O que é isto?

Geometrias que se constituem nas possibilidades da geometria euclidiana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.4616

Palabras clave:

Geometria Dinâmica, Geometria do Origami, Fenomenologia

Resumen

Neste texto, discutimos aspectos da constituição da Geometria Euclidiana como um campo da ciência, tendo como objetivo compreender se as geometrias que se constituem a partir desse campo do conhecimento podem ser consideradas novas. Na busca por tais compreensões, elegemos dois “tipos” de Geometria: a Geometria Dinâmica e a Geometria do Origami e adentramos em um movimento de reflexão de cunho histórico e filosófico, por meio do qual lançamos questionamentos que nos levam a uma compreensão. Olhamos para a Geometria Dinâmica na perspectiva filosófica da fenomenologia, para a qual a dinamicidade pode ser compreendida a partir da ideia de movimento do sujeito e da concepção de intencionalidade. Relativamente à Geometria do Origami, nossa compreensão se deu a partir dos seis axiomas de Huzita e da potencialidade deles para a resolução de situações que não podem ser solucionadas somente por meio da Geometria Euclidiana. À medida que avança, a discussão nos leva à origem da Geometria, isto é, ao modo pelo qual ela se constituiu como um campo científico, bem como à maneira pela qual a Geometria Euclidiana, organizada por meio de um sistema axiomático, favoreceu uma abertura para que outras formas de pensar esse campo da ciência se tornassem possíveis. A partir de nossa análise e discussão, foi possível destacar o modo dessas geometrias de se mostrarem como uma possibilidade para avançar em relação aos conhecimentos da Geometria Euclidiana, quais sejam, a Geometria Dinâmica, tornando explícita a relação de movimento com objetos geométricos, e a Geometria do Origami, constituindo-se por meio de um sistema axiomático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Carolina Cordeiro Batista, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Licenciatura em Matemática (2015) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Guaratinguetá. Mestre em Educação Matemática (2017) pela UNESP, campus de Rio Claro. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, campus de Rio Claro.

Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Licenciatura em Matemática (2018) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Guaratinguetá. Mestre em Educação Matemática (2021) pela UNESP, campus de Rio Claro. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, campus de Rio Claro.

Citas

ÁVILA, G. Euclides, Geometria e Fundamentos. Revista Professor de Matemática (RPM), São Paulo, v. 1, n. 45, p. 01-09, 2001. Disponível em: <http://rpm.org.br/cdrpm/45/1.htm>. Acesso em: 21 fev. 2021.

BICUDO, I. Introdução. In: EUCLIDES. Os Elementos/Euclides. Tradução e introdução de Irineu Bicudo. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 15-94.

BICUDO, M. A. V. O Pré-Predicativo na construção do conhecimento geométrico. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C. (Orgs.). Educação Matemática - pesquisa em movimento. 1ed. São Paulo: Cortez Editora, 2004. p. 77-91. Disponível em: <http://www.mariabicudo.com.br/resources/CAPITULOS_DE_LIVROS/O%20pr%C3%A9-predicativo%20na%20constru%C3%A7%C3%A3o%20do%20conhecimento.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2021.

BICUDO, M. A. V. Sobre História e Historicidade em Edmund Husserl. Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 21-48, 2016. Disponível em: <http://www.mariabicudo.com.br/resources/ARTIGOS/Sobre%20historia%20e%20historicidade%20em%20Edmund%20Husserl.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2021.

BONGIOVANI, V.; JAHN, A. P. De Euclides às geometrias não euclidianas. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, São Paulo, v. 1, n. 22, p. 37-51, 2010.

DETONI, A. R. Investigações acerca do espaço como modo da existência e da Geometria que ocorre no pré-reflexivo. 2000. 275 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2000.

DETONI, A. R.; PINHEIRO, J. M. L. Compreensões Filosóficas para Uma Alternativa do Pensamento Geométrico. REVEMAT, Florianópolis, v. 11, s. n., p. 232-243, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2016v11nespp232>. Acesso em: 19 fev. 2021.

DETONI, A. R. Apontamentos da importância de um ambiente dinâmico para práticas geométricas. Educação matemática sem Fronteiras, Chapecó, v. 1, n. 1, p. 77-95, 2019. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/10620>. Acesso em: 15 fev. 2021.

EUCLIDES. Os Elementos/Euclides. Tradução e introdução de Irineu Bicudo. São Paulo: Editora UNESP, 2009. 600 p.

FEITOSA, H. de A.; LOCCI, V. O fazer matemático. Mimesis, Bauru, v. 22, n. 3, p. 63-81, 2001. Disponível em: <https://wwwp.fc.unesp.br/~hsilvestrini/O%20fazer%20matematico.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2021.

FREITAS, A. C.; NOGUEIRA, J. R. Origami: o uso como instrumento alternativo no ensino da geometria. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/8320_4107_ID.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2021.

HULL, T. C. Origametry: Mathematical Methods in Paper Folding. New York: Cambridge University Press, 2020. 332 p.

HUSSERL, E. A origem da geometria. Tradução de Maria Aparecida Viggiani Bicudo. SE&PQ – Sociedade de estudos e pesquisa qualitativos, São Paulo, 2006, p. 1 – 34.

KALEFF, A. M.; NASCIMENTO, R. S. Atividades introdutórias às geometrias não-euclidianas: o exemplo da geometria do táxi. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v. 1, n. 44, p. 13-42, 2004. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011892.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2021.

LANG, R. J. Origami and Geometric Constructions, 2010. Disponível em:

<https://pdfs.semanticscholar.org/aa2d/e2db35a0dcaa6ab929c95ef9e0168f14659c.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2019.

LUCERO, J. C. Existence of a Solution for Beloch’s Fold. Mathematics Magazine, Beloit, v. 92, n. 1, p. 24-31, 2019. Disponível em: <https://cic.unb.br/~lucero/papers/existBelochMM_AM.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2021.

MONTEIRO, L. C. N. Orígamí: história de um geometría axíomátíca. 2008. 111 f. Tese (Mestrado em Matemática para o Ensino) – Departamento de Matemática, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2008. Disponivel em: <https://repositorio.ul.pt/handle/10451/1309>. Acesso em: 23 fev. 2021.

MARTINS, J.; BOEMER, M. R.; FERRAZ, C. A. A Fenomenologia como Alternativa Metodológica para Pesquisa – Algumas Considerações. Cadernos de Estudos e Pesquisa Qualitativos - Caderno 1, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 33-47, 1990. Disponível em <https://www.sepq.org.br/cadernos>. Acesso em: 5 abr. 2020.

PINHEIRO, J. M. L.; BICUDO, M. A. V.; DETONI, A. R. Um Olhar Fenomenológico à Geometria Dinâmica. Educ. Mat. Pesq, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 264-287, 2019. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/41408>. Acesso em: 10 out. 2019.

RANCAN, G. Origami e Tecnologia: investigando possibilidades para ensinar Geometria no ensino fundamental. 2011. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: <https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/3101>. Acesso em: 23 fev. 2021.

RÊGO, R. G. do.; RÊGO, R. M.; GAUDÊNCIO, S. J. A. Geometria do Origami: atividades de ensino através de dobraduras. João Pessoa, PA: UFPB, 2003. 148 p.

ROBOLD, A. I. Geometria não euclidiana. In: EVES, H. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula: geometria. São Paulo: Atual, 1992. p. 1-72.

RODRIGUES, B. M. B. O estudo das cônicas através do Origami. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/25833/25833_1.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2021.

Publicado

2021-07-08

Cómo citar

BATISTA, C. C.; GRACIOLLI, C. Y. L. F. O que é isto? Geometrias que se constituem nas possibilidades da geometria euclidiana. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 24, p. 47–64, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i24.4616. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4616. Acesso em: 21 nov. 2024.