Explorando a cultura literária como uma abordagem para fortalecer laços entre a comunidade escolar

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Literatura, Família, Integração

Resumo

O presente artigo busca destaca a relevância da participação familiar na criação de um ambiente de aprendizagem emancipadora, ressaltando a importância da colaboração entre escola, famílias e comunidade. Nesse contexto, surgiu o questionamento de como a inclusão de projetos voltados para a cultura literária pode contribuir para o fortalecimento dos laços que unem a comunidade escolar em um trabalho participativo e colaborativo. Com isso, o principal objetivo foi colocar em pauta a cultura literária como um instrumento de promoção da conexão entre sociedade, alunos e professores. Para responder às indagações existentes, foi conduzida uma revisão bibliográfica com referências a Amaral (2021), Bacich (2018), Carvalho (2000), Costa (2019), Fonseca (2002), Freire (1989) e Freitas (2019), além de uma investigação em uma escola no município de São Mateus do Maranhão. O estudo acompanhou o desenvolvimento de um projeto de sarau literário, evidenciando a conexão entre teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairon da Conceição Lima, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador pedagógico da prefeitura municipal de São Mateus do Maranhão.

Referências

AMARAL, João Joaquim Freitas do; SOUZA, Maria Naires Alves de. Pesquisa bibliográfica para a área da saúde. Fortaleza: [s. n.], 2021. E-book (50p). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58544. Acesso em: 11 mar. 2024.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2018. 260p.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 11 mar. 2024.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cad. Pesqui. n.110, p.143-155, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n110/n110a06. Acesso em: 10 mar. 2024.

COSTA, Gercimar Martins Cabral; AZEVEDO, Gilson Xavier de. Metodologias ativas: novas tendências para potencializar o processo de ensino aprendizagem. Iniciação & Formação Docente, v. 6, n. 2, p. 286-299, 2019. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/3795. Acessado em 21 mar. 2024.

FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila (127p).

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. 119p.

FREITAS, Luciana Cássia de, SANTOS, Rosane Oliveira. A Importância da Família no Contexto Escolar para o Desenvolvimento da Criança. Diversa Prática, v. 4, n. 2, p. 74-99, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/49845. Acesso em: 20 mar. 2024.

MELO, Fernanda de. A literatura infantil como recurso no processo de ensino aprendizagem da leitura. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016. Disponível em: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1119. Acesso em: 18 mar. 2024.

SÁ, Nelson Pereira de; SOL, Geraldina Vicente; FERREIRA, Validivina Alveis. A importância da relação escola, família e comunidade. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. 29, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/17080. Acesso em: 20 mar. 2024.

SOUZA, Renata Junqueira de. Caminhos para a formação do leitor. 1. ed. São Paulo: DCL, 2004. 120p.

TERZI, Sylvia Bueno. A construção da leitura: uma experiência com crianças de meio iletrados. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 2006. 165p.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação.18. ed. São Paulo: Cortez, 2018. 136p.

Publicado

2024-05-07

Como Citar

Lima, J. da C. (2024). Explorando a cultura literária como uma abordagem para fortalecer laços entre a comunidade escolar. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12738