Contribuições de espaços não formais no Estado de Sergipe no ensino de Ciências e Biologia

Autores

Palavras-chave:

Ciências e Biologia, Educação, Espaço Não Formal, Inovação

Resumo

A educação não formal proporciona uma série de contribuições para o ensino de Ciências e Biologia. Quando tal sistema é trabalhado, principalmente, em espaços não formais de educação acaba por estimular a curiosidade dos estudantes e desenvolver pensamentos que fomentarão a construção de valores sociais importantes para o indivíduo. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo trazer a análise de três espaços não formais localizados no Estado de Sergipe e suas potencialidades para o ensino de Ciências e Biologia. Dessa forma, foi possível evidenciar, durante as visitas, inúmeras possibilidades de conteúdo a serem aplicados nesses locais, tornando conteúdos das Ciências e Biologia lúdicos e atrativos para o discente. Entretanto, algumas problemáticas são relatadas, tornando necessário que o docente planeje de forma organizada a visita a fim de torná-la efetiva. Essas informações tornam-se fundamentais para auxiliar os professores de Ciências e Biologia no desenvolvimento das metodologias de ensino.

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Biografia do Autor

João Gabriel Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Cristiane de Jesus Santana, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Râmida Prislayne Freire da Anunciação, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Christiane Ramos Donato, Universidade Federal de Sergipe

Possui doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe, Brasil (2016). Professora de Ciências e Biologia do Colégio de Aplicação da UFS (CODAP/UFS).

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Publicado

2024-04-11

Como Citar

Gabriel Santos Silva, J., Santana, C. de J., Anunciação, R. P. F. da, & Donato, C. R. (2024). Contribuições de espaços não formais no Estado de Sergipe no ensino de Ciências e Biologia . Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12641