O aprisionamento às telas e o declínio das experiências de leitura no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12709Palavras-chave:
Uso de telas, Leitura, Ensino de língua portuguesa, Políticas públicas de leituraResumo
Este texto surge de uma inquietação de pesquisa que tem por objetivo interpretar a relação entre o declínio das experiências de leitura e o aprisionamento às telas digitais, entre as mais diversas faixas etárias da sociedade brasileira. Para substanciar as reflexões, acionamos teorias e epistemologias que embasam os estudos em leitura no Brasil e no exterior, a fim de melhor compreendermos os riscos ao pleno exercício da leitura na e fora da escola. Além desses pressupostos, analisaremos a matéria jornalística “Agarrados à tela”, publicada na Revista Piauí, que retrata o tempo de permanência dos usuários de telas em redes sociais de todo o mundo. Por fim, consideramos ser o tempo de exposição às telas, pelos brasileiros, um agravante ao desenvolvimento da leitura e um desafio maior aos professores de língua portuguesa, sem esquecer-se do atestado concreto da inexistência de uma política pública de leitura em grande escala no país.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário: e outros temas contemporâneos. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
COSTA, Marco Antonio da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo da. Metodologia da pesquisa: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: Dos Autores, 2019.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GOUVEIA, Aline. Celular: Unesco alerta sobre uso em escola e cita países que proibiram. Correio Braziliense. Brasília, 31 jul. 2023. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2023/07/5113100-celular-unesco-recomenda-proibicao-em-escolas-de-todo-o-mundo.html. Acesso em: 18 mar. 2024.
KRAMER, Sonia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2005.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2012.
RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela: letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova Pedagogia da Leitura. 11ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SOUZA, Leandra; BUONO, Renata. Agarrados à tela. Piauí. Rio de Janeiro, 16 fev. 2024. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/igualdades-redes-sociais-vicio-celular/. Acesso em: 16 mar. 2024.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6 ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
TERRA, Ernani. Leitura do texto literário. São Paulo: Contexto, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Yago Bezerra Pessoa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.