Ensino de Ciências: práticas explicitadas por professoras participantes de um processo formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12754

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Conhecimento Profissional., Reflexão sobre a prática, Prática docente

Resumo

Este artigo analisa práticas descritas por professoras que lecionam para os anos iniciais da Educação Básica participantes de um processo formativo em Ensino de Ciências. Trata-se de pesquisa qualitativa, que envolveu quatro professores que atuam em escolas de uma rede municipal de São Paulo. A coleta de dados para este estudo, foi obtida por meio de uma entrevista aberta realizada seis meses após o desenvolvimento da formação continuada. A análise apoiou-se estudos sobre saberes docentes, reflexão sobre a prática e questões didáticas relativas ao ensino de ciências. O estudo mostrou que as discussões e reflexões realizadas durante a formação ampliaram a base de conhecimentos profissionais das participantes. Ficou evidenciado que o processo de apropriação de conhecimentos para o ensino não é imediato e ocorre de maneira singular. Daí a necessidade de a formação promover vivências, estudos e reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem de ciências de forma contínua.

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Biografia do Autor

Gilson Silva, União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas (Uniesp)

Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor do curso de Pedagogia UNIESP e diretor concursado da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Mestre pelo Programa de Pós-graduação História Política e Sociedade da PUC-SP. Atualmente e professora do Programa de Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

 

 

Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UNICAMP. Atualmente professora nos Programas do Stricto em Ensino Ciências e Saúde, Educação Matemática e Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.

 

Fátima Aparecida Silva Dias, Universidade Norte do Paraná

Doutora e Mestre em Educação Matemática pela Unian- São Paulo. Atualmente coordena o Programa de Pós graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática da Uniderp e professora no PPG em Ensino Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias 

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Publicado

2024-08-05

Como Citar

Silva, G., Silva, A. da F. G., Prado, M. E. B. B., & Dias, F. A. S. (2024). Ensino de Ciências: práticas explicitadas por professoras participantes de um processo formativo . Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–23. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12754