Contribuições de espaços não formais no Estado de Sergipe no ensino de Ciências e Biologia
Palavras-chave:
Ciências e Biologia, Educação, Espaço Não Formal, InovaçãoResumo
A educação não formal proporciona uma série de contribuições para o ensino de Ciências e Biologia. Quando tal sistema é trabalhado, principalmente, em espaços não formais de educação acaba por estimular a curiosidade dos estudantes e desenvolver pensamentos que fomentarão a construção de valores sociais importantes para o indivíduo. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo trazer a análise de três espaços não formais localizados no Estado de Sergipe e suas potencialidades para o ensino de Ciências e Biologia. Dessa forma, foi possível evidenciar, durante as visitas, inúmeras possibilidades de conteúdo a serem aplicados nesses locais, tornando conteúdos das Ciências e Biologia lúdicos e atrativos para o discente. Entretanto, algumas problemáticas são relatadas, tornando necessário que o docente planeje de forma organizada a visita a fim de torná-la efetiva. Essas informações tornam-se fundamentais para auxiliar os professores de Ciências e Biologia no desenvolvimento das metodologias de ensino.
Downloads
Referências
ALVES, Dilce dos Santos et al. Educação em espaços não formais: química e geografia – da sala de aula para o museu de solos de Roraima. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 2, p. 237-256, 2020 Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11329/7481. Acesso em: 29 out. 2023.
AURICCHIO, Ana Lúcia Ramos. Potencial da Educação Ambiental nos Zoológicos Brasileiros. Publicações Avulsas do Instituto Pau Brasil de História Natural, São Paulo, v. 1, p. 1-46, 1999. Disponível em: https://terrabrasilisdidaticos.com.br/wp-content/uploads/2014/07/educacao_ambiental_zoologico.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980. 625p.
BATISTA, João Maik de Medeiros; LIMA, Nicácio Nascimento de. A importância dos espaços de educação não-formais no ensino de ciências e biologia: contribuições e perspectivas no processo de ensino-aprendizagem. In: VII Encontro Nacional das Licenciaturas, 2018, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza, 2018. p. 1-15. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/51258. Acesso em: 29 out. 2023.
BATISTA, Ana Bezerra da Silva. A Zoologia nos livros didáticos do ensino básico: uma revisão bibliográfica. 74f. Monografia (Ciências Biológicas - Licenciatura) – Centro Acadêmico da Victória – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Anão, 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. 600p.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente (MMA). Portaria nº 148, de 7 de junho de 2022. Altera os Anexos da Portaria nº 443, de 17 de dezembro de 2014, da Portaria nº 445, de 17 de dezembro de 2014, referentes à atualização da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mma-n-148-de-7-de-junho-de-2022-406272733. Acesso em: 10 jan. 2024.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: A formação do sujeito ecológico. 5. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2010. 256p.
CALKINS, Norman Allison. Primeiras lições de coisas. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1950. 588p.
CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf. Acesso em: 29 out. 2023.
DILLON, Justin et al. The Value of Outdoor Learning: Evidence from Research in the UK and Elsewhere. School Science Review, v. 87, n. 320, p. 107-111, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/287621860_The_value_of_outdoor_learning_Evidence_from_research_in_the_UK_and_elsewhere. Acesso em: 10 jan. 2024.
FERNANDES, Renata Sieiro; GARCIA, Valéria Aroeira. Educação não formal no contexto brasileiro e internacional: tensões que perpassam a formulação conceitual. Espaço Periódico, Passo Fundo, v. 26, n. 2, p. 498-517, 2019. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7200/114114582. Acesso em: 29 out. 2023.
FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR. Missão. Projeto Tamar, 2011. Disponível em: https://www.tamar.org.br/interna.php?cod=63. Acesso em: 26 mai. 2023.
FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR. Informações gerais Projeto TAMAR. Projeto Tamar, Salvador, BA: p. 4, jul. 2015. Disponível em: https://tamar.org.br/releases/Infos-gerais-Projeto-Tamar.pdf. Acesso em: 26 mai. 2023.
ICMBIO. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. 1. ed. Brasília, DF: ICMBio/MMA, 2018. 493p.
JACOBI, Claudia Maria; FLEURY, Lorena Cândido; ROCHA, Ana Carolina Costa Lara. Percepção ambiental em unidades de conservação: experiência com diferentes grupos etários no parque estadual da serra do rola moça, MG. In: 7º Encontro de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, 2004, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte, 2004. p. 1-7. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Meio/Meio12.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.
JOLY, Carlos Alfredo; BICUDO, Carlos Eduardo de Matos (Org.). Biodiversidade do estado de São Paulo, Brasil: síntese do conhecimento ao final do século XX. São Paulo: FAPESP, 1999. 568p.
MARANDINO, Martha. Faz sentido propor a separação entre termos educação formal, não formal e informal? Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 4, p. 811-816, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cmjvH7v4mFZMsdjV5bWLJfM/?format=html&stop=previous. Acesso em: 29 out. 2023.
MÜLLER, Diana Denise Radiske; GOLDSCHMIDT; Andrea Inês. Espaços não formais no ensino de ciências: análise cienciométrica de produções acadêmicas nacionais de teses e dissertações. ACTIO: Docência em Ciências, v. 7, n. 1, p. 1-27, 2022. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15029. Acesso em: 29 out. 2023.
OLIVEIRA, Natalie Batista; SANTOS, Ruan Pablo Vieira dos; SANTOS, Iracema Bispo dos. Ambientes não formais de educação e suas contribuições para o ensino de Ciências e Biologia. Educon, Aracaju, v. 11, n. 1, p. 1-9, 2017. Disponível em: https://anais.educonse.com.br/2017/ambientes_nao_formais_de_educacao_e_suas_contribuicoes_para_o_ens.pdf. Acesso em: 29 out. 2023.
PINHEIRO, Alexandra Alves de Souza; NETO, Benjamim Machado de Oliveira; MACIEL, Nara Maria Tavares Câmara. A importância da educação ambiental para o aprimoramento profissional, docente e humano. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4544/6194. Acesso em: 15 mar. 2024.
PIRES, Claudia Moreira de S.; QUEIROS, Patrícia Pires. O estágio em espaços não formais de ensino: outras possibilidades do educar. In: Seminário Internacional de La Red Estrado: Movimentos Pedagógicos Y Trabajo Docente em Tiempos de Estandarización, 2016. Anais [...], 2016. p. 1-17. Disponível em: http://redeestrado.org/xi_seminario/pdfs/eixo3/214.pdf. Acesso em: 29 out. 2023.
QUEIROZ, Ricardo et al. A caracterização dos espaços não formais de educação científica para o ensino de ciências. Revista Areté: Revista Amazônica De Ensino De Ciências, Manaus, v. 4, n. 7, p. 12-23, 2017. Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/20. Acesso em: 02 jan. 2024.
SAMPAIO, Tuane Bazanella. Metodologia da pesquisa. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2022. 60 p.
SANTOS, Silva Lima Oliveira dos; SANTOS, Everaldo Oliveira; GIORANO, Fabio. Educação Ambiental em aquários: comparação de exposições em Portugal e no Brasil. Anais do Encontro Nacional de Pós-graduação, v. 3, p. 43-47, 2019. Disponível em: https://periodicos.unisanta.br/index.php/ENPG/article/view/2090. Acesso em: 22 fev. 2024.
SERGIPE. Decreto nº 13.713 de 14 de junho de 1993. Institui a criação da área de Proteção Ambiental Morro do Urubu. Aracaju, 14 jun 1993. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/cepsul/images/stories/legislacao/Decretos/1993/dec_se_13713_1993_uc_instituiapamorrourubu_se_altrd_dec_15405_1995.pdf. Acesso em: 02 jan. 2024.
TINOCO, Raiane Algustinho Lopes; GIRALDI, Patricia Montanari. Educação não formal: Potencialidades e limitações na formação do futuro professor de ciências e biologia. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 6, n. 16, p. 190-209, 2019. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4292/3101. Acesso em: 29 out. 2023.
TINOCO, Raiane Algustinho Lopes. Estágio curricular supervisionado em espaços não formais de educação: contribuições para a formação do licenciado em ciências e biologia. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/204384/PECT0392-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 29 out. 2023.
VIANNA, Beto. Aves e não aves em linguagem: Parque dos Falcões. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, Vitória, v. 7, n. 2, p. 82-101, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8518013.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023
VIEIRA, Valéria; BIANCONI, M. Lucia; DIAS, Monique. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, n. 4, p. 21-23, 2005. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252005000400014&script=sci_arttext. Acesso em: 29 out. 2023.
VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Atividades de Campo no Ensino das Ciências: Investigando Concepções e Práticas de um grupo de Professores. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Gabriel Santos Silva, Cristiane de Jesus Santana, Râmida Prislayne Freire da Anunciação, Christiane Ramos Donato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.