Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.5497

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino-aprendizagem, Pensamento algébrico

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa realizada sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos do 7º ano do ensino fundamental, por meio de atividades de investigação de matemática envolvendo sequências de padrões geométricos e numéricos. Analisamos a atividades Voo em V proposta por Ponte et al. (2009) a 20 alunos da Escola Municipal Centro Educacional Vereador Edson Athier Tamandaré localizada na cidade de Mirassol D´Oeste/MT. Pudemos estudar a percepção deles sobre os padrões, as regularidades e generalizações que aparecem nas sequências de padrões geométricos por meio do estudo do material de pesquisa, constituído dos registros escritos dos alunos e das observações dos pesquisadores. Utilizamos na análise os elementos caracterizadores do pensamento algébrico de Fiorentini et al. (1993), e constatamos que a utilização de atividades de investigação matemática contribuiu para o desenvolvimento dos alunos quanto a percepção de regularidades e de aspectos invariantes em contraste com os que não variam. Em relação ao o processo de generalização, alguns alunos foram capazes de expressar a posição de qualquer número da sequência por meio da linguagem natural, sendo necessário trabalhar com eles a transição para a linguagem algébrica.

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Biografia do Autor

Marcos Francisco Borges, Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT

Professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso atua nas disciplinas de Estágio Supervisionado e Investigações Matemáticas em sala de aula, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e Doutorado na Universidade de São Paulo - USP na área de ensino de Ciências e Matemática (2010). Possui experiência na área de Educação Matemática em temas como formação de professores e ensino por investigação . Atua em projetos de divulgação científica voltados para a educação básica, como os da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal e Meninas Investigadoras nas Ciências Exatas e em exposições interativas e itinerantes como o Jogos, Exposições e outras coisas sobre Matemática.

Flavia Maria de Almeida, Faculdade de Quatro Marcos

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT. Professora Seduc/MT e Unibras Mato Grosso, Mirassol D’Oeste/MT.

Antonio Carlos Brolezzi, Universidade de São Paulo (USP)

Possui licenciatura em matemática (IME-USP, 1987), mestrado em educação (FEUSP, 1991) e doutorado em educação (FEUSP, 1996). Atualmente é professor associado do departamento de matemática do IME-USP e orientador do programa de pós-graduação em ensino de matemática do IME. Tem experiência na área de educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, resolução de problemas, ensino de cálculo, tecnologias, criatividade, empatia, imaginação e a formação do professor de matemática.

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Publicado

2021-08-23

Como Citar

BORGES, M. F.; ALMEIDA, F. M. de; BROLEZZI, A. C. Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 24, p. 104–118, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i24.5497. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5497. Acesso em: 22 dez. 2024.