Formação de professores/as da/na educação infantil e relações étnico-raciais: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.13107

Palavras-chave:

Educação infantil, Formação de professores, Relações raciais

Resumo

O presente texto é um Relato de Experiência (RE) alusivo ao minicurso Formação de professores/as da/na educação infantil e relações étnico-raciais ministrado no II Seminário de Educação, Diversidade e Direitos Humanos. Objetiva apresentar reflexões relacionadas à formação de professores da educação infantil em interface com as questões étnico-raciais. O diálogo com os docentes dessa etapa da educação fez surgir várias problemáticas que permitem repensar a formação inicial e continuada no que tange às discussões relacionadas a uma educação infantil antirracista. Trata-se de um relato de abordagem qualitativa que teve como estratégia metodológica, dinâmicas, exposição dialogada, exibição de slides e debates. As questões surgidas possibilitaram aos professores repensar suas práticas pedagógicas, bem como reavaliar suas posturas e atitudes em relação ao racismo presente no campo educacional. O minicurso, enquanto proposta formativa, contribuiu para uma mudança de mentalidade e colaborou para o pensamento crítico-reflexivo no âmbito da educação para as relações raciais.

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Biografia do Autor

Joelson Alves Onofre, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mestre em Educação (UFBA), Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Professor Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

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Publicado

2024-08-05

Como Citar

Onofre, J. A. (2024). Formação de professores/as da/na educação infantil e relações étnico-raciais: um relato de experiência. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–16. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.13107

Edição

Seção

Relato de experiência