verônica Regina Müller. Maringá, 2018.

PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDO, PESQUISA E DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - PCA. I Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais da Educação Social. Maringá, UEM, 2013.

ROCHA, Ruth. Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha. São Paulao: Salamandra, 2014.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação e Sociedade, 26(91), 2005, p. 361-378.

SGROI, Fábio. Ser criança é... Estatuto da Criança e do Adolescente para crianças. São Paulo: Mundo Mirim, 2009.

SOUSA, Maurício de. A turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Maurício de Sousa Editora, s/d.

Publicado

2024-10-01

Como Citar

Gonçalves, K. K. I., & Yaegashi, S. F. R. (2024). Vivências com o ECA: possibilidades de formação política na infância. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–11. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14126

Edição

Seção

Relato de experiência