Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3518Palabras clave:
Capoeira, Memória, FormaçãoResumen
A Capoeira resiste nas periferias das grandes cidades assumindo status educacional, formal ou não formal, é reconhecida de diversas formas pela sociedade, inclusive como patrimônio cultural, sendo assim, indispensável o registro de sua história e memórias. O objetivo desse trabalho foi investigar o legado educacional do Mestre Chitãozinho para a Capoeira alencarina, compreendendo o período que ministrou treinos no Projeto ABC do João XXIII, localizado na periferia de Fortaleza-CE. Dessa forma, pensa-se que esse trabalho está contribuindo para o registro da memória local, contando a história do homem comum. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com suporte na memória, por meio de contato virtual, sob um olhar (Net)etnográfico, narrativa autobiográfica e questionário. Conclui-se que o seu legado educacional colaborou para a formação de outros mestres de capoeira que ministram treinos em projetos sociais, fazem palestras, ministram oficinas colaborando, dessa forma, para a divulgação da Capoeira alencarina, da periferia de Fortaleza.
Descargas
Citas
AVELINO, Ysnaira Pollyanna Damasceno; SOUSA, Anna Caroline Silva Costa; SILVA, Robson Carlos da. A Capoeira como aparelhagem social de visibilidade do negro: identidade e ascensão social. In: MIRANDA, José da Cruz Bispo de; SILVA, Robson Carlos da (org.). Entre o Derreter e o Enferrujar: os desafios da educação e da formação profissional. Fortaleza: EdUECE, 2015.
CAMPOS, Hélio. Capoeira na Universidade: uma trajetória de resistência. Salvador: EDUFBA, 2001.
CARVALHO FILHO, José Bento de. Capoeira: a história do Mestre Zé Renato. Literatura de cordel. Fortaleza – CE, 1997.
CASTRO JÚNIOR, Luis Vitor. Capoeira Angola: olhares e toques cruzados entre historicidade e ancestralidade. In: Revista Brasileira Ciência Esporte. Campinas, v. 25, n. 2, p. 143-158, jan. 2004.
ESPIRRO MIRIM: A Fortaleza do Ceará na Capoeira. In: Cordão Branco: A Revista dos Mestre. Ano I, nº 2. Rio de Janeiro: Camargo e Moraes Editora, 2001. (24-29)
RODRIGUES, Rui Martinho. História, fontes e caminhos da educação e da cultura. In: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia [et al.] (org.). Escolas e culturas: políticas, tempos e territórios educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2009. p.422-441.
SILVA, Robson Carlos da. Educação, Cultura e Escola: A escola de capoeira e as interlocuções possíveis entre o formal e o não formal. In: SILVA, Robson Carlos da; MIRANDA, José da Cruz Bispo de (org.). Cultura, Sociedade e Educação Brasileira: teceduras e interfaces possíveis. Fortaleza: EdUECE, 2015.
SILVA, Sammia Castro. Protagonismo no ensino da Capoeira no Ceará: relações entre lazer, aprendizagem e formação profissional. 2013. 113f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2013.
SOUSA, Manoel Lima. Questionário elaborado por José Olímpio Ferreira Neto. 2017.
SOUSA, Manoel Lima de. Memória e História dentro dos Processos de Construção e Reconstrução Sócio-cultural do Ser. Narrativa solicitada por José Olímpio Ferreira Neto para a pesquisa Narrativa de vida do Mestre Chitãozinho: o ABC do João XXIII como espaço de formação de capoeiristas. 2017.
VIEIRA, Luiz Renato. O Jogo da Capoeira Corpo e Cultura Popular no Brasil. 2ªed., Rio de Janeiro, RJ: Sprint, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 José Olímpio Ferreira Neto, Robson Carlos da Silva (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.