Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.9795

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica, Licenciatura em Matemática, Saberes docentes

Resumo

 O presente trabalho se insere na temática da formação inicial de professores, mais especificamente, nos saberes docentes que podem ser mobilizados quando discentes dos cursos de licenciatura são colocados em situações de estudo e planejamento de ensino. O objetivo desta pesquisa é identificar quais saberes foram mobilizados pelos licenciandos residentes nas atividades desenvolvidas no âmbito da Residência Pedagógica (RP), do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/campus IV. Para isto, foram analisados documentos produzidos pelos residentes em forma de atividades: produções textuais articulando a teoria e prática na formação docente; elaboração de um mapa conceitual de uma unidade temática de Matemática da BNCC, com seus objetos de conhecimento e as respectivas habilidades específicas, destacando os recursos didáticos; escrita de um texto explicativo, partindo do mapa conceitual elaborado; e elaboração dos planos de aula para a regência nas escolas-campo. Por sua natureza exploratória e pela abordagem teórica estabelecida (coleta e análise dos dados), considera-se que a presente investigação é um estudo de caso. Para as categorias de análise, elegeram-se os tipos de saberes docentes, conforme exposto por Tardif (2012): saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais. Conclui-se que o Programa Residência Pedagógica permitiu aos licenciandos residentes fazer o confronto das vivências experenciadas no âmbito da escola-campo com os conhecimentos e aportes teórico-metodológicos estudados no âmbito do curso e do próprio programa, proporcionando, assim, a mobilização de saberes docentes presentes em sua formação. Além disso, os saberes profissionais, disciplinares e curriculares foram identificados nas produções dos quatro licenciandos residentes apresentados nesse trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Graciana Ferreira Dias, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN. Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba (Campus IV - Rio Tinto). Orienta trabalhos e projetos com ênfase em História da Matemática e Etnomatemática. Tem experiência com formação de professores. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa POTIS - Pesquisas Interculturais e Educação Matemática.

Cristiane Fernandes de Souza, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

É professora do Departamento de Ciências Exatas do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no campus IV, em Rio Tinto/PB. É licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre e Doutora em Educação, na linha de pesquisa Educação Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática/GEPEM/campus IV no período de maio/2009 a julho/2017. Foi coordenadora na Pós-Graduação Lato Sensu das duas turmas do Curso de Especialização em Matemática para o Ensino Fundamental da UFPB/campus IV. Foi bolsista de produtividade (PQ-2F) do EDITAL MCT/CNPQ 03/2009 no período de 2009 a 2012. Atuou como Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do Pibid/UFPB, no período de 2014 a 2018. Foi Assessora de Graduação do CCAE/UFPB/campus IV de fev./2017 a abr./2018. Coordenou o Núcleo de Matemática/campus IV do Programa de Residência Pedagógica no período de nov./2018 a jan./2020. Desenvolve atividades de ensino no curso de Licenciatura em Matemática do campus IV e projetos na área de Ensino de Geometria, com foco na Educação Básica e na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática. 

Referências

BRASIL. Portaria GAB Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2018a). Disponível em:https://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018-Portaria_n_38-Institui_RP.pdf. Acesso em 20 jan. 2020.

BRASIL. Edital Nº 06/2018. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2018b). Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em 05 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018c. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.

D’AMBROSIO, Beatriz Silva. Formação de Professores de Matemática para o Século XXI: o Grande Desafio. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 35-41. mar. 1993.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. 4. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência: diferentes concepções. Poieses Pedagógica, São Paulo, v.3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.

PONTE, João Pedro da. Estudos de caso em educação matemática. Bolema, v. 19, n. 25, p. 105-132,2006.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2023-05-19

Como Citar

DIAS, G. F.; SOUZA, C. F. de. Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 29, p. 01–16, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i29.9795. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9795. Acesso em: 24 abr. 2024.