Educação X Indústria Cultural: a produção do ressentimento e semiformação
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5588Palabras clave:
Educação, Indústria cultural, Ressentimento, SemiformaçãoResumen
Este artigo é parte dos resultados de uma dissertação de mestrado acerca do processo de naturalização da barbárie pelo ressentimento que produz sujeitos semiformados. Temos como objetivo analisar a influência dos media na educação de crianças e de adolescentes, como forma de evidenciar as consequências desse processo na reprodução dos sujeitos e no recrudescimento da regressão dos sentidos. De cunho teórico analítico, a pesquisa recorre à Teoria Crítica da Sociedade (ADORNO, 1995). Uma das apostas deste estudo é que a transformação social requer a potencialização da escola como lócus privilegiado de compreensão da realidade social. Concluímos que uma grande parcela da sociedade contemporânea reage de forma bárbara, contra si ou terceiros, por não ter consciência de outras possibilidades. Tal fato pode ser observado em decorrência do processo de semiformação produzido pelos mass media, que impede a elaboração do passado e, assim, promove a perpetuação das subjetividades existentes.
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