A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Daniel Brandão Menezes
  • Daniel Do Nascimento Rodrigues Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i15.901

Palavras-chave:

BNCC; Habilidades Matemáticas; Leitura Musical; Música.

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a relação entre a leitura musical e a matemática onde analisa a utilização dessa leitura para o desenvolvimento de habilidades matemáticas do ensino fundamental. Em decorrência da aprovação de leis que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, da sistematização de habilidades por meio de documentos de caráter normativo e da estreita relação que a matemática tem com a música, esta ultima, por sua vez, caracterizando-se como um artifício didático, constituem a base e o ponto norteador deste trabalho. A pesquisa foi feita por meio de um estudo bibliográfico dos conceitos musicais, de habilidades da BNCC e de trabalhos científicos que relacionam a matemática com a música. O resultado mostra que muitos conceitos matemáticos são essenciais na leitura musical e que essa leitura interdisciplinar favorece o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Dessa forma, ela possibilita a utilização da música como ferramenta para o ensino/aprendizagem. A leitura de partituras musicais, por ser considerada, de certa forma, uma leitura de números, se transforma na manipulação de contas matemáticas que contribuem para o desenvolvimento de habilidades matemáticas.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

MENEZES, D. B.; RODRIGUES, D. D. N. A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 48–58, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i15.901. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/901. Acesso em: 18 abr. 2024.