Concepção de estudantes acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano

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DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i25.7396

Parole chiave:

Plano cartesiano, Representação gráfica, Representações semióticas

Abstract

Pesquisas sobre representações gráficas no plano cartesiano para o ensino de conceitos matemáticos têm contribuído para a melhoria do ensino dos conceitos de funções, estatística, entre outros, ao longo das últimas três décadas, mas situações recorrentes sobre a aquisição e aplicação desses conceitos ainda constituem relatos de dificuldade na resolução de atividades pelos alunos do Ensino Médio. Dessa forma, esse estudo objetivou conhecer as concepções de estudantes de cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano, a partir de uma análise das respostas de 98 alunos matriculados na disciplina de Matemática, do primeiro período de 2020.2, de seis Cursos Técnicos. Com enfoque qualitativo e abordagem descritiva, foi realizado um levantamento, organização e análise dos dados, com base nos aspectos da Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval. Os resultados sinalizaram que os estudantes formaram o conceito, dividindo-se em quatro categorias: (1) coordenadas, pares ordenados e/ou localização; (2) características do plano cartesiano; (3) exemplos ou contextos do dia a dia em seus conceitos; e (4) a representação, sistema gráfico e/ou visualização. A maioria dos estudantes percebe o conceito ainda de forma incipiente ou não articulada. Na 4ª categoria, os alunos elaboram conceitos aprofundados em língua materna, bem como características importantes das relações entre as representações gráficas e o plano cartesiano. Espera-se que esse trabalho contribua com orientações para as práticas de ensino deste conteúdo, favorecendo a aprendizagem de estudantes, com o intuito de superar dificuldades encontradas, diminuindo, assim, possíveis lacunas conceituais acerca das representações gráficas no plano cartesiano.

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Biografie autore

Ana Cláudia Mendonça Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará-UFC. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2001), Especialização em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2008). Tem experiência na área de Formação Continuada de Professor, Educação à Distância e Formação Inicial, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação matemática, recurso didático, formação de professores e metodologia de ensino. Pesquisadora e colaboradora no GEM2 Grupo de Estudo em Educação Matemática do Multimeios e do GPEHM Grupo de Pesquisa e Ensino de História da Matemática.

Mikaelle Barboza Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral

Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Licenciatura em Matemática. Especialista em Ensino de Matemática (UECE), Mestre em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE - 2017), campus Sobral, lecionando as disciplinas de Matemática nos cursos Técnicos, Tecnológicos e graduações. É membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES) e do Grupo de Estudos Colaborativos e Pesquisa (IFCE), suas áreas de estudo são: ensino e aprendizagem de Matemática, formação de professores e representações semióticas.

Ana Rachel Brito de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral

Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará. Mestre em Matemática Aplicada pela Unicamp. Professora do Instituto Federal do Ceará.

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Pubblicato

2022-03-23

Come citare

PINHEIRO, A. C. M.; CARDOSO, M. B.; PAULA, A. R. B. de . Concepção de estudantes acerca do conceito de representação gráfica no plano cartesiano. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 25, p. 125–140, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i25.7396. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7396. Acesso em: 4 lug. 2024.