Rastros de expertise em educação matemática: o caso Ubiratan D’Ambrosio
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12368Parole chiave:
Ubiratan D'Ambrosio, Arquivo Pessoal, Educação Matemática, Formação de Professores, ExpertiseAbstract
Esse texto tem por objetivo apresentar os vestígios deixados por Ubiratan D’Ambrosio, que evidenciam sua expertise no movimento da produção de saberes para a Educação Matemática e a formação de professores. Questionamos como os vestígios deixados por Ubiratan D’Ambrosio no contexto da Educação Matemática, especialmente por meio do Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio (APUA), evidenciam sua expertise e as contribuições significativas para o ensino, formação de professores e desenvolvimento da Matemática no Brasil e no âmbito internacional. Para isso, esse artigo adota como referência teórico-metodológica a concepção historiográfica vinda de Michel de Certeau (2013) e a conceituação própria de Expert apresentada por Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (2017). A partir disso, é possível perceber como resultado a participação de Ubiratan D’Ambrosio nas primeiras iniciativas para conquista da base de saberes que referenciam a formação de professores e a Educação Matemática.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
APUA. Currículo Vitae – até 1997. 1997.
BORGES, Rosimeire Aparecida Soares.; SOUSA, Elania Kelly de Araújo.; DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva. S. Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque. ACERVO, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 179–204, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/18. Acesso em: 9 jan. 2024.
BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, 2016.
CONCEIÇÃO, Gabriel Luís da. Experts em educação: circulação e sistematização de saberes geométricos para a formação de professores (Rio De Janeiro, final do século XIX). 2019. 143 f. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019b. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201374. Acesso em: 9 jan. 2024.
DE CERTEAU, Michel. A Escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
FILLOS, Leoni Malinoski.; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Apontamentos para um Estudo sobre a Gênese da pesquisa em Educação Matemática no Brasil: a Especialização em Modelagem Matemática em Guarapuava/PR. Bolema, v. 34, n. 66, p. iv–xxxvi, jan. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/PZgKbCJTyhsWxJCCBtHYLzb/#. Acesso em: 9 jan. 2024.
GUIMARÃES, Marcos Denilson.; VALENTE, Wagner Rodrigues. Contribuições de experts para a sistematização de saberes matemáticos (séculos XIX e XX). Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 7, n. 2, p. i-iii, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18411. Acesso em: 9 jan. 2024.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard; FREYMOND, Mathilde; BOS, François. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação - A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: Hofstetter, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. Editora Livraria da Física, (Coleção Contextos da Ciência), 2017.
MACHADO, Jonathan Domingues. Os saberes matemáticos sistematizados por Manoel Jairo Bezerra no acessório de ensino Blocofração, 1950-1970. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237357. Acesso em: 9 jan. 2024.
MORAIS, Rosilda dos Santos. Theoretical-methodological Approach of Research on the Production of New Mathematical Knowledge by Education Experts. Pedagogical Research, [s.l.], v. 5, n. 3, p. 1-8, 14 maio 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208592. Acesso em: 9 jan. 2024.
PORRET, Michel; BRANDLI, Fabrice; LOZAT, Mélanie. Introduction. La Fabrique dessavoirs. Figures et pratiques d’experts. Genève: Georg, 2013.
SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do regime militar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 291-312, set./dez. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000300002. Acesso em: 9 de jan. 2024.
VALENTE, Wagner Rodrigues. O Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como laboratório para pesquisas: APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e sua correspondência epistolar. Revista Paradigma, Venezuela, Vol. XLIV, p. 277-296, 2023.
VALENTE, Wagner Rodrigues. O GHEMAT Brasil e a pesquisa coletiva em história da educação matemática. Historia y Memoria de la Educación. n. 11, p. 595-613, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5944/hme.11.2020.24266. Acesso em: 26 dez. de 2023.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Os experts e os currículos de matemática. Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Revista REAMEC, v. 9, n. 3, p. 1-12, set. Dez., 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13033/9987. Acesso em: 29 dez. de 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Adriana Nogueira de Oliveira, Jonathan Machado Domingues
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.