Sopa de letrinhas: a construção de um corpo-coro rumo ao letramento em diversidade na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15277Palavras-chave:
Letramento em Diversidade, Pedagogias Queer, Educação BásicaResumo
No Brasil, tornou-se corriqueiro ouvirmos críticas do tipo: “para que tantas letras na sigla que representa a diversidade?” Sempre em tom de deboche, acusam os LGBTIA+ de forçar a expansão das existências. Por isso, é importante desmantelar os estereótipos cristalizados no senso comum, que acabam alimentando a LGBTIAfobia. Para tanto, o presente trabalho tem como desenho metodológico a pesquisa de natureza aplicada, partindo da realidade para propor rodas de conversas e a construção de um glossário, que visam a ampliar o entendimento sobre gênero e diversidade junto à comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão. Ao construir a realidade de novos discursos, desempenha-se um papel político e pedagógico central na formação do sujeito-gênero, do corpo-sujeito e da sexualidade. Por isso, constata-se a importância de tornar a escola um ambiente que desconstrua estereótipos, rumo ao respeito à diversidade e a uma escola cidadã para todas, todos e todes.
Downloads
Referências
CRUZ, Paula Beatriz de Souza; YORK, Sara Wagner. O corpo trans na educação e a luta anti-LGBTIfóbica. In: YORK, Sara W; SILVA, Sérgio Luiz B. da S.; NOLASCO-SILVA, Leonardo. Gênero e sexualidade na educação. Salvador: Devires, 2022. p. 71-90.
ODARA, Thiffany. Pedagogia da desobediência: travestilizando a educação. Salvador: Editora Devires, 2020. 129p.
PASSOS, Maria Clara Araújo dos. Pedagogias das travestilidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022. 126p.
PFEIL, Bruno Latini et al. (org.). Estudos transviades: masculinidades outras. Uberlândia: O sexo da palavra, 2023. 224p.
TRUJILLO, Gracia. O feminismo queer é para todo mundo. Tradução: Djalma Thurller e Helder Thiago Maia. Salvador: Devires, 2023. 162p.
WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-42.
YORK, Sara Wagner; NOLASCO, Leonardo. Escolas para todas, todes, todxs e todos: uma conversa preliminar sobre gêneros e sexualidades. In: YORK, Sara W; SILVA, Sérgio Luiz B. da S.; NOLASCO-SILVA, Leonardo. Gênero e sexualidade na educação. Salvador: Devires, 2022. p. 15-26.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Manuela Rodrigues Santos, Hannah Victória Santana Bittencourt, Samy Santos Peixoto (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.







