Formação de professores/as da/na educação infantil e relações étnico-raciais: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.13107Palavras-chave:
Educação infantil, Formação de professores, Relações raciaisResumo
O presente texto é um Relato de Experiência (RE) alusivo ao minicurso Formação de professores/as da/na educação infantil e relações étnico-raciais ministrado no II Seminário de Educação, Diversidade e Direitos Humanos. Objetiva apresentar reflexões relacionadas à formação de professores da educação infantil em interface com as questões étnico-raciais. O diálogo com os docentes dessa etapa da educação fez surgir várias problemáticas que permitem repensar a formação inicial e continuada no que tange às discussões relacionadas a uma educação infantil antirracista. Trata-se de um relato de abordagem qualitativa que teve como estratégia metodológica, dinâmicas, exposição dialogada, exibição de slides e debates. As questões surgidas possibilitaram aos professores repensar suas práticas pedagógicas, bem como reavaliar suas posturas e atitudes em relação ao racismo presente no campo educacional. O minicurso, enquanto proposta formativa, contribuiu para uma mudança de mentalidade e colaborou para o pensamento crítico-reflexivo no âmbito da educação para as relações raciais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. Belo Horizonte: Letramento, 2018.
BRASIL. Lei n. 10.639/03, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.833.htm. Acesso em: 20 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: CNE/CP3/2004, 2004. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf. Acesso em: 26 jan. 2024.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei 9.394/1996.
CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação Infantil. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 58-101.
CAVALLEIRO, Eliane. Discriminação racial e pluralismo nas escolas públicas da cidade de São Paulo. In: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. p. 65-104. (Coleção Educação para Todos)
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; FERREIRA, Anne de Matos Souza. A ERER na educação básica: o trato com a diversidade cultura em uma escola paraense (2014-2020). Interfaces da Educação, v. 13, n. 39, p. 525–546, 2023. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/6082. Acesso em: 23 mar. 2024.
FREITAS, Tiago Moraes de; CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura. Formação docente na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais : a insurgência contemporânea de uma aprendizagem da docência antirracista. Educação em Foco, v. ano 27, n. 51, p. 1–31, 2024. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7095. Acesso em: 25 mar. 2024.
KUSTER, Saulo. Práxis pedagógica da peteca e corrida de tora: um relato de experiência. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8556/7160. Acesso: 15 jul. 2022.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 1–18, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000500060. Acesso em: 25 mar. 2024.
ONOFRE, Joelson Alves. Educação infantil e relações étnico-raciais: uma análise das pesquisas acadêmicas publicadas em periódicos de educação (2018-2022). In: IV COPENE NORDESTE, 2023, Maceió. Anais [...] Maceió: 2023. p. 1 - 14. Disponível em: https://www.copenenordeste2023.abpn.org.br/anais/trabalhos/lista#J. Acesso em: 2 mar. 2024.
PINHEIRO, Bárbara Carine. Como ser um educador antirracista. 2. ed. São Paulo: Planeta, 2023.
SILVA, Janeide Souza. Relações étnico-raciais na educação infantil: práticas educativas anti-racismo. Revista Espaço Acadêmico, v. 15, n. 173, p. 23–32, outubro, 2015. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29194/15268. Acesso em: 25 abr. 2024.
SILVA, Bárbara Rainara Maia; CRUZ, Silvia Helena Vieira. Educação das relações étnico-raciais na formação docente: o curso de Pedagogia da UFC em foco. Debates em Educação, v. 14, p. 492–516, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12666/9671. Acesso em: 25 fev. 2024.
TRINDADE, Azoilda Loretto da. Valores Civilizatórios Afro-brasileiros na educação. MEC− Valores afro-brasileiros na Educação. Boletim, v. 22, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joelson Alves Onofre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.