DESCOBRINDO PI: DUAS ATIVIDADES BASEADAS NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES

Autores/as

  • Lucieli Maria Trivizoli

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i12.22

Palabras clave:

Atividades; Informações Históricas; História da Matemática; Arquimedes.

Resumen

Neste artigo, oferecemos algumas sugestões para atividades a partir das ideias desenvolvidas por Arquimedes (287–212 a.C.), atividades com raízes na história da Matemática que podem proporcionar uma ligação entre a Matemática de hoje com problemas e matemáticos do passado. Essas atividades envolvem informações sobre Arquimedes e o cálculo do valor aproximado de π estão baseadas nas propostas indicadas por Jim Ebert et al., no livro Historical modules for the teaching and learning of mathematics, organizado por Victor J. Katz e Karen Dee Michalowicz (2004). A importância dessas atividades não é de possibilitar o cálculo aproximado de π em si, é de, por meio desse cálculo, possibilitar discussões acerca da importância histórica de Arquimedes, da importância do reconhecimento de certos padrões, das relações que se pode fazer com geometria e trigonometria, entre outras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2018-06-01

Cómo citar

TRIVIZOLI, L. M. DESCOBRINDO PI: DUAS ATIVIDADES BASEADAS NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 6–13, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v4i12.22. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/22. Acesso em: 21 nov. 2024.