INTRODUZINDO A GEOMETRIA FRACTAL NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA PERSPECTIVA DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v6i18.2333

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Ensino de Matemática. Geometria Fractal. Tecelagem.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de aula para a aplicação do conceito de geometria fractal desenvolvida por meio da perspectiva de Modelagem Matemática. Para isso, realizou-se um estudo teórico e interpretativo sobre a abordagem de Modelagem Matemática e a respeito do conteúdo de geometria fractal, relacionando com a problemática escolhida, a tecelagem de um tapete. Sendo assim, percebe-se que uma aula desenvolvida sob a perspectiva de Modelagem Matemática  pode proporcionar o desenvolvimento do pensamento matemático nos alunos, uma vez que ela se relaciona com situações diárias, e que a partir disso, é possível realizar ações como: a exploração de hipóteses; formulação de variáveis; uso de conhecimentos prévios; construção do modelo matemático; entre outras.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

DA SILVA ARAÚJO, F. G.; MARINS, A. S. INTRODUZINDO A GEOMETRIA FRACTAL NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA PERSPECTIVA DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 21–34, 2019. DOI: 10.30938/bocehm.v6i18.2333. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2333. Acesso em: 18 abr. 2025.