Rastros de expertise em educação matemática: o caso Ubiratan D’Ambrosio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12368

Palabras clave:

Ubiratan D'Ambrosio, Arquivo Pessoal, Educação Matemática, Formação de Professores, Expertise

Resumen

Esse texto tem por objetivo apresentar os vestígios deixados por Ubiratan D’Ambrosio, que evidenciam sua expertise no movimento da produção de saberes para a Educação Matemática e a formação de professores. Questionamos como os vestígios deixados por Ubiratan D’Ambrosio no contexto da Educação Matemática, especialmente por meio do Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio (APUA), evidenciam sua expertise e as contribuições significativas para o ensino, formação de professores e desenvolvimento da Matemática no Brasil e no âmbito internacional. Para isso, esse artigo adota como referência teórico-metodológica a concepção historiográfica vinda de Michel de Certeau (2013) e a conceituação própria de Expert apresentada por Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (2017). A partir disso, é possível perceber como resultado a participação de Ubiratan D’Ambrosio nas primeiras iniciativas para conquista da base de saberes que referenciam a formação de professores e a Educação Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Adriana Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (2019), pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e mestrado em Educação (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Pesquisadora Associada do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (GHEMAT - Brasil). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Tem experiência na área da Educação Matemática e História da Educação Matemática, com ênfase, na formação inicial de professores e o saber profissional docente.

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (PPGESIA - UNIFESP). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC). Especialista em Educação, Gêneros e Sexualidade pela Faculdade Iguaçu. Licenciado em Licenciatura de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- Maracanã). Idealizador do Projeto Direitos Humanos e Educação (@direitoshumanos_educacao). Colaborador da Comissão de Direitos Humanos da OAB Ilha do Governador - Rio de Janeiro. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: Educação Matemática, História da Educação Matemática, Direitos Humanos e Diversidade de Gênero e Sexualidade. 

Citas

APUA. Currículo Vitae – até 1997. 1997.

BORGES, Rosimeire Aparecida Soares.; SOUSA, Elania Kelly de Araújo.; DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva. S. Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque. ACERVO, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 179–204, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/18. Acesso em: 9 jan. 2024.

BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, 2016.

CONCEIÇÃO, Gabriel Luís da. Experts em educação: circulação e sistematização de saberes geométricos para a formação de professores (Rio De Janeiro, final do século XIX). 2019. 143 f. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019b. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201374. Acesso em: 9 jan. 2024.

DE CERTEAU, Michel. A Escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

FILLOS, Leoni Malinoski.; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Apontamentos para um Estudo sobre a Gênese da pesquisa em Educação Matemática no Brasil: a Especialização em Modelagem Matemática em Guarapuava/PR. Bolema, v. 34, n. 66, p. iv–xxxvi, jan. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/PZgKbCJTyhsWxJCCBtHYLzb/#. Acesso em: 9 jan. 2024.

GUIMARÃES, Marcos Denilson.; VALENTE, Wagner Rodrigues. Contribuições de experts para a sistematização de saberes matemáticos (séculos XIX e XX). Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 7, n. 2, p. i-iii, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18411. Acesso em: 9 jan. 2024.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard; FREYMOND, Mathilde; BOS, François. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação - A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: Hofstetter, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. Editora Livraria da Física, (Coleção Contextos da Ciência), 2017.

MACHADO, Jonathan Domingues. Os saberes matemáticos sistematizados por Manoel Jairo Bezerra no acessório de ensino Blocofração, 1950-1970. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237357. Acesso em: 9 jan. 2024.

MORAIS, Rosilda dos Santos. Theoretical-methodological Approach of Research on the Production of New Mathematical Knowledge by Education Experts. Pedagogical Research, [s.l.], v. 5, n. 3, p. 1-8, 14 maio 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208592. Acesso em: 9 jan. 2024.

PORRET, Michel; BRANDLI, Fabrice; LOZAT, Mélanie. Introduction. La Fabrique dessavoirs. Figures et pratiques d’experts. Genève: Georg, 2013.

SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do regime militar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 291-312, set./dez. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000300002. Acesso em: 9 de jan. 2024.

VALENTE, Wagner Rodrigues. O Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como laboratório para pesquisas: APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e sua correspondência epistolar. Revista Paradigma, Venezuela, Vol. XLIV, p. 277-296, 2023.

VALENTE, Wagner Rodrigues. O GHEMAT Brasil e a pesquisa coletiva em história da educação matemática. Historia y Memoria de la Educación. n. 11, p. 595-613, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5944/hme.11.2020.24266. Acesso em: 26 dez. de 2023.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Os experts e os currículos de matemática. Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Revista REAMEC, v. 9, n. 3, p. 1-12, set. Dez., 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13033/9987. Acesso em: 29 dez. de 2023.

Publicado

2024-05-01

Cómo citar

OLIVEIRA, A. N. de; DOMINGUES, J. M. Rastros de expertise em educação matemática: o caso Ubiratan D’Ambrosio. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–15, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12368. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12368. Acesso em: 22 nov. 2024.