Early Algebra: um mapa teórico a partir de estudos publicados no grupo de pesquisa RePARe
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.10759Palavras-chave:
Pesquisas em Early Álgebra, Pensamento Algébrico, Grupo RePARe, Formação de ProfessoresResumo
O presente artigo apresenta parte de uma dissertação de mestrado em andamento, e tem como objetivo analisar de que forma a Early Algebra vem sendo abordada em dissertações em um grupo de pesquisa de mestrado denominado de Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão em Educação Matemática (RePARe), no período de 2016 a 2022. Como abordagem metodológica, utilizamos os procedimentos do Mapeamento Teórico de Biembengut (2008). O mapeamento utilizado para análiseabarca um conjunto de três etapas: identificação, classificação e organização e reconhecimento e análise de características de relações entre as informações envolvidas na análise. Realizamos a seleção de pesquisas no acervo da biblioteca de uma universidade pública, no banco de dados do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e assim constituímos os dados. Nesse banco, identificamos um total de 180 dissertações, das quais, após instituirmos um critério de busca, obtivemos como resultado onze dez dissertações, sendo oito em ensino e aprendizagem e três formações de professores. Para a análise dos dados estabelecemos inicialmente três categorias: contexto da pesquisa, metodologia/caráter e referencial teórico. Nesse sentido, concluímos que a maioria das pesquisas no contexto de ensino e aprendizagem tem caráter metodológico diagnóstico. Os embasadores teóricos predominantes nas pesquisas foram os percursores internacionais em Early Algebra. Em suma, esses resultados destacaram a necessidade ampliação de reflexões bem como de pesquisas nessa área que tratem da formação de professores nessa área. Esse empenho é importante para que possamos acompanhar as discussões internacionais sobre o desenvolvimento do ensino de álgebra desde os anos iniciais.
Downloads
Métricas
Referências
BASTOS, L.S. Early Algebra: as estratégias de resolução de estudantes do 4º e 5º ano frente a problemas que aludem à álgebra. 2019. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus, 2019.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
BITENCOURT, D. V. Early álgebra na perspectiva do livro didático. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - UESC, Ilhéus, 2018.
BLANTON, M.; STEPHENS, A.; KNUTH, E.; GARDINER, A. M.; ISLER, I.; KIM, J.-S. The development of children’s algebraic thinking: the impact of a comprehensive early algebra intervention in third grade. Journal for Research in Mathematics Education, v. 46, n. 1, p. 39-87, 2016.
BLANTON, L.M; SCHIFTER, D.; LOFGREN, P; WILLIS, C.; DAVIS, F.; CONFREY, J. Early Algebra. In: VICTOR, J. K. (Ed.) Algebra: gateway to a technological future. Columbia/USA: The Mathematical Association of America, 2007. p. 7-14.
BLANTON, M.; KAPUT, J. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v.36, n.5, p.412-46, 2005.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 25 set. 2023.
BRINGUIER, J. C. Conversando com Jean Piaget. 2. ed. Trad. M. J. Guedes. Rio de Janeiro: Bertrand, 1993. 210p.
BRIZUELA, B. M. Desenvolvimento matemático na criança: explorando notações. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 136.
CANAVARRO, A. P. O pensamento algébrico na aprendizagem da matemática nos primeiros anos. Quadrante, v. XVI, n. 2, p. 81-118, 2007.
CARRAHER, D. W.; MARTINEZ, M. V.; SCHLIEMANN, A. D. Early algebra and mathematical generalization. ZDM Mathematics Education, v. 40, n. 1, p. 3-22, 2008.
CARRAHER, D.W.; SCHLIEMANN, A.D. Powerful ideas in elementary school mathematics. In: ENGLISH, L.D.; KIRSHNER, D. (Eds.). Handbook of International Research in Mathematics Education. 3.ed. New York: Routledge, 2015. p. 203-230.
JERÔNIMO, A.C. Um estudo comparativo entre os desempenhos dos alunos do ensino fundamental que já estudaram álgebra (9º ano) e os que ainda irão estudá-la formalmente (6º ano). 2019. 76f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus, Bahia, 2019.
KAPUT, J. Teaching and learning a new algebra. In: FENNEMA, E.; ROMBERG, T.A. (Eds.). Mathematics classrooms that promote understanding. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 1999. p. 133-155.
KIERAN, C.; PANG, J.; SCHIFFER, D.; NG, S. F. Early algebra: research into its nature, its learning, its teaching. Hamburg: ICME, 2016.
KIERAN. C. Duas abordagens diferentes entre os principiantes em álgebra. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. As ideias da álgebra. Tradução Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1995. p.104-110.
LINS, R.C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética a álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.
LUNA, A. V. A.; SOUZA. C. C. C. F. Discussão sobre o Ensino da álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educ. Matem. Pesq. São Paulo, v.15, Número Especial, p. p. 817 - 835. 2013.
MAGINA, S.M.P.; MERLINI, V.L.; SANTOS, A. dos. A estrutura multiplicativa sob a ótica da teoria dos campos conceituais: uma visão do ponto de vista da aprendizagem. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 3., 2012, Fortaleza, Brasil. Anais(...). Fortaleza: Brasil, 2012. p. 1-12.
MAGINA, S.M.P.; CAMPOS, T.; NUNES, T.; GITIRANA, V. Repensando adição, subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. São Paulo: PROEM, 2008.
MERLINI, V.L.; MAGINA, S.M.P.; TEIXEIRA, A.C.N. O que se sabe sobre equação, em representação icônica, os que formalmente ainda não sabem? In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEM, VII., Foz do Iguaçu, 4-8 de novembro. Paraná, 2018.
OLIVEIRA, C.F.S. Formação continuada de professores e a Early Algebra: uma intervenção híbrida. 2018. 225f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, BA, 2018.
PEREIRA, C.A; SANDMANN, A. Dificuldades do ensino da álgebra no ensino fundamental: algumas considerações. RECIT- Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, v.8, n.17, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5047. Acesso em: 18 jan. 2023.
PONTE, J.P.; BRANCO, N.; MATOS, A. Álgebra no ensino básico. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2009.
PORTO, R.S.O. Early álgebra: prelúdio da álgebra por estudantes do 3° e 5º anos do ensino fundamental. 2018. 177f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, 2018.
RIBEIRO, A.J.; CURY, H.C. Álgebra para a formação do professor: explorando os conceitos de equação e de função. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
RIBEIRO, L.L. Uma investigação sobre o raciocínio funcional no 6º ano do ensino fundamental. 2020. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ciências) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, 2020.
SANTANA, E.; ALVES, A.A.; NUNES, C.B. A Teoria dos Campos Conceituais num processo de formação continuada de professores. Bolema – Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. 53, p. 1162-1180, 2015.
SCHLIEMANN, A.D.; CARRAHER, D.W.; GOODROW. A.; CADDLE, M. C.; PORTER, M. Equations in elementary school. In: LINDMEIER, A.M.; HEINZE, A. (Eds.). Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, v. 4, pp. 161-168. Kiel, Germany: PME. 2013.
SOUZA, A.A. O ensino híbrido na formação continuada e a recontextualização pedagógica dos textos produzidos por professores dos anos iniciais em Early Algebra: um enfoque na relação funcional. 2020. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ciências) – UESC, Ilhéus, Bahia, 2020.
SOUZA, M. M. L. A. Early Algebra na concepção de professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental: antes e depois de uma formação continuada. 2021. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ciências) – UESC, Ilhéus, Bahia, 2021.
TEIXEIRA, A.C.N. A introdução do raciocínio funcional no 5º ano do ensino fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – UESC, Ilhéus, Bahia, 2016.
USISKIN, Z. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis. In: COXFORD, A.F.; SHULTE, A.P. As ideias da álgebra. São Paulo: Atual, 1995.
VERGNAUD, G. Comprehensive theory of representation for mathematics education. Journal of Mathematical Behavior, n. 17, v. 2, p. 167-181, 1998.
VIEIRA, F.S. O raciocínio funcional na educação infantil: um estudo exploratório. 2022. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ciências) – UESC, Ilhéus, Bahia, 2022.
YAMANAKA, O.; MAGINA, S. Um estudo da “Early Algebra” sob a luz da teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud. In: Encontro Paulista de Educação Matemática, 9., 2008, Bauru. Anais(...). São Paulo: SBEM/SBEMSP, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rita de Cássia Calazans lemos, Marlúbia Corrêa de Paula, Sandra Maria Pinto Magina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.