Análise de resoluções de problemas de partilha à luz da Teoria de Objetivação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5065

Palavras-chave:

Pensamento al´gebrico, Educação Matemática, Álgebra escolar

Resumo

Este artigo surgiu durante a disciplina de Didática da Álgebra, na qual realizamos leituras e discussões sobre vários artigos, desde a abordagem do contexto histórico, passando pelos documentos oficiais que regulamentam o ensino de Álgebra no Brasil. Por fim, discutimos as diferentes perspectivas do pensamento algébrico sob o ponto de vista de diferentes teóricos, analisadas também em pesquisas recentes. A partir disso, os autores desta investigação ficaram responsáveis por analisar as estratégias adotadas por três estudantes, dos anos finais do Ensino Fundamental, ao resolverem problemas de partilha. Essa análise foi feita à luz das camadas do pensamento algébrico, o factual, o contextual e o padrão, descritos por Radford (2009). A metodologia deste trabalho teve um caráter qualitativo, cujos dados foram coletados por Almeida (2016) durante seu doutorado na cidade de Recife - PE. Em sua tese, o pesquisador entrevistou oito alunos de diferentes séries dos anos finais do Ensino Fundamental, dos quais disponibilizou as anotações e as entrevistas de cinco deles. No entanto, neste trabalho, iremos apresentar a análise de apenas três desses estudantes dentro das perspectivas estabelecidas. Nesse sentido, os dados foram analisados observando-se traços ou indícios pertinentes ao pensamento algébrico nas camadas de generalidade propostas, a partir das quais pode-se ter uma concepção dos níveis de desenvolvimento algébrico desses estudantes. Como limitação a este trabalho, durante a coleta de dados, Almeida (2016) não realizou gravações de áudio ou vídeo durante a sequência de atividades propostas aos estudantes. Em vista disso, não foi possível analisar os dados com profundidade na perspectiva do pensamento algébrico, uma vez que, segundo a Teoria da Objetivação, o gestual e o corporal são aspectos fundamentais dessa teoria e possivelmente elementos deixaram de ser capturados nesse processo.

Palavras-chave: Pensamento algébrico; Educação Matemática; Álgebra escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anailde Felix Marques, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) na Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), durante a graduação participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Pré Vestibular Solidário, Monitoria da disciplina de Matemática Básica e a atuante em grupos de pesquisas com incentivo nas áreas de física e matemática. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Educação Matemática, voltadas para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais e com a participação em grupos de pesquisas dessa área, como o de História, Epistemologia e Didática da Álgebra (Al -Jabr)

Marcelo Lins Muniz de Melo Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Aluno de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (EDUMATEC - UFPE). Licenciado em Matemática pela UFPE, obtido em 2018. Pós Graduação (Especialização) em Matemática pela Universidade Cândido Mendes (2017). Leciona Matemática no Ensino Básico em programa bilíngue. Leciona no Ensino Superior as disciplinas de Lógica aplicada à Computação, Álgebra Aplicada à Computação e Cálculo Diferencial e Integral

Jadilson Ramos de Almeida, Universidade Federal Rural do Pernambuco

Licenciado em Matemática pela UPE (2005), com Especialização em Ensino da Matemática pela FAINTVISA (2007) e em Tecnologias em Educação pela PUC do Rio de Janeiro (2013), Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE (2011) e Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática pela UFRPE (2016). Atualmente é professor na UFRPE, no Departamento de Educação, atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências. Também é professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE. Pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase em didática da matemática, pensamento algébrico, álgebra escolar e teoria da objetificação do conhecimento.

Referências

ALMEIDA, J. R. de. Níveis de desenvolvimento do pensamento algébrico: um modelo para os problemas de partilha de quantidade. 2016, 200 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.

ALMEIDA, J. R. de.; CÂMARA, M. dos S. Desenvolvimento do Pensamento Algébrico: proposição de um modelo para os problemas de partilha. Zetetiké: Campinas - SP, v. 26, n. 3, p. 546-568, 2018.

ALMEIDA, J. R. de.; CÂMARA, M. dos S. Pensamento algébrico: em busca de uma definição. RPEM: Campo Mourão - PR, v. 6, n. 10, p. 34-60, 2017. Disponível em: http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/download/1124/972. Acesso em: 26 fev. 2021.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

FERNANDES, S. H. A. A.; HEALY, L. A emergência do pensamento algébrico nas atividades de aprendizes surdos. Ciência & Educação: Bauru - SP, v. 22, n. 1, p. 237-252, 2016.

GOMES, L. P. da S.; NORONHA, C. A. Caracterização do pensamento algébrico na perspectiva da Teoria da Objetivação. In: GOBARA, S. T.; RADFORD, L. (org.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

LINS, R. C. A framework for understanding what algebraic thinking is. Tese (Doctor of Philosophy) – School of Education, University of Nothingam, Nothingam, UK: 1992.

RADFORD, L. Algebraic thinking and the generalization of patterns: a semiotic perspective. In: North America Conference of the International Group of Psychology of Mathematics Education – PME. Bergen University College. v. 1, 2006.

RADFORD, L. Signs, gestures, meanings: Algebraic thinking from a cultural semiotic perspective. Lyon, França, 2009.

RADFORD, L. The progressive development of early-embodied algebraic thinking. Mathematics Education Research Journal, Dordrecht, v. 26, n. 2, p. 257-277, 2014.

RADFORD, L. Un recorrido a través de la teoría de la objetivación. In: GOBARA, S. T.; RADFORD, L. (org.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

SILVA, J. G. da.; FAJARDO, R. O pensamento algébrico segundo a teoria da objetivação: análise de episódios de trabalho conjunto no 5° ano do Ensino Fundamental. Educação Matemática em Revista: Rio Grande do Sul - RS, v. 1, n. 21, p. 23-34, 2020. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/2244/1713. Acesso em 15 jan. 2021.

VERGEL, R. ¿Cómo emerge el pensamiento algebraico? el caso del pensamiento algebraico factual. Uno: Revista de Didáctica de las Matemáticas. n. 68, p. 9-17, 2015.

VERGEL, R. El gesto el ritmo en la generalización de patrones. Uno: Revista de Didáctica de las Matemáticas. n. 73, p. 23-30, 2016.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas V: fundamentos da defectología. Madrid: Visor, 1997.

VYGOTSKY, L. S. The genetic roots of thought and speech. In: HANFMANN, E.; VAKAR, G. (Ed.). Thought and language. Cambridge: M.I.T. Press, 1997. p. 73-102.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

MARQUES, A. F.; SANTOS, M. L. M. de M. .; ALMEIDA, J. R. de. Análise de resoluções de problemas de partilha à luz da Teoria de Objetivação . Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 318–333, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5065. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5065. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio