Reflexos da ideologia da certeza no enfrentamento à COVID-19
como as aulas de matemática podem ajudar?
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4983Palabras clave:
Educação Matemática Crítica;, Ideologia da Certeza;, Covid-19;, Cenários para Investigação.Resumen
A pandemia de Covid-19 é uma das maiores crises sanitárias enfrentadas pelo mundo nos últimos anos. Ainda estamos aprendendo a lidar com essa doença, enquanto pesquisadores do mundo inteiro estão trabalhando em busca de um melhor entendimento sobre o comportamento do vírus, as medidas de contenção, os tratamentos e a tão almejada vacina. Nesta pesquisa, selecionamos alguns termos vinculados ao enfrentamento da doença, o que consequentemente os coloca no centro de debates públicos, estabelecendo relação direta com a matemática e estatística, seja na sua construção ou na interpretação destes termos: taxas de transmissão, “pico da doença” e médias móveis. Os cientistas têm buscado estimar esses marcadores a fim de orientar as decisões dos gestores e o comportamento da população; entretanto, nem sempre essas estimações são assertivas, o que pode levar as pessoas a questionar a eficiência dos modelos matemáticos utilizados. Diante dessas questões, é realizada uma investigação acerca de como a ideologia da certeza, conceito oriundo de estudos da Educação Matemática Crítica, é capaz de explicar alguns equívocos na interpretação desses resultados, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre os diversos fatores que podem interferir em sua acurácia. Para finalizar essa discussão, é destacada a importância da escola como um dos principais ambientes de conscientização da população, configurando-se, portanto, como um valioso espaço onde essas discussões podem ser realizadas. Assim, são elaboradas algumas propostas de abordagens em sala de aula, fundamentadas nos cenários para investigação, a fim de discutir de forma reflexiva as potencialidades e limitações da ciência, sobretudo da matemática. É importante ressaltar que muitos outros conceitos matemáticos ligados à pandemia poderiam ter sido considerados nessa análise, o que ratifica a importância de aprofundarmos mais as investigações sobre essa problemática.
Palavras-chave: Educação Matemática Crítica; Ideologia da Certeza; Covid-19; Cenários para Investigação.
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