Educação X Indústria Cultural: a produção do ressentimento e semiformação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5588

Palabras clave:

Educação, Indústria cultural, Ressentimento, Semiformação

Resumen

Este artigo é parte dos resultados de uma dissertação de mestrado acerca do processo de naturalização da barbárie pelo ressentimento que produz sujeitos semiformados. Temos como objetivo analisar a influência dos media na educação de crianças e de adolescentes, como forma de evidenciar as consequências desse processo na reprodução dos sujeitos e no recrudescimento da regressão dos sentidos. De cunho teórico analítico, a pesquisa recorre à Teoria Crítica da Sociedade (ADORNO, 1995). Uma das apostas deste estudo é que a transformação social requer a potencialização da escola como lócus privilegiado de compreensão da realidade social. Concluímos que uma grande parcela da sociedade contemporânea reage de forma bárbara, contra si ou terceiros, por não ter consciência de outras possibilidades. Tal fato pode ser observado em decorrência do processo de semiformação produzido pelos mass media, que impede a elaboração do passado e, assim, promove a perpetuação das subjetividades existentes.

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Biografía del autor/a

Gianni Marcela Boechard, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda na linha de Educação Especial e Processos Inclusivos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e Professora da rede municipal de Cariacica/ES.

Angela do Nascimento Paranha de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda na linha de Educação Especial e Processos Inclusivos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e Professora e Pedagoga da rede municipal de Cariacica/ES.

Citas

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Publicado

2021-06-17

Cómo citar

BOECHARD, G. M.; OLIVEIRA, A. do N. P. de. Educação X Indústria Cultural: a produção do ressentimento e semiformação . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335588, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5588. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5588. Acesso em: 21 nov. 2024.