Análise de resoluções de problemas de partilha à luz da Teoria de Objetivação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5065

Palabras clave:

Pensamento al´gebrico, Educação Matemática, Álgebra escolar

Resumen

Este artigo surgiu durante a disciplina de Didática da Álgebra, na qual realizamos leituras e discussões sobre vários artigos, desde a abordagem do contexto histórico, passando pelos documentos oficiais que regulamentam o ensino de Álgebra no Brasil. Por fim, discutimos as diferentes perspectivas do pensamento algébrico sob o ponto de vista de diferentes teóricos, analisadas também em pesquisas recentes. A partir disso, os autores desta investigação ficaram responsáveis por analisar as estratégias adotadas por três estudantes, dos anos finais do Ensino Fundamental, ao resolverem problemas de partilha. Essa análise foi feita à luz das camadas do pensamento algébrico, o factual, o contextual e o padrão, descritos por Radford (2009). A metodologia deste trabalho teve um caráter qualitativo, cujos dados foram coletados por Almeida (2016) durante seu doutorado na cidade de Recife - PE. Em sua tese, o pesquisador entrevistou oito alunos de diferentes séries dos anos finais do Ensino Fundamental, dos quais disponibilizou as anotações e as entrevistas de cinco deles. No entanto, neste trabalho, iremos apresentar a análise de apenas três desses estudantes dentro das perspectivas estabelecidas. Nesse sentido, os dados foram analisados observando-se traços ou indícios pertinentes ao pensamento algébrico nas camadas de generalidade propostas, a partir das quais pode-se ter uma concepção dos níveis de desenvolvimento algébrico desses estudantes. Como limitação a este trabalho, durante a coleta de dados, Almeida (2016) não realizou gravações de áudio ou vídeo durante a sequência de atividades propostas aos estudantes. Em vista disso, não foi possível analisar os dados com profundidade na perspectiva do pensamento algébrico, uma vez que, segundo a Teoria da Objetivação, o gestual e o corporal são aspectos fundamentais dessa teoria e possivelmente elementos deixaram de ser capturados nesse processo.

Palavras-chave: Pensamento algébrico; Educação Matemática; Álgebra escolar.

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Biografía del autor/a

Anailde Felix Marques, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) na Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), durante a graduação participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Pré Vestibular Solidário, Monitoria da disciplina de Matemática Básica e a atuante em grupos de pesquisas com incentivo nas áreas de física e matemática. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Educação Matemática, voltadas para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais e com a participação em grupos de pesquisas dessa área, como o de História, Epistemologia e Didática da Álgebra (Al -Jabr)

Marcelo Lins Muniz de Melo Santos, Marcelo, Universidade Federal de Pernambuco

Aluno de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (EDUMATEC - UFPE). Licenciado em Matemática pela UFPE, obtido em 2018. Pós Graduação (Especialização) em Matemática pela Universidade Cândido Mendes (2017). Leciona Matemática no Ensino Básico em programa bilíngue. Leciona no Ensino Superior as disciplinas de Lógica aplicada à Computação, Álgebra Aplicada à Computação e Cálculo Diferencial e Integral

Jadilson Ramos de Almeida, Jadilson, Universidade Federal Rural do Pernambuco

Licenciado em Matemática pela UPE (2005), com Especialização em Ensino da Matemática pela FAINTVISA (2007) e em Tecnologias em Educação pela PUC do Rio de Janeiro (2013), Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE (2011) e Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática pela UFRPE (2016). Atualmente é professor na UFRPE, no Departamento de Educação, atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências. Também é professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE. Pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase em didática da matemática, pensamento algébrico, álgebra escolar e teoria da objetificação do conhecimento.

Citas

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Publicado

2021-06-17

Cómo citar

MARQUES, A. F.; SANTOS, M. L. M. de M. .; ALMEIDA, J. R. de. Análise de resoluções de problemas de partilha à luz da Teoria de Objetivação . Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 318–333, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5065. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5065. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio