A importância da educação feminista: sensibilização para uma turma do 2º ano do ensino médio integrado do IFPA
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15124Palavras-chave:
Educação Feminista, Desconstrução Patriarcal, Equidade de Gênero, ENEM.Resumo
Este artigo analisa os resultados das práticas educativas no contexto do feminismo, a partir das experiências formativas obtidas no projeto de pesquisa “A escrita feminina na literatura amazônica e latino-americana”. O estudo enfatiza como a educação feminista, fundamentada em métodos e conteúdos específicos que abordam a realidade e as vivências das mulheres sob uma perspectiva de gênero, contribui para ampliar o repertório sociocultural dos alunos para as provas do Enem. Contudo, foram realizadas quatro ações de sensibilização: a leitura de textos canônicos, a leitura de obras literárias com enfoque feminista, uma sessão de cinema seguida de debate e a produção de textos dissertativos pelos alunos. Os referenciais teóricos baseiam-se em Simone de Beauvoir (2009), Françoise Vergès (2020) e Pierre Bourdieu (2017), os quais exploram o machismo estrutural e a sociedade patriarcal, e Hooks (2018) no que diz respeito à importância da educação feminista no contexto ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BORDIEU, Pierre, A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
HOOKS, Bell. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
HOOKS, Bell. Eu não sou uma mulher? mulheres negras e feminismo. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 37. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
REIS, Wellingson Valente dos; CASTRO, José Guilherme de Oliveira; TEIXEIRA, Lucilinda Ribeiro. Rito de passagem da vida: a recepção de Maria Lúcia Medeiros por alunos do Instituto Federal do Pará. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 225–242, 8 Jul 2018. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9330. Acesso em: 07 fev. 2025.
VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. Trad. de Jamille Pinheiro Dias e Raquel Camargo. São Paulo: Editora Ubu, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marina Denise Hollanda Souza, Wellingson Valente dos Reis (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.







