RECURSOS PARA O ENSINO DE VOLUME EM NÍVEIS DE ATIVIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autores

  • ELISÂNGELA BASTOS DE MELO ESPÍNDOLA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Jairo José Ribeiro Toscano de Brito Júnior UFRPE
  • Rayssa de Moraes da Silva UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i15.979

Palavras-chave:

Abordagem documental do didático; Níveis de atividade do professor; Volume de sólidos geométricos.

Resumo

Este estudo objetivou identificar o sistema de recursos de um professor de matemática nos níveis de sua atividade e na sua relação com o ensino de Volume de Sólidos Geométricos. Tomou-se como bases teóricas a abordagem documental do didático (GUEUDET; TROUCHE, 2007), o modelo de níveis de atividade do professor (MARGOLINAS, 2002) e o seu vínculo com os recursos no trabalho do professor- externo à sala de aula (MARGOLINAS; WOZNIAK, 2010; SABRA, 2016). Trata-se de um estudo de caso com um professor de matemática em uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Tomando-se por referência a investigação reflexiva (GUEUDET; TROUCHE, 2010), durante a fase de coleta de dados, buscamos acompanhar as atividades do professor em um período significativo de tempo, de modo contínuo e sobre o princípio reflexivo das informações, pelo pesquisado e pelo pesquisador. Os instrumentos de coleta de dados foram: a trajetória documental, a representação esquemática do sistema de recursos e entrevistas.  Dentre os resultados, destacam-se a interação entre a trajetória documental e o sistema de recursos do professor (no nível +3 - valores e concepções sobre o ensino/aprendizagem e nível +2 - construção global do tema) e as escolhas do professor para um projeto de aula (nível +1) sobre Volume de Sólidos Geométricos.  Ademais, distingue-se o que o professor utilizou e mobilizou para preparar o ensino do tema (recursos - mãe) do que o professor produziu e desenvolveu a partir dos recursos de origem (recurso - filho) (HAMMOUD, 2012). Nesse caso, faz-se uma análise de uma ficha de exercícios selecionada da internet e as adaptações realizadas pelo professor, prevendo seu uso em sala de aula.

 Palavras-chave: Abordagem documental do didático; Níveis de atividade do professor; Volume de sólidos geométricos.

 

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

ESPÍNDOLA, E. B. D. M.; RIBEIRO TOSCANO DE BRITO JÚNIOR, J. J.; DE MORAES DA SILVA, R. RECURSOS PARA O ENSINO DE VOLUME EM NÍVEIS DE ATIVIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 34–47, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i15.979. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/979. Acesso em: 22 dez. 2024.