A utilização de tecnologias assistivas em bibliotecas escolares do Instituto Federal Sul-rio-grandense
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12868Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Inclusão, Bibliotecas escolares, Leitura, Estudantes com deficiênciaResumo
Este estudo apresenta os resultados de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo mapear as Tecnologias Assistivas (TA) relevantes para incentivar a leitura de estudantes com deficiência nas bibliotecas escolares do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Analisará o papel do bibliotecário na promoção da leitura inclusiva, explorando se e como eles utilizam TA. O referencial teórico destaca a importância da integração de TA para garantir equidade no acesso à informação. A metodologia inclui questionários com bibliotecários, analisando dados para identificar padrões e compreender suas percepções sobre o uso de TA. Resultados mostram que a maioria dos bibliotecários está familiarizada com TA, reconhecendo sua importância na promoção da leitura para estudantes com deficiência. Eles se veem como agentes de inclusão, adotando estratégias personalizadas. No entanto, muitos alunos com deficiência não utilizam regularmente a biblioteca. Isso ressalta a necessidade de aprimorar práticas inclusivas.
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