A utilização de tecnologias assistivas em bibliotecas escolares do Instituto Federal Sul-rio-grandense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12868

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Inclusão, Bibliotecas escolares, Leitura, Estudantes com deficiência

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo mapear as Tecnologias Assistivas (TA) relevantes para incentivar a leitura de estudantes com deficiência nas bibliotecas escolares do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Analisará o papel do bibliotecário na promoção da leitura inclusiva, explorando se e como eles utilizam TA. O referencial teórico destaca a importância da integração de TA para garantir equidade no acesso à informação. A metodologia inclui questionários com bibliotecários, analisando dados para identificar padrões e compreender suas percepções sobre o uso de TA. Resultados mostram que a maioria dos bibliotecários está familiarizada com TA, reconhecendo sua importância na promoção da leitura para estudantes com deficiência. Eles se veem como agentes de inclusão, adotando estratégias personalizadas. No entanto, muitos alunos com deficiência não utilizam regularmente a biblioteca. Isso ressalta a necessidade de aprimorar práticas inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Iracema Marques Ritta, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Graduada em Bacharelado em Biblioteconomia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000), especialização em Psicopedagogia Clinico-Institucional (2012), mestranda no Mestrado  Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede (ProfEPT).

Renata Porcher Scherer, instituto Federal Sul-rio-grandense

Doutora em Educação pela Unisinos (2019). Atua como professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no IFSul - Campus Sapucaia do Sul. É docente permanente no Mestrado Profissional  em Educação Profissional e Tecnológica em rede (ProfEPT).

Referências

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 2015. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 dez. 2022.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte, Editora UFMG, 1999, 340 p.

MADEIRA, Felicias R. O papel do bibliotecário: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 2014.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PIRES, Erik André de Nazaré. O bibliotecário como agente transformador social: sua importância para o desenvolvimento da sociedade informacional através da disseminação da informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17437. Acesso em: 31 jul. 2023.

PORTO JÚNIOR, Manuel J.; RAMOS, Marise N.; LOPONTE; Luciana N. As dimensões da vida humana na proposta de ensino médio integrado: as armadilhas da tecnologia e da inovação. In: TOMAZELLA, Marlon. Educação, cultura e sociedade. Série Reflexões na Educação. João Pessoa: IFPB, 2019. v.4.

PUPO, D. T.; VICENTINI, R. A. B. A Integração do usuário portador de deficiência às atividades de ensino e pesquisa: o papel das bibliotecas virtuais. Sid.Usal.Es, p. 1–12, [2004]. Disponível em: https://sid-inico.usal.es/idocs/F8/FDO24708/regina.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

ZANELLA, L. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Brasília: CAPES, 2013.

Publicado

2024-08-05

Como Citar

Ritta, V. I. M., & Scherer, R. P. (2024). A utilização de tecnologias assistivas em bibliotecas escolares do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–13. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12868