ENSINANDO PROBABILIDADE EXPLORANDO AS LOTERIAS
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i10.46Palavras-chave:
Ensino de Probabilidade, Educação, JogosResumo
Os jogos de azar sempre estiveram presentes na vida do homem, sendo inclusive um dos principais motivadores dos primeiros estudos em probabilidade. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo detalhar o projeto Ensinando probabilidade explorando as loterias, desenvolvido pelos bolsistas do subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado à Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), direcionado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio do colégio estadual Dom José Tupinambá da Frota. O projeto foi desenvolvido como forma de melhorar o desempenho dos alunos nas aulas de matemática a partir de uma situação do cotidiano. Para tanto, foi escolhido trabalhar com os jogos de azar, especificamente a mega-sena, visto a popularidade desse jogo na cultura brasileira. O contato direto dos alunos com algo pertencente a sua realidade despertou o interesse destes para o conteúdo estudado, alcançando os objetivos do projeto. O maior interesse dos alunos estava voltado para a justiça ou a injustiça das apostas, dúvida que surgiu quando foi exposta a tabela de preços para comparação dos valores cobrados por cada dezena apostada. Também foi mostrado como são feitas as apostas e a distribuição dos prêmios. No decorrer da oficina, foi trabalhada a habilidade de interpretação de questões pelos alunos e a resolução de problemas que envolvem este conteúdo, como a chance de ganhar na loteria de acordo com a aposta e a comparação do aumento do valor e das chances de ganhar.