A importância da educação feminista: sensibilização para uma turma do 2º ano do ensino médio integrado do IFPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15124

Palavras-chave:

Educação Feminista, Desconstrução Patriarcal, Equidade de Gênero, ENEM.

Resumo

Este artigo analisa os resultados das práticas educativas no contexto do feminismo, a partir das experiências formativas obtidas no projeto de pesquisa “A escrita feminina na literatura amazônica e latino-americana”. O estudo enfatiza como a educação feminista, fundamentada em métodos e conteúdos específicos que abordam a realidade e as vivências das mulheres sob uma perspectiva de gênero, contribui para ampliar o repertório sociocultural dos alunos para as provas do Enem. Contudo, foram realizadas quatro ações de sensibilização: a leitura de textos canônicos, a leitura de obras literárias com enfoque feminista, uma sessão de cinema seguida de debate e a produção de textos dissertativos pelos alunos. Os referenciais teóricos baseiam-se em Simone de Beauvoir (2009), Françoise Vergès (2020) e Pierre Bourdieu (2017), os quais exploram o machismo estrutural e a sociedade patriarcal, e Hooks (2018) no que diz respeito à importância da educação feminista no contexto ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marina Denise Hollanda Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduanda no curso de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa no Instituto Federal do Pará, IFPA - campus Belém. Pesquisadora do projeto de pesquisa: “A escrita feminina na literatura amazônica e latino-americana” e bolsista no programa Residência Pedagógica desde 2023.

Wellingson Valente dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura pela UNAMA (Universidade da Amazônia). Docente do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Belém; Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação - GIPACE (IFPA/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Mulheres Amazônidas e Latino-americanas na Literatura e nas Artes - MALALAS (UFPA/CNPq).

Referências

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VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. Trad. de Jamille Pinheiro Dias e Raquel Camargo. São Paulo: Editora Ubu, 2020.

Publicado

10-11-2025

Como Citar

SOUZA, M. D. H.; REIS, W. V. dos. A importância da educação feminista: sensibilização para uma turma do 2º ano do ensino médio integrado do IFPA. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15124, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15124. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15124. Acesso em: 5 dez. 2025.