Números irracionais

duas atividades envolvendo o pentagrama

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.4683

Schlagworte:

História no ensino de matemática, Pentagrama, Números irracionais

Abstract

Este trabalho é fruto de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Dentre os estudos realizados nesse grupo, tem-se aqueles relacionados à história da matemática voltada ao ensino. Nesse sentido, entende-se que a participação da história da matemática na ação pedagógica é um recurso que pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Dentro desse contexto, e relacionando com o conteúdo de números irracionais, tem-se que o objetivo neste artigo é apresentar uma proposta, para professores, com atividades que envolvem características dos números irracionais a partir de informações relacionadas à incomensurabilidade e aspectos históricos do surgimento desses números. O foco neste texto é evidenciar um modo de abordar os números irracionais, o qual compreende explorar algumas propriedades do Pentagrama – símbolo da escola pitagórica. Para tal, são apresentadas duas atividades indicadas para alunos do 1º ano do Ensino Médio, em que a primeira tem como intuito estabelecer relações entre a incomensurabilidade e um número irracional, a partir de investigações vinculadas aos segmentos relacionados ao Pentagrama, e a segunda atividade, por sua vez, tem o propósito de propiciar que os alunos encontrem um número irracional (sua representação decimal e fracionária) e investiguem suas características, também a partir de investigações no Pentagrama. Assim, espera-se que as atividades propostas possam colaborar com o estabelecimento de relações entre conteúdos geralmente trabalhados individualmente (incomensurabilidade – Grandezas e Medidas; números irracionais – Números), além de possibilitar reflexões sobre aspectos históricos relacionados à temática deste texto.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Ana Caroline Frigéri Barboza, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2018). Integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática da Universidade Estadual de Maringá (GHMEM - UEM), coordenado pela orientadora Profª Drª Lucieli Maria Trivizoli. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM - UEM).

Érica Gambarotto Jardim Bergamim, Centro Universitário de Maringá

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Apucarana (2013). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2016) e em Alfabetização Matemática pela Faculdade São Braz (2014). Mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática Educação Matemática da Universidade Estadual de Maringá (GHMEM - UEM) e atua como professora mediadora da Pós-graduação EaD do Centro Universitário Cesumar.

Lucieli Maria Trivizoli, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com mestrado (2008) e doutorado (2011) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus Rio Claro. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Matemática. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, História da Matemática no Brasil, Influências Estrangeiras na Matemática, História, Sociedades de Matemática. É membro afiliada da Sociedade Brasileira de História da Matemática e da Sociedade Brasileira de História da Ciência. Realizou pesquisa de pós-doutorado na University of California - Berkeley, sob orientação de Alan Schoenfeld.

Literaturhinweise

BERGAMIM, E. G. J.; BARBOZA, A. C. F.; TRIVIZOLI, L. M. História da matemática para o ensino da razão áurea: um relato de experiência. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 15, 2019, Londrina. Anais do XV EPREM. Londrina, 2019. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XV_EPREM/paper/view/1021/854>. Acesso em: 21 jan. 2021.

BOYER, C. B. História da matemática. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2010.

DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações – ensino médio. 3. ed. São Paulo: Ática, 2016.

EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução Hygino H. Domingues. Campinas: Editora UNICAMP, 2011.

JANKVIST, U. T. A categorization of the “whys” and “hows” of using history in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, v. 71, n. 3, p. 235-261, jan. 2009.

LIVIO, M. Razão Áurea: a história de Fi, um número surpreendente. Tradução de Marco Shinobu Matsumura. Rio de Janeiro: Record. 2006.

MIGUEL, A. MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: Propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

MIGUEL, A.; et al. História da matemática em atividades didáticas. 2. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

REZENDE, V. Os conhecimentos sobre números irracionais mobilizados por alunos brasileiros e franceses no processo escolar: um estudo com alunos concluintes dos três níveis de ensino. 2013. 209 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013. Disponível em: <http://www.pcm.uem.br/uploads/veridiana-rezende--08042013_1434858045.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2021.

ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SANTOS, A. C. G. Uma contribuição ao ensino de números irracionais e de incomensurabilidade para o ensino médio. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, 2013. Disponível em: <http://www.dme.ufcg.edu.br/PROFmat/TCC/AnaClaudia.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2019.

SOUZA, J. R. de. GARCIA, J. da S. R. #Contato Matemática. São Paulo: FTD, 2016.

SWETZ, F. J. Learning Activities from the History of Mathematics. Portland: J. Weston Walch Publisher, 1994.

TZANAKIS, C.; ARCAVI, A. Integrating history of mathematics in the classroom: an analytic survey. In: FAUVEL, John; VAN MAANEN, Jan (Ed.). History in Mathematics Education: The ICMI Study. Netherlands: Springer, 2000. p. 201-240.

Veröffentlicht

2021-07-08

Zitationsvorschlag

BARBOZA, A. C. F.; BERGAMIM, Érica G. J.; TRIVIZOLI, L. M. Números irracionais: duas atividades envolvendo o pentagrama. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 24, p. 32–46, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i24.4683. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4683. Acesso em: 24 nov. 2024.