Educação matemática inclusiva e deficiência visual: um panorama das pesquisas brasileiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15231

Palabras clave:

Educação Matemática, Educação Inclusiva, Deficiência Visual, Formação de Professores.

Resumen

Este artigo de revisão da literatura (ARL) objetiva analisar dissertações e teses, no campo da educação matemática, que dialogam com a formação de professores e a ação docente com estudantes com deficiência visual. Possui como referencial teórico os estudos de Fernandes e Heally (2011), Moura (2015), Vasconcelos e Manrique (2014), Silva (2010) e Barbosa et al. (2020). O ARL foi desenvolvido segundo Hohendorff (2014) e norteado por uma abordagem qualitativa, a partir da seleção de produções, com base em descritores específicos, do período de 2015-2023, disponíveis no BDTD, analisando-as segundo a perspectiva interpretativista conceituada por Stake (2011). Face ao processo investigativo desenvolvido, as publicações apresentam como campo de abordagem: “Formação inicial e continuada de professores”, “Práticas na/para sala de aula” e “Produção e análise de materiais para o ensino”. Nessa perspectiva, novos estudos são necessários, para que possamos ampliar a discussão da deficiência visual no âmbito da educação matemática inclusiva.

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Biografía del autor/a

Andréa Andrade Moura, Universidade Estadual da Paraíba

Professora efetiva dos Estados da Paraíba e Pernambuco. É aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB/Campus I.

Eduardo Gomes Onofre, Universidade Estadual da Paraíba

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI, ambos na UEPB. Doutor em Sociologia pela Universidade de Estrasburgo – França.

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Publicado

2025-10-01

Cómo citar

MOURA, A. A.; ONOFRE, E. G. Educação matemática inclusiva e deficiência visual: um panorama das pesquisas brasileiras: . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15231, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15231. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15231. Acesso em: 5 dic. 2025.