Reflexos da ideologia da certeza no enfrentamento à COVID-19
como as aulas de matemática podem ajudar?
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4983Keywords:
Educação Matemática Crítica;, Ideologia da Certeza;, Covid-19;, Cenários para Investigação.Abstract
A pandemia de Covid-19 é uma das maiores crises sanitárias enfrentadas pelo mundo nos últimos anos. Ainda estamos aprendendo a lidar com essa doença, enquanto pesquisadores do mundo inteiro estão trabalhando em busca de um melhor entendimento sobre o comportamento do vírus, as medidas de contenção, os tratamentos e a tão almejada vacina. Nesta pesquisa, selecionamos alguns termos vinculados ao enfrentamento da doença, o que consequentemente os coloca no centro de debates públicos, estabelecendo relação direta com a matemática e estatística, seja na sua construção ou na interpretação destes termos: taxas de transmissão, “pico da doença” e médias móveis. Os cientistas têm buscado estimar esses marcadores a fim de orientar as decisões dos gestores e o comportamento da população; entretanto, nem sempre essas estimações são assertivas, o que pode levar as pessoas a questionar a eficiência dos modelos matemáticos utilizados. Diante dessas questões, é realizada uma investigação acerca de como a ideologia da certeza, conceito oriundo de estudos da Educação Matemática Crítica, é capaz de explicar alguns equívocos na interpretação desses resultados, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre os diversos fatores que podem interferir em sua acurácia. Para finalizar essa discussão, é destacada a importância da escola como um dos principais ambientes de conscientização da população, configurando-se, portanto, como um valioso espaço onde essas discussões podem ser realizadas. Assim, são elaboradas algumas propostas de abordagens em sala de aula, fundamentadas nos cenários para investigação, a fim de discutir de forma reflexiva as potencialidades e limitações da ciência, sobretudo da matemática. É importante ressaltar que muitos outros conceitos matemáticos ligados à pandemia poderiam ter sido considerados nessa análise, o que ratifica a importância de aprofundarmos mais as investigações sobre essa problemática.
Palavras-chave: Educação Matemática Crítica; Ideologia da Certeza; Covid-19; Cenários para Investigação.
Downloads
Metrics
References
ADLER, M. COVID-19: entenda o que é o pico da pandemia e porque ele deve ser adiado. Estado de Minas, Minas Gerais, 17 de jun. de 2020. Coronavírus. Disponível em: <https://bit.ly/3cmXIYg>. Acesso em: 10 fev. de 2021.
AZAMBUJA, M. T de. O Uso do Cotidiano para o Ensino de Matemática em uma escola de Caçapava do Sul. TCC (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Caçapava do Sul. p. 32. 2013.
BORBA, M. C; SKOVSMOSE, O. A Ideologia da Certeza em Educação Matemática. In: SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001. p. 127-148.
BOX, G.; DRAPER, N. Response surfaces, mixtures, and ridge analyses. New Jersey: John Wiley & Sons, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC - Ensino Médio, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio>. Acesso em: 25 de fev. de 2021.
BRASIL, Ministério da Saúde. Coronavírus: o que você precisa saber. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/>. Acesso em: 05 de maio de 2020.
LISBOA, V. Como é feita a média móvel de casos de Covid-19. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 10 ago. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3tTUfX2 >. Acesso em: 10 fev. de 2021.
MACHADO, C. L. Entenda o que é Taxa de Transmissão da Covid-19. Coronavirus: Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais. 18 de maio de 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3srZlcC >. Acesso em: 11 de fev. de 2021.
MILANI, R. Transformar exercícios em cenários para investigação: uma possibilidade de inserção na Educação Matemática Crítica. Perspectivas da Educação Matemática. Campo Grande, v.13, n. 31, p.1-18, 2020.
MORETTIN, P. Análise de séries temporais. São Paulo: Edgar Bluncher, 2006.
OBSERVATÓRIO COVID-19 BR. Cenários. 2020. Disponível em: <https://covid19br.github.io/cenarios.html?aba=aba1>. Acesso em: 24 de fev. de 2021.
OLIVEIRA, A. Entenda o que é o 'pico' da epidemia de coronavírus e porque é impossível prever o tamanho dele em São Paulo. G1, São Paulo, 20 de abril de 2020. Disponível em: <https://glo.bo/2PAovaI>. Acesso em: 11 de fev. de 2021.
REDES sociais escalpelam ministro Mandetta: “Embromador”. Goiás 24 horas. 14 de abril de 2020. Disponível em: <https://goias24horas.com.br/146545-redes-sociais-escalpelam-ministro-mandetta-embromador/ >. Acesso em: 26 de fev. de 2021.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
_____. Educação Crítica: Incerteza, Matemática, Responsabilidade. Campinas: Cortez. 2007.
_____. Um convite a educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2014. (Perspectivas em Educação Matemática).
TOLEDO, G.; OVALLE, I. Estatística básica. São Paulo: Atlas, 1981.
ZAPAROLLI, D. O desafio de calcular o R. Pesquisa FAPESP, 293, p. 46-47, 2020.