Sopa de letrinhas: a construção de um corpo-coro rumo ao letramento em diversidade na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15277

Palavras-chave:

Letramento em Diversidade, Pedagogias Queer, Educação Básica

Resumo

No Brasil, tornou-se corriqueiro ouvirmos críticas do tipo: “para que tantas letras na sigla que representa a diversidade?” Sempre em tom de deboche, acusam os LGBTIA+ de forçar a expansão das existências. Por isso, é importante desmantelar os estereótipos cristalizados no senso comum, que acabam alimentando a LGBTIAfobia. Para tanto, o presente trabalho tem como desenho metodológico a pesquisa de natureza aplicada, partindo da realidade para propor rodas de conversas e a construção de um glossário, que visam a ampliar o entendimento sobre gênero e diversidade junto à comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão. Ao construir a realidade de novos discursos, desempenha-se um papel político e pedagógico central na formação do sujeito-gênero, do corpo-sujeito e da sexualidade. Por isso, constata-se a importância de tornar a escola um ambiente que desconstrua estereótipos, rumo ao respeito à diversidade e a uma escola cidadã para todas, todos e todes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Rodrigues Santos, Instituto Federal de Sergipe

Graduada em Letras (UFS), Mestre em Sociologia (UFS) e Doutora em Literatura (UnB). Atua como professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Sergipe. Desenvolve estudos ligados a Poéticas Contemporâneas, Teoria, Políticas e Pedagogias Cuir, Estudos Trans, Transfeminismos.

Hannah Victória Santana Bittencourt, Instituto Federal de Sergipe

Graduanda do Curso Superior em Tecnologia em Alimentos (IFS/São Cristóvão). Possui formação Técnica em Química (IFS/Campus Aracaju) e Agroindústria (IFS/São Cristóvão).

Samy Santos Peixoto, Instituto Federal de Sergipe

Graduando do Curso Superior em Tecnologia em Agroecologia (IFS/São Cristóvão).  Ativista e Militante pelos direitos das pessoas LGBTQIAPN+.

Referências

CRUZ, Paula Beatriz de Souza; YORK, Sara Wagner. O corpo trans na educação e a luta anti-LGBTIfóbica. In: YORK, Sara W; SILVA, Sérgio Luiz B. da S.; NOLASCO-SILVA, Leonardo. Gênero e sexualidade na educação. Salvador: Devires, 2022. p. 71-90.

ODARA, Thiffany. Pedagogia da desobediência: travestilizando a educação. Salvador: Editora Devires, 2020. 129p.

PASSOS, Maria Clara Araújo dos. Pedagogias das travestilidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022. 126p.

PFEIL, Bruno Latini et al. (org.). Estudos transviades: masculinidades outras. Uberlândia: O sexo da palavra, 2023. 224p.

TRUJILLO, Gracia. O feminismo queer é para todo mundo. Tradução: Djalma Thurller e Helder Thiago Maia. Salvador: Devires, 2023. 162p.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-42.

YORK, Sara Wagner; NOLASCO, Leonardo. Escolas para todas, todes, todxs e todos: uma conversa preliminar sobre gêneros e sexualidades. In: YORK, Sara W; SILVA, Sérgio Luiz B. da S.; NOLASCO-SILVA, Leonardo. Gênero e sexualidade na educação. Salvador: Devires, 2022. p. 15-26.

Publicado

25-07-2025

Como Citar

SANTOS, M. R.; BITTENCOURT, H. V. S.; PEIXOTO, S. S. Sopa de letrinhas: a construção de um corpo-coro rumo ao letramento em diversidade na educação básica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15277, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15277. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15277. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Estudos Trans e Cuir: intersecções e diálogos