Análise de resoluções de problemas de partilha à luz da Teoria de Objetivação
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5065Keywords:
Pensamento al´gebrico, Educação Matemática, Álgebra escolarAbstract
Este artigo surgiu durante a disciplina de Didática da Álgebra, na qual realizamos leituras e discussões sobre vários artigos, desde a abordagem do contexto histórico, passando pelos documentos oficiais que regulamentam o ensino de Álgebra no Brasil. Por fim, discutimos as diferentes perspectivas do pensamento algébrico sob o ponto de vista de diferentes teóricos, analisadas também em pesquisas recentes. A partir disso, os autores desta investigação ficaram responsáveis por analisar as estratégias adotadas por três estudantes, dos anos finais do Ensino Fundamental, ao resolverem problemas de partilha. Essa análise foi feita à luz das camadas do pensamento algébrico, o factual, o contextual e o padrão, descritos por Radford (2009). A metodologia deste trabalho teve um caráter qualitativo, cujos dados foram coletados por Almeida (2016) durante seu doutorado na cidade de Recife - PE. Em sua tese, o pesquisador entrevistou oito alunos de diferentes séries dos anos finais do Ensino Fundamental, dos quais disponibilizou as anotações e as entrevistas de cinco deles. No entanto, neste trabalho, iremos apresentar a análise de apenas três desses estudantes dentro das perspectivas estabelecidas. Nesse sentido, os dados foram analisados observando-se traços ou indícios pertinentes ao pensamento algébrico nas camadas de generalidade propostas, a partir das quais pode-se ter uma concepção dos níveis de desenvolvimento algébrico desses estudantes. Como limitação a este trabalho, durante a coleta de dados, Almeida (2016) não realizou gravações de áudio ou vídeo durante a sequência de atividades propostas aos estudantes. Em vista disso, não foi possível analisar os dados com profundidade na perspectiva do pensamento algébrico, uma vez que, segundo a Teoria da Objetivação, o gestual e o corporal são aspectos fundamentais dessa teoria e possivelmente elementos deixaram de ser capturados nesse processo.
Palavras-chave: Pensamento algébrico; Educação Matemática; Álgebra escolar.
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