Geometria fractal no ensino médio: uma revisão sistemática de abordagens pedagógicas e estratégias de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14600Palabras clave:
Ensino Médio, Ensino-aprendizagem, Geometria Fractal, Matemática.Resumen
Este estudo objetiva mapear e analisar pesquisas que propõem atividades didáticas voltadas à Geometria Fractal no ensino de Matemática, identificando metodologias, recursos e impactos no processo de aprendizagem. Por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL), foram selecionadas nove dissertações disponíveis nos periódicos da CAPES e no repositório do PROFMAT. Os resultados revelam crescente presença da Geometria Fractal no Ensino Médio, com uso frequente de softwares como o GeoGebra e materiais manipulativos, favorecendo a visualização e experimentação dos conceitos. Observa-se ainda a adoção de abordagens pedagógicas como o construtivismo e o interacionismo, que promovem a aprendizagem ativa. Conclui-se que a inserção da Geometria Fractal pode contribuir para a motivação e o engajamento dos estudantes, embora persistam desafios, como a integração com outras áreas do conhecimento e a inclusão do ensino de programação como ferramenta complementar.
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