Índice de citação: um estudo de caso sobre o periódico Ensino em Perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5576

Palavras-chave:

Artigo científico, Impacto de citação, Periódico científico, Revista de ensino, Google Scholar

Resumo

O artigo versa sobre o índice de citação do Google Scholar, adotado como critério principal a ser considerado avaliação para as revistas de humanidades no quadriênio 2017-2020. O objetivo foi analisar os principais artigos que impactaram no índice h5 da revista Ensino em Perspectivas (EnPe).  Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que utilizou o perfil público da revista EnPe no Google Scholar como plataforma de coleta de dados.  Os resultados demonstraram que índices h5, em 10 de junho de 2021, é igual a 6, pois havia 9 artigos citados 6 ou mais vezes. As análises possibilitam inferir que por ser uma revista com apenas um ano e meio de existência seus índices no Google são relativamente bons, bem como que as temáticas mais citadas eram variadas, versando sobre formação de professor, gênero, inclusão, gestão pública, dentre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Pós-doutoranda em Educação pela Universidade de Salamanca. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE.

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Curso de Licenciatura em Enfermagem. Enfermeira do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Gestão de Organizações Aprendentes pela UFPB.

Referências

ARRUDA, A.; CASTRO, E.; BARRETO, R. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534. Acesso em: 03 jan. 2021.

BARBOSA, R.; SABOIA, V. Diversidade e construção da identidade da criança no cotidiano da educação infantil. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-3, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4512. Acesso em: 03 jan. 2021.

BARDIN, L. Análise do conteúdo. 4. ed. Lisboa: 70, 2010.

COELHO, K. A educação feminina cearense pela ótica da Escola Normal (1884-1930). Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4529. Acesso em: 03 jan. 2021.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/alle/textos/NSAF-AsPesquisasDenominadasEstadodaArte.pdf. Acesso em: 15 abr.2020

FERREIRA NETO, J. O legado da Associação Terreiro para a capoeira do Ceará. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4533. Acesso em: 03 jan. 2021.

FIALHO, L. M. F. Ensino em Perspectivas: a experiência de elaboração coletiva de um periódico científico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e324555, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4555. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4555. Acesso em: 10 jun. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. Juventudes em políticas públicas: o estado da questão em pesquisas cearenses (2010-2016). Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 15, p. 163, 2020. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7457. Acesso em: 10 jun. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; FREIRE, V. C. C. Pesquisas em História da Educação publicadas por periódicos do Norte e Nordeste do Brasil. Práxis Educacional, v. 16, p. 382-403, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6904. Acesso em: 10 jun. 2021.

FREITAS, B.; FREITAS, M.; CAVALCANTE, G. Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o olhar docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4510. Acesso em: 03 jan. 2021.

FREITAS, M.; FREITAS, B.; ALMEIDA, D. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540. Acesso em: 03 jan. 2021.

FREITAS, M.; FREITAS, B.; CAVALCANTE, G. A importância da escola para crianças em contexto familiar monoparental. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4536. Acesso em: 03 jan. 2021.

GUERRA, F. Geoecologia das paisagens como contributo ao ensino de geografia física. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-3, 2020b. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4513. Acesso em: 03 jan. 2021.

GUERRA, F. Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020a. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4530. Acesso em: 03 jan. 2021.

JORGE, F.; ARAÚJO, A. Reflexões sobre a história do Pinóquio e os direitos das crianças. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4542. Acesso em: 03 jan. 2021.

MOURA, A.; PORTELA, A.; LIMA, A. Uma experiência de aprendizagem cooperativa no curso de Letras. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4541. Acesso em: 03 jan. 2021.

NASCIMENTO, K. A. S. do; FIALHO, L. M. F.; BRANDENBURG, C. Índice h5 e i10 do Google Scholar: um estudo de caso. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e314204, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.4204. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4204. Acesso em: 10 jun. 2021.

OLIVEIRA NETO, B. Gestão pública da educação infantil: o trabalho coletivo em benefício de um ensino significativo. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4525. Acesso em: 03 jan. 2021.

PINHEIRO, A. A. DE; OLIVEIRA NETO, B.; MACIEL, N. M. A importância da educação ambiental para o aprimoramento profissional, docente e humano. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4544. Acesso em: 03 jan. 2021.

ROLIM, M.; ALMEIDA, D. A evasão estudantil no curso de letras português da FECLESC. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4532. Acesso em: 03 jan. 2021.

SILVA, P.; JORGE, F.; FERREIRA, F. Meninas e meninos: brincar e suas relações de gênero. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-7, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4535. Acesso em: 03 jan. 2021.

SOUSA, F. G. A. de; FERNANDES, F. R. Principais discussões tecidas nas publicações mais citadas da Revista Educação & Formação (2016-2019). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1 - 16, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3473. Acesso em: 03 jan. 2021.

Publicado

2021-06-16

Como Citar

FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S. . Índice de citação: um estudo de caso sobre o periódico Ensino em Perspectivas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335576, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5576. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5576. Acesso em: 21 nov. 2024.