Um estudo sobre os saberes para ensinar fração no livro “Iniciando Matemática Moderna – vol. 2”, de Ary Quintella e Manoel Jairo Bezerra
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i28.8423Palavras-chave:
História da educação matemática, Ensino Primário, Noções Matemáticas, Fração, HistoriografiaResumo
O presente artigo é continuação de uma investigação iniciada em tempos de Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, que teve como objetivo investigar o papel dos acessórios para o ensino de fração, a partir da sistematização dos saberes para ensinar fração, nas obras do professor Manoel Jairo Bezerra, na década de 1950-1970. Para esta investigação, objetivou-se analisar os saberes para ensinar frações no livro Iniciando a Matemática Moderna - Vol. 2, publicado em 1969, com autoria de Ary Quintella e Manoel Jairo Bezerra. Pontua-se que Quintella e Bezerra, atuaram como professores de Matemática e, ainda, exerceram outras funções no Instituto de Educação da Guanabara, atual Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, considerado uma instituição de extrema relevância para o campo da História da Educação e História da Educação Matemática em relação ao ensino e formação inicial e continuada de professores. Por mais, Quintella e Bezerra possuíam uma expertise e reconhecimento entre seus pares, sendo convocados pelo Estado para participarem da reformulação de programas em múltiplos níveis de escolaridade. Diante do cenário exposto, registra-se que o livro didático em questão se encontrava em diálogo com os programas da Secretaria de Educação do Estado da Guanabara, atual Rio de Janeiro. Quintella e Bezerra (1969) recorreram às seguintes nomenclaturas para abordar os saberes a ensinar fração no livro didático, eles são: (i) dobro e metade; (ii) triplo e terça parte; (iii) quarta parte e fração um quarto; e (iv) quinta parte e fração um quinto. Sinaliza-se que a fonte privilegiada para o desenvolvimento deste artigo foi localizada no Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CM-ISERJ), em tempos da graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Neste sentido, essa investigação fundamentada na História Cultural e o referencial teórico metodológico utilizam os conceitos de: saberes a ensinar e saberes para ensinar. A questão norteadora deste artigo foi: Como se caracterizam os saberes para ensinar frações no livro didático elaborado por Quintella e Bezerra (1969)?Em linhas de síntese, identificaram-se vestígios de uma abordagem teórica das operações, neste caso, multiplicação (adição) e divisão (subtração), com um protagonismo na compreensão das propriedades estruturais dos conjuntos numéricos, ao referir as noções matemáticas tratadas neste artigo.
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