Leitura e escrita do estudante com deficiência intelectual: contribuições das histórias em quadrinhos (HQs)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15234Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Deficiência Intelectual, Leitura e escrita.Resumo
Este artigo tem como temática a apropriação da leitura e da escrita por parte de estudantes com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo resulta da pesquisa de mestrado intitulada História em quadrinhos como recurso mediador para o aprimoramento da leitura e escrita do educando com deficiência intelectual (2022) e tem como objetivo analisar a contribuição da história em quadrinhos como recurso mediador para a aprendizagem da leitura e escrita de educandos com DI, em específico nas habilidades linguísticas de leitura e escrita. Tem fundamentos na Teoria Histórico-Cultural (THC) com estudos exploratórios, descritivos e aplicados com a utilização do experimento didático pedagógico e teve 10 participantes – dois com deficiência intelectual e oito com dificuldades no processo de aprendizado relacionado às habilidades de leitura e escrita. Neste artigo apresentamos dados de dois participantes e os resultados indicam respostas satisfatórias quando as analisamos em comparação às propostas com texto em prosa.
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