Números irracionais
duas atividades envolvendo o pentagrama
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.4683Palabras clave:
História no ensino de matemática, Pentagrama, Números irracionaisResumen
Este trabalho é fruto de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Dentre os estudos realizados nesse grupo, tem-se aqueles relacionados à história da matemática voltada ao ensino. Nesse sentido, entende-se que a participação da história da matemática na ação pedagógica é um recurso que pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Dentro desse contexto, e relacionando com o conteúdo de números irracionais, tem-se que o objetivo neste artigo é apresentar uma proposta, para professores, com atividades que envolvem características dos números irracionais a partir de informações relacionadas à incomensurabilidade e aspectos históricos do surgimento desses números. O foco neste texto é evidenciar um modo de abordar os números irracionais, o qual compreende explorar algumas propriedades do Pentagrama – símbolo da escola pitagórica. Para tal, são apresentadas duas atividades indicadas para alunos do 1º ano do Ensino Médio, em que a primeira tem como intuito estabelecer relações entre a incomensurabilidade e um número irracional, a partir de investigações vinculadas aos segmentos relacionados ao Pentagrama, e a segunda atividade, por sua vez, tem o propósito de propiciar que os alunos encontrem um número irracional (sua representação decimal e fracionária) e investiguem suas características, também a partir de investigações no Pentagrama. Assim, espera-se que as atividades propostas possam colaborar com o estabelecimento de relações entre conteúdos geralmente trabalhados individualmente (incomensurabilidade – Grandezas e Medidas; números irracionais – Números), além de possibilitar reflexões sobre aspectos históricos relacionados à temática deste texto.
Descargas
Métricas
Citas
BERGAMIM, E. G. J.; BARBOZA, A. C. F.; TRIVIZOLI, L. M. História da matemática para o ensino da razão áurea: um relato de experiência. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 15, 2019, Londrina. Anais do XV EPREM. Londrina, 2019. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XV_EPREM/paper/view/1021/854>. Acesso em: 21 jan. 2021.
BOYER, C. B. História da matemática. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2010.
DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações – ensino médio. 3. ed. São Paulo: Ática, 2016.
EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução Hygino H. Domingues. Campinas: Editora UNICAMP, 2011.
JANKVIST, U. T. A categorization of the “whys” and “hows” of using history in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, v. 71, n. 3, p. 235-261, jan. 2009.
LIVIO, M. Razão Áurea: a história de Fi, um número surpreendente. Tradução de Marco Shinobu Matsumura. Rio de Janeiro: Record. 2006.
MIGUEL, A. MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: Propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
MIGUEL, A.; et al. História da matemática em atividades didáticas. 2. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
REZENDE, V. Os conhecimentos sobre números irracionais mobilizados por alunos brasileiros e franceses no processo escolar: um estudo com alunos concluintes dos três níveis de ensino. 2013. 209 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013. Disponível em: <http://www.pcm.uem.br/uploads/veridiana-rezende--08042013_1434858045.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2021.
ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
SANTOS, A. C. G. Uma contribuição ao ensino de números irracionais e de incomensurabilidade para o ensino médio. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, 2013. Disponível em: <http://www.dme.ufcg.edu.br/PROFmat/TCC/AnaClaudia.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2019.
SOUZA, J. R. de. GARCIA, J. da S. R. #Contato Matemática. São Paulo: FTD, 2016.
SWETZ, F. J. Learning Activities from the History of Mathematics. Portland: J. Weston Walch Publisher, 1994.
TZANAKIS, C.; ARCAVI, A. Integrating history of mathematics in the classroom: an analytic survey. In: FAUVEL, John; VAN MAANEN, Jan (Ed.). History in Mathematics Education: The ICMI Study. Netherlands: Springer, 2000. p. 201-240.