Um estudo sobre os saberes para ensinar fração no livro “Iniciando Matemática Moderna – vol. 2”, de Ary Quintella e Manoel Jairo Bezerra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i28.8423

Palavras-chave:

História da educação matemática, Ensino Primário, Noções Matemáticas, Fração, Historiografia

Resumo

O presente artigo é continuação de uma investigação iniciada em tempos de Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, que teve como objetivo investigar o papel dos acessórios para o ensino de fração, a partir da sistematização dos saberes para ensinar fração, nas obras do professor Manoel Jairo Bezerra, na década de 1950-1970. Para esta investigação, objetivou-se analisar os saberes para ensinar frações no livro Iniciando a Matemática Moderna - Vol. 2, publicado em 1969, com autoria de Ary Quintella e Manoel Jairo Bezerra. Pontua-se que Quintella e Bezerra, atuaram como professores de Matemática e, ainda, exerceram outras funções no Instituto de Educação da Guanabara, atual Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, considerado uma instituição de extrema relevância para o campo da História da Educação e História da Educação Matemática em relação ao ensino e formação inicial e continuada de professores. Por mais, Quintella e Bezerra possuíam uma expertise e reconhecimento entre seus pares, sendo convocados pelo Estado para participarem da reformulação de programas em múltiplos níveis de escolaridade. Diante do cenário exposto, registra-se que o livro didático em questão se encontrava em diálogo com os programas da Secretaria de Educação do Estado da Guanabara, atual Rio de Janeiro. Quintella e Bezerra (1969) recorreram às seguintes nomenclaturas para abordar os saberes a ensinar fração no livro didático, eles são: (i) dobro e metade; (ii) triplo e terça parte; (iii) quarta parte e fração um quarto; e (iv) quinta parte e fração um quinto. Sinaliza-se que a fonte privilegiada para o desenvolvimento deste artigo foi localizada no Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CM-ISERJ), em tempos da graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Neste sentido, essa investigação fundamentada na História Cultural e o referencial teórico metodológico utilizam os conceitos de: saberes a ensinar e saberes para ensinar. A questão norteadora deste artigo foi: Como se caracterizam os saberes para ensinar frações no livro didático elaborado por Quintella e Bezerra (1969)?Em linhas de síntese, identificaram-se vestígios de uma abordagem teórica das operações, neste caso, multiplicação (adição) e divisão (subtração), com um protagonismo na compreensão das propriedades estruturais dos conjuntos numéricos, ao referir as noções matemáticas tratadas neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Licenciatura de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

BEZERRA, M. J. Guia Metodológico para Caderno MEC Matemática. Fundação Nacional de Material Escolar/ Ministério da Educação e Cultura, Rio de Janeiro, 1970.

BEZERRA, M. J. Caderno MEC- Aritmética, 2ª edição, s/l, Fundação Nacional de Material Escolar/ Ministério de Educação e Cultura 1968.

BEZERRA, M. J. Propriedade Industrial do Blocofração. São Paulo: APMJB, 1964.

BEZERRA, M. J. O material didático no ensino da matemática. Rio de Janeiro: CADES, 1962a.

BEZERRA, M. J. Blocofração. Revista do Ensino, Porto Alegre, 1962b, n. 86, p. 29 –32, mar. 1962b.

BEZERRA, M. J. Didática Especial de Matemática. Rio de Janeiro: MEC/CADES, 1962c.

BEZERRA, M. J. Técnicas de fixação da aprendizagem. In: MORAES, Ceres Marques de; BEZERRA, Jairo Manoel; MELLO e SOUSA Julio César de. Apostilas de didática especial em matemática. Rio de Janeiro: CADES, 1959

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 549-566, 2004.

DE CERTEAU, M. A Operação Historiográfica. In: DE CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2017.

DOMINGUES, J. M. Os saberes matemáticos sistematizados por Manoel Jairo Bezerra no acessório de ensino Blocofração, 1950-1970. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.

DOMINGUES, J. M.; CORADINI, C. Lucienne Félix e a Estrutura Matemática. Anais do ENAPHEM, n. 6, 4 nov. 2022.

FRANÇA, D. M.; DUARTE, A. R. A implementação do movimento da matemática moderna nos anos iniciais no estado de São Paulo. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [s.l.], v. 8, n. 3, p.1-15, 10 nov. 2017. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Universidade Federal de Pernambuco.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B.. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora da Física, 2017. p. 113-172

MIORIM, M. A. Introdução a História da Matemática. São Paulo, SP: Atual, 1998

QUINTELLA, A.; BEZERRA, M. J. Iniciando a Matemática Moderna – Vol. 2. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.

SANTANA, R. J. A Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES): contribuições para a educação matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2021.

SILVA, M. C. L.; VALENTE, W. R. Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação professores. Educação Matemática Pesquisa, v.15, Número Especial, 2013.

SPITZER, H. F. Teaching Elementary School Mathematics. Washington, DC: National Education Association, 1970.

VALENTE, W. R. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 51, p. 207-222, jan./mar. 2017.

VALENTE, W. R. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, v.20, n.3, maio/jun. 2018.

VALENTE, W. R. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetike, Campinas, SP, v. 16, n. 2, 2009.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Como Citar

DOMINGUES, J. M. Um estudo sobre os saberes para ensinar fração no livro “Iniciando Matemática Moderna – vol. 2”, de Ary Quintella e Manoel Jairo Bezerra. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 28, p. 1–22, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i28.8423. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8423. Acesso em: 26 abr. 2024.