Ensino de Ciências: práticas explicitadas por professoras participantes de um processo formativo
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12754Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Conhecimento Profissional., Reflexão sobre a prática, Prática docenteResumo
Este artigo analisa práticas descritas por professoras que lecionam para os anos iniciais da Educação Básica participantes de um processo formativo em Ensino de Ciências. Trata-se de pesquisa qualitativa, que envolveu quatro professores que atuam em escolas de uma rede municipal de São Paulo. A coleta de dados para este estudo, foi obtida por meio de uma entrevista aberta realizada seis meses após o desenvolvimento da formação continuada. A análise apoiou-se estudos sobre saberes docentes, reflexão sobre a prática e questões didáticas relativas ao ensino de ciências. O estudo mostrou que as discussões e reflexões realizadas durante a formação ampliaram a base de conhecimentos profissionais das participantes. Ficou evidenciado que o processo de apropriação de conhecimentos para o ensino não é imediato e ocorre de maneira singular. Daí a necessidade de a formação promover vivências, estudos e reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem de ciências de forma contínua.
Downloads
Referências
AMARAL, A. A. 25 anos dos GTTS do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: trajetórias e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2023. p. 39-5.
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Editora Biruta, 2012.
BRASIL, Ministério de Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais: Meio Ambiente: Saúde. 3ª Ed., Brasília, 2001. Disponível em: www.portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf. Acesso em:15 maio 2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 14 jan. 2024.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1990.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. PERNAMBUCO, M. M. Ensino e Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
EPOGLOU, A.; MARCONDES, M. E. R. O trabalho do professor dos anos iniciais na rede municipal de ensino de Ituiutaba - uma análise sobre o ensino de ciências na visão das supervisoras escolares. IX Seminario Internacional de la Red Estrado - Políticas educativas para América Latina: Praxis docente y transformación social, Santiago de Chile. 2012.
EPOGLOU, A.; MARCONDES, M. E. R. O ensino de ciências nos anos iniciais: contribuições da obra de Paulo Freire para ampliar perspectivas em um curso de formação continuada. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. V. 19, n 1,225-249 (2019) S.l.], v. 19, n. 1, p. 225-249, ene. 2020. ISSN 1579-1513. Disponível em: https://www.revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/447 Acesso em: 23 mar. 2024.
FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.;GOUVEA, M.S.F. O ensino de Ciências no 1º grau. São Paulo: Atual, 1986.
FRIZZO, M. N.; MARIN E. B. O ensino de Ciências nas Séries Iniciais. Ijuí: Unijui, 1989.
FUMAGALLI, L. O ensino das Ciências Naturais no nível fundamental da educação formal: argumentos a favor, In: WEISSMANN H. (org.). Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Armed, 1998.
GIORDAN M. O papel da experimentação do ensino de Ciências. Química Nova na Escola - Experimentação e Ensino de Ciências. n.10, p. 43-49, Nov., 1999. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf. Acesso em: 24 mar. 2015.
KRASILCHIK, M., O Professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: EPU – Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
LONGHINI, M. D., O Conhecimento do Conteúdo Científico e a Formação do Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamenta. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 2, p.241-253, 2008.
LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, jun. 2001.
RADETZKE, F. S; GÜLLICH, R. I. Formação continuada dos formadores de professores da área de ciências da natureza: que elementos considerar? Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v.11, 2021.
SCHÖN, D. A. The reflective practitioner. New York: Basic Books, 1983.
SHULMAN, L. S. Those Who understand: Knowledge Growth in Teaching. Educacional Researcher. v. 15, n. 2, p. 4-14, Feb., 1986.
SCHULTZ, A. K.; BONOTTO, D. L. Alfabetização científica e modelagem nas Ciências nos Anos Iniciais: entrelaçamentos a partir da formação continuada. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–25, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n2a19. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3859. Acesso em: 22 mar. 2024.
SILVA, G. Formação continuada e prática docente de professores de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental. Tese (Educação: Currículo). PUC/SP. 2015. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/9848/1/Gilson%20Silva.pdf. Acesso em 15 maio 2024.
SILVEIRA, R. M. C. F.; FABRI, F. Ensino de Ciências, alfabetização científica e tecnológica e enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade: o que pensam docentes dos anos iniciais do ensino fundamental em exercício . Revista de Ensino de Ciências e Matemática: v. 11 n. 4 (2020): jul./set. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1705/1284. Acesso em mar. 2024.
TARDIF, M. Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimento Universitário. Revista Brasileira de Educação. ANPED: São Paulo, n.13, p.5-24, jan/abr., 2000.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional, Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa-Professores, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gilson Silva, Angelica da Fontoura Garcia Silva, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Fátima Aparecida Silva Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.