Ensino Exploratório de Matemática
uma proposta de aula para a educação básica elaborada no contexto do projeto de residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4948Palabras clave:
Ensino Exploratório de Matemática, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Programa de Residência Pedagógica, Razão e Proporção, Educação BásicaResumen
O presente artigo apresenta uma proposta de aula que aborda o conteúdo de razão e proporção, a qual foi desenvolvida no contexto do Programa de Residência Pedagógica (RP) da CAPES, a partir de uma relação entre as perspectivas do Ensino Exploratório de Matemática e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Essa proposta foi realizada mediante a uma prática colaborativa entre participantes da RP, baseando-se em estudos e discussões sobre aspectos teóricos dessas perspectivas e levando em consideração o que é proposto em documentos curriculares nacionais para o ensino desse conteúdo. Assim, foi elaborado um plano de aula para o desenvolvimento dessa proposta, no qual foram antecipadas possíveis resoluções da tarefa escolhida para aplicação e descrito algumas ações para a gestão da aula e a promoção das aprendizagens matemáticas dos alunos. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de aula com base na perspectiva de Ensino Exploratório de Matemática e aliada às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para o ensino e a aprendizagem do conteúdo de razão e proporção em uma turma da 1ª série do Ensino Médio. Com base nesse estudo, observamos que uma aula desenvolvida sob a perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática aliando-a com recursos tecnológicos, pode proporcionar aos alunos uma aprendizagem matemática com significados, visto que, o ensino acontece por meio da aplicação de uma tarefa matemática interessante e desafiadora, a partir da interação entre alunos e professor, o que possibilita o desenvolvimento de capacidades matemáticas, como a comunicação, resolução de problemas e o raciocínio matemático.
Palavras-chave: Ensino Exploratório de Matemática; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Programa de Residência Pedagógica; Razão e Proporção; Educação Básica.
Descargas
Métricas
Citas
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.
BONFIM, L. M. et al. EDUCAÇÃO DIGITAL: uma análise bibliográfica a partir do uso das tecnologias digitais inseridas nas práticas pedagógicas. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, v.01, n.000112, set. 201719/09/2017. Disponível em:<https://semanaacademica.com.br/system/files/artigos/artigo3.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2021.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e a Educação Matemática. Belo Horizonte: Autentica, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 23 dez. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Capa de Matemática. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CANAVARRO, A. P. (2011). Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, p. 11-17, 2011.
CANAVARRO, Ana Paula; OLIVEIRA, Hélia; MENEZES, Luís. PRÁTICA DE ENSINO EXPLORATÓRIO DA MATEMÁTICA: O CASO DE CÉLIA. Práticas de Ensino da Matemática, [S. I.], 2012.
CYRINO, M. C. C. T.; TEIXEIRA, B. R. O ensino exploratório e a elaboração de um framework para os casos multimídia. In: CYRINO, M. C. C. T. Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática. Londrina: Eduel, 2016. p.81-99.
LIMA, I. Aulão de Matemática para Concursos Ao Vivo | Razão e Proporção. YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xQoMKE81lYQ&t=2s>. Acesso em: 28 dez. 2020.
NASCIMENTO, Jonatha Lisboa Galvão Do et al. A utilização da rede social ‘facebook’ como auxílio ao docente em sala de aula. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15348>. Acesso em: de 18 fev. 2021.
OLIVEIRA, H; CARVALHO, R. Uma experiência de formação em torno do ensino exploratório: do plano à aula. In: PONTE, J. P. Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 465-487.
STEIN, M. K. et al. Orchestrating Productive Mathematical Discussions: Five Practices for Helping Teachers Move Beyond Show and Tell. Mathematical Thinking and Learning, v. 10, n. 4, p. 313-340, 2008.