Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.5497

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino-aprendizagem, Pensamento algébrico

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa realizada sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos do 7º ano do ensino fundamental, por meio de atividades de investigação de matemática envolvendo sequências de padrões geométricos e numéricos. Analisamos a atividades Voo em V proposta por Ponte et al. (2009) a 20 alunos da Escola Municipal Centro Educacional Vereador Edson Athier Tamandaré localizada na cidade de Mirassol D´Oeste/MT. Pudemos estudar a percepção deles sobre os padrões, as regularidades e generalizações que aparecem nas sequências de padrões geométricos por meio do estudo do material de pesquisa, constituído dos registros escritos dos alunos e das observações dos pesquisadores. Utilizamos na análise os elementos caracterizadores do pensamento algébrico de Fiorentini et al. (1993), e constatamos que a utilização de atividades de investigação matemática contribuiu para o desenvolvimento dos alunos quanto a percepção de regularidades e de aspectos invariantes em contraste com os que não variam. Em relação ao o processo de generalização, alguns alunos foram capazes de expressar a posição de qualquer número da sequência por meio da linguagem natural, sendo necessário trabalhar com eles a transição para a linguagem algébrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Francisco Borges, Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT

Professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso atua nas disciplinas de Estágio Supervisionado e Investigações Matemáticas em sala de aula, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e Doutorado na Universidade de São Paulo - USP na área de ensino de Ciências e Matemática (2010). Possui experiência na área de Educação Matemática em temas como formação de professores e ensino por investigação . Atua em projetos de divulgação científica voltados para a educação básica, como os da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal e Meninas Investigadoras nas Ciências Exatas e em exposições interativas e itinerantes como o Jogos, Exposições e outras coisas sobre Matemática.

Flavia Maria de Almeida, Faculdade de Quatro Marcos

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT. Professora Seduc/MT e Unibras Mato Grosso, Mirassol D’Oeste/MT.

Antonio Carlos Brolezzi, Universidade de São Paulo (USP)

Possui licenciatura em matemática (IME-USP, 1987), mestrado em educação (FEUSP, 1991) e doutorado em educação (FEUSP, 1996). Atualmente é professor associado do departamento de matemática do IME-USP e orientador do programa de pós-graduação em ensino de matemática do IME. Tem experiência na área de educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, resolução de problemas, ensino de cálculo, tecnologias, criatividade, empatia, imaginação e a formação do professor de matemática.

Referências

BOGDAN, R. e BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANCO, N. O estudo de padrões e regularidades no desenvolvimento do pensamento algébrico. Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2008.

CARARO, E.F.F. et al. Metodologias de pesquisa em investigação sobre a formação de professores que ensinam matemática. Hipátia, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 143-154, 2020.

CASTRO, K.O. e DIAS, M.A. O trabalho com regularidades e padrões nos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. In: NAVARRO, E. R. e SOUSA, M.C. (Org.). Educação Matemática em pesquisa-perspectivas e tendências. 1ed.Guarujá-SP: Editora Científica Digital, 2021, v. 2, p. 305-318.

CUNHA, D.S.I. Investigações geométricas: desde a formação do professor até a sala de aula de Matemática. Rio de Janeiro: UFRJ: 2009.

DA SILVA, A.P. e DE CARVALHO, G.S. e DOS SANTOS, M.L.T. Investigação matemática em sala de aula. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, 2020.

DE OLIVEIRA, E.J. e GONÇALVES, T.M.N. Uma proposta de atividades para minimizar as dificuldades na aprendizagem de álgebra. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 10849-10863, 2021.

ERNEST, P. Investigações, resolução de problemas e pedagogia. In: ABRANTES, P. et al. Investigar para Aprender Matemática. Matemática para todos – investigações na sala de aula. Associação de professores de matemática. 1996.

FERREIRA, A.G. et al. Early Algebra Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: Manifestações do Pensamento Algébrico. A estrutura e o funcionamento do ensino e a formação escolar, p. 105.

FIORENTINI, D. et al. Contribuições para um repensar a Educação Algébrica Elementar. Pró-Posições, 4, 1(10), 78 – 91. 1993.

FIORENTINI, D.et al. Um estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. In: Seminário Luso-Brasileiro de Investigações Matemáticas no currículo e na formação do professor, 2005, Lisboa. Anais.... Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/seminario_lb.htm>. Acesso em: 13 mar. 2019.

MESTRE e C. O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4.º ano de escolaridade: Uma experiência de ensino.Tese Doutoramento em Educação na especialidade de Didática da Matemática - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2014.

MODANEZ, L. Das sequências de padrões geométricos à introdução ao pensamento algébrico. Dissertação de mestrado, PUC-São Paulo, Brasil. 2003.

NCTM Principles and standards for school mathematics. Reston, VA: NCTM. 2000.

PONTE, J. P.et al. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2003.

PONTE, J. P. e VELEZ, I. Representações em tarefas algébricas no 2º ano de escolaridade. Boletim GEPEM. Rio de Janeiro-RJ, Nº 59, p. 53-68, 2011.

PONTE, J. et al. Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, DGIDC. 2007. Disponível em: http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinobasico/index.php?s=directorio&pid=50. Acesso em: 02 abr 2019.

PONTE, J.P. Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal. Investigar em Educação, Lisboa: APM, 2003.

PONTE, J.P. et al. Sequências e funções: materiais de apoio ao professor. Tarefas para o 3.º ciclo – 7.º ano. Lisboa: DGIDC-ME. 2009.

RIBEIRO, A.C.S. et al. Estudo de progressão aritmética por meio da abordagem histórica dos números triangulares e quadrangulares. Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 1. 1ed.: Editora Científica Digital, 2021, v. , p. 504-515.

SANTOS, R., ROCHA, Z. F. D. C., CARGNIN, C. Uma Reflexão da Prática Docente a partir da Utilização de Tarefas Exploratórias. HIPÁTIA-Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 5, n. 2, p. 291-307, 2020.

THEODOROVSKI, R. e OLIVEIRA, F. . Padrões e o trabalho com sequências recursivas: Uma abordagem no desenvolvimento do pensamento algébrico. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 11, p. 219-236, 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-23

Como Citar

BORGES, M. F.; ALMEIDA, F. M. de; BROLEZZI, A. C. Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 24, p. 104–118, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i24.5497. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5497. Acesso em: 26 abr. 2024.