O ensino da matemática para alunos com deficiência intelectual: uma revisão sistemática de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15154

Palabras clave:

Deficiência Intelectual., Educação Especial, Matemática, Methodi Ordinatio.

Resumen

A inclusão de alunos com Deficiência Intelectual no ensino de Matemática apresenta desafios que demandam práticas pedagógicas eficazes. O objetivo desse estudo é analisar as práticas pedagógicas no ensino da Matemática para alunos com DI. A metodologia adotada foi de uma Revisão Sistemática, por meio do Methodi Ordinatio, abrangendo o período de 2018 a 2023. Foram consultadas as bases Web of Science, Scopus, Science Direct e SciELO, utilizando os descritores "Mathematics", "Intellectual Disability" e "Special Education". Os resultados indicaram que as práticas pedagógicas inclusivas, como uso de materiais concretos, jogos e softwares educacionais, são eficazes no ensino e aprendizagem desses alunos. Entretanto, desafios como escassez de recursos, necessidade de adaptação curricular, legislações efetivas e desenvolvimento profissional contínuo dos professores foram destacados. É necessário investir na formação continuada, garantir acesso a recursos adequados e promover ambientes educacionais inclusivos que possibilitem a todos os alunos oportunidades de aprendizado significativo em Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maycon Hryniewicz de Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2024), Campus Ponta Grossa. É graduado em Pedagogia pela Faculdade de Pinhais (2011) e em Administração Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020). Possui especializações em Educação para Inclusão da Diversidade Especial e Social pelo Instituto Superior Tupy (2012), em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2013) e em Tutoria em Educação a Distância pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto (2020). Atualmente, é professor do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Adriela Maria Noronha, Instituto Federal Catarinense

Coordenadora Geral de Ensino - CGE do IFC campus Concórdia. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, área: Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal Catarinense, campus: Concórdia. Professora da Especialização em Educação Matemática, IFC - campus Concórdia. Professora da Especialização em Educação Especial IFC- Campus Rio do Sul. Membra da equipe do Atendimento Educacional Especializado, IFC-campus Concórdia. Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia, UTFPR/Ponta Grossa (2022). Mestra em Educação nas Ciências, Unijuí/RS (2017). Graduada em Matemática Licenciatura pela mesma Instituição (2008). Graduada em Educação Especial - UFSM (2018). Membra do Grupo de Pesquisa: O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência UTFPR/Ponta Grossa e do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusão IFC/SC.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).Licenciada em Matemática (UEPG), Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em pesquisas, tem como ênfase as temáticas: Ensino de Matemática, Educação Matemática Inclusiva, Uso de Tecnologias no ensino de Matemática. Participou do programa internacional PREFALC: França-Colômbia-Brasil (Projeto regional de cooperação França, América Latina e Caribe). Professor responsável externo do Projeto de Mestrado Interdisciplinar Multicultural em Inovação Educativa, Inovação Tecnológica e Gestão do conhecimento (México-BUAP/ INSA de Lyon-França). Recebeu o Prêmio Tese de CAPES (orientador) no ano de 2018, melhor tese na Área de Ensino. É membro eleito do Comitê de Assessores da Área (CAAs)- Ciências Humanas-2020/2024 da Fundação Araucária. Coordenou o Projeto "Rethinking teacher education: Fostering inclusive practices for visually-impaired students in mathematics classes", financiado pela Teachers College e Fundação Lemann. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Foi Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (2015-2023). Foi coordenador e atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia nos cursos Mestrado Profissional (PPGECT) e Doutorado Acadêmico (PPGECT). Professor de Cálculo Diferencial e Integral II, Líder do Grupo de Pesquisa "O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência", Editor-Chefe da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT). Membro associado a ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática da SBEM, Membro da RedDOLAC - Red de Docentes de América Latina y del Caribe.

Marizete Righi Cechin, Universidade Tecnológica do Paraná

Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Ponta Grossa. Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, na Université de Technologie de Compiègne/FR, tendo a CAPES como instituição de fomento durante o período. Professora titular da UTFPR campus Guarapuava. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Possui especialização em Letras Português-Inglês. Licenciada em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição. Atua na graduação na UTFPR-Guarapuava desde 2011. Na pós-graduação, no PPGECT, na UTFPR-Ponta Grossa, no mestrado e no doutorado, desde 2021. Orcid: 0000-0001-7651-8082Web of Science ResearchID: F-8206-2016

Citas

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Intellectual disability fact sheet-DSM-5. Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.

BOUCK, Emily C.; LONG, Holly. Teaching students with intellectual and developmental disabilities to calculate cost after discounts via schematic diagrams. Research in Developmental Disabilities, v. 102, p. 103656, 2020.

BOUCK, Emily C.; PARK, Jiyoon; SHURR, Jordan. Using the virtual-representational instructional sequence to support the acquisition and maintenance of mathematics for students with intellectual disability. International Journal of Developmental Disabilities, v. 67, n. 3, p. 217-228, 2021.

COX, Sarah K.; JIMENEZ, Bree A. Mathematical interventions for students with autism spectrum disorder: Recommendations for practitioners. Research in Developmental Disabilities, v. 105, p. 103744, 2020.

DAVID, Carmen Viorica; COSTESCU, Cristina Anamaria; ROȘAN, Adrian Marian. Factors That Support Technology Integration Practices in the Math Education of Children with Intellectual Disabilities. Children, v. 10, n. 6, p. 918, 2023.

HORD, Casey; DUPPSTADT, Marissa; MARITA, Samantha; PESCATRICE, Stephanie. Access to seventh grade mathematics: A case study of two students with mild intellectual disability. Journal of Intellectual Disabilities, v. 25, n. 1, p. 31-49, 2021.

KLEEMANS, Tijs; SEGERS, Eliane; VERHOEVEN, Ludo. Individual differences in basic arithmetic skills in children with and without developmental language disorder: Role of home numeracy experiences. Early Childhood Research Quarterly, v. 43, p. 62-72, 2018.

LINDSTRÖM, Esther Ritva; FISHER, Emma; COOK, Megan; PERRELLA, Mariangela; MCFADDEN, Kimberly; CHEN, Rui; FALLAH, Mohammad Bahadori. An observation study of mathematics instruction for students with IDD in grades K-2. Research in Developmental Disabilities, v. 141, p. 104591, 2023.

MOJICA, José Marcos López. Comprensión de la probabilidad de jóvenes con discapacidad intelectual. Revista científica, n. 33, p. 306-315, 2018.

MOURA, Thainá Letícia Dourado; BENITEZ, Priscila; GOMES, Vivilí Maria Silva; ELIAS, Nassim Chamel; PICHARILLO, Alessandra Daniele Messali. Trajetória educacional de estudantes com autismo e deficiência intelectual: avaliação de leitura, escrita, matemática e comportamento verbal. Ciência & Educação (Bauru), v. 29, p. e23010, 2023.

PAGANI, Regina; KOVALESKI, João Luiz; RESENDE, Luis Mauricio. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, 1–27, 2015. DOI:10.1007/s11192-015-1744-x

PAGANI, Regina Negri; KOVALESKI, João Luiz; RESENDE, Luis Mauricio Martins de. Avanços na composição da Methodi Ordinatio para revisão sistemática de literatura. Ciência da Informação, Brasília, v. 46, n. 2, p. 161–187, maio/ago. 2017.

PARK, Jiyoon; BOUCK, Emily C.; JOSOL, Cynde K. Maintenance in mathematics for individuals with intellectual disability: A systematic review of literature. Research in Developmental Disabilities, v. 105, p. 103751, 2020.

SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83–89, jan./fev. 2007.

SATELER, Francisco Roja; ULLOA, Constanza San Martín; GUZMÁN, Andrea Cáceres; VEGA, Chenda Ramírez; CORDOVA, Vanessa Vega; VIDELA, María Victoria Martínez; OLAVARRÍA; Ximena Paniagua. Oportunidades de aprendizaje matemático para estudiantes con discapacidad intelectual en escuelas de educación especial. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, p. e0122, 2021.

SCHNEPEL, Susanne; AUNIO, Pirjo. A systematic review of mathematics interventions for primary school students with intellectual disabilities. European Journal of Special Needs Education, v. 37, n. 4, p. 663-678, 2022.

TAKINAGA, Sofia Seixas; MANRIQUE, Ana Lúcia. O Uso da Tecnologia e suas Contribuições para a Formação Integral do Aluno com Transtorno do Espectro Autista e do Aluno com Deficiência Intelectual nas Aulas de Matemática. Sisyphus-Journal of Education, v. 10, n. 3, p. 33-46, 2023.

TAN, Paulo; LAMBERT, Rachel; PADILLA, Alexis; WIEMAN, Rob. A disability studies in mathematics education review of intellectual disabilities: Directions for future inquiry and practice. The Journal of Mathematical Behavior, v. 54, p. 100672, 2019.

VIGINHESKI, Lucia Virginia; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; SHIMAZAKI; Elza Midori; CASSANDRE, Marcio Pascoal. Formation of mathematical concepts by the intellectually disabled by means of soroban. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, p. 970-994, 2020.

WILSON, Jonee; HUNT, Jessica H. Marginalized within the margins: Supporting mathematics meaning making among students with learning disabilities. The Journal of Mathematical Behavior, v. 67, p. 100982, 2022.

Publicado

2025-10-30

Cómo citar

ALMEIDA, M. H. de; NORONHA, A. M.; SILVA, S. de C. R. da; CECHIN, M. R. O ensino da matemática para alunos com deficiência intelectual: uma revisão sistemática de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15154, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15154. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15154. Acesso em: 15 dic. 2025.