O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico
uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4933Parole chiave:
Recurso didático, Álgebra, Sequências Didáticas, Laboratório de MatemáticaAbstract
A matemática, caracterizada como a ciência que possibilita uma variedade de contextos para sua construção e aplicação, dá condições para a produção de ideias no campo da aritmética, da geometria e da álgebra para e na sala de aula. Este estudo trata de uma experiência realizada no Laboratório de Matemática e Ensino (Lamate) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Caucaia, com um grupo de alunos dos cursos técnicos e tem como objetivo analisar o uso do recurso didático no desempenho dos alunos no processo de ensino para a aprendizagem. A aula teve como finalidade o nivelamento do conhecimento da álgebra na turma. O trabalho envolveu a atuação de uma professora formadora e bolsistas dos programas Auxílio Formação e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) existentes no curso de Licenciatura em Matemática. Sobre o processo metodológico, este relato de experiência é resultado de estudo e aplicação do recurso didático algeplan e seguiu alguns procedimentos técnicos considerando aspectos qualitativos para a análise e interpretação dos dados coletados para serem apresentados. Nesta experiência utilizou-se as sequências didáticas para organização e sistematização do trabalho. O objetivo foi explorar a utilização do material concreto para identificar algumas características relevantes que interferem nas ações dos alunos e em suas respostas durante o processo de ensino para a aprendizagem. A manipulação do recurso fez com que os alunos visualizassem as representações geométricas de expressões algébricas envolvendo as operações com polinômios. Como resultado, concluiu-se que o uso do recurso didático atrelado ao método trabalhado proporcionou um novo modo de resolução do que foi proposto.
Palavras-chaves: Recurso didático; Álgebra; Sequências Didáticas; Laboratório de Matemática.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
BEZERRA, Aquiles Rocha Lira. Ensino da álgebra: uso da linguagem do pensamento algébrico como ferramenta de aprendizagem na educação básica. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT). Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016. Disponível em: <https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=94174>. Acesso em: 05 fev. 2021.
BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos de ensino. Tradução Camila Bogéa. São Paulo: Ática, 2008.
CABRAL, Natanael Freitas. Sequências didáticas: estrutura e elaboração. Belém: SBEM, 2017.
DOUADY, Régine. Jeux de cadres et dialectique outil-objet dans l’enseignement des mathématiques. Thèse de Doctorat d’Etat. (specialité didactique des mathematiques). Paris, Université Paris VII, 1984.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LOPES JÚNIOR, Jair.; BURANELLO, Luciana Vanessa de Almeida. Avaliação formativa e as sequências didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de função afim no 1º ano do ensino médio. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 22, n. 56, p. 176-192, out./dez. 2017.
MIGUEL, Antônio; FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Álgebra ou geometria: para onde pende o pêndulo? Pro-posições. v. 3, n.1[7]. p. 39-53. mar. 1992.
POLAK, Ymiracy N. de Sousa. DINIZ, José Alves. SANTANA, José Rogério. Dialogando sobre Metodologia Científica. Fortaleza: Edições UFC, 2011.
RÊGO, Rômulo Marinho do; RÊGO, Rogéria Gaudêncio do. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010.
SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: Infância e Práticas Educativas. Arq Mudi. 2007. Disponível em: <http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015-II/slides/Rec%20Didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf >. Acesso em: 05 fev. 2021.
SOUZA, Maria José Araújo. Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi. In: SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de et al. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.