Leitura e escrita do estudante com deficiência intelectual: contribuições das histórias em quadrinhos (HQs)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15234

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Deficiência Intelectual, Leitura e escrita.

Resumo

Este artigo tem como temática a apropriação da leitura e da escrita por parte de estudantes com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo resulta da pesquisa de mestrado intitulada História em quadrinhos como recurso mediador para o aprimoramento da leitura e escrita do educando com deficiência intelectual (2022) e tem como objetivo analisar a contribuição da história em quadrinhos como recurso mediador para a aprendizagem da leitura e escrita de educandos com DI, em específico nas habilidades linguísticas de leitura e escrita. Tem fundamentos na Teoria Histórico-Cultural (THC) com estudos exploratórios, descritivos e aplicados com a utilização do experimento didático pedagógico e teve 10 participantes – dois com deficiência intelectual e oito com dificuldades no processo de aprendizado relacionado às habilidades de leitura e escrita. Neste artigo apresentamos dados de dois participantes e os resultados indicam respostas satisfatórias quando as analisamos em comparação às propostas com texto em prosa.

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Biografia do Autor

Roseneide Maria Batista Cirino, Universidade Estadual do Paraná

Professora Associada da Universidade Estadual do Paraná professora do Colegiado Pedagogia, Coordenadora do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação Inclsiva PROFEI /UNESPAR. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial Inclusiva. Coordenadora da 2ª Licenciatura em Educação Especial Inclusiva - Parfor equidade e Lider do GPEPI – Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas Inclusivas

Janete Aparecida Primon, Prefeitura Municipal de Apucarana

Professora da Rede Municipal de Apucarana do Ensino Fundamental anos iniciais. Licenciada em Pedagogia e Mestra em Educação Inclusiva pela UNESPAR Campus de Paranaguá.

Gilmar de Carvalho Cruz , Unicentro Campus Irati

Professor associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR / Paranaguá)

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Publicado

21-10-2025

Como Citar

CIRINO, R. M. B.; PRIMON, J. A.; CRUZ , G. de C. Leitura e escrita do estudante com deficiência intelectual: contribuições das histórias em quadrinhos (HQs). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15234, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15234. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15234. Acesso em: 5 dez. 2025.