Geometria fractal no ensino médio: uma revisão sistemática de abordagens pedagógicas e estratégias de aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14600

Palabras clave:

Ensino Médio, Ensino-aprendizagem, Geometria Fractal, Matemática.

Resumen

Este estudo objetiva mapear e analisar pesquisas que propõem atividades didáticas voltadas à Geometria Fractal no ensino de Matemática, identificando metodologias, recursos e impactos no processo de aprendizagem. Por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL), foram selecionadas nove dissertações disponíveis nos periódicos da CAPES e no repositório do PROFMAT. Os resultados revelam crescente presença da Geometria Fractal no Ensino Médio, com uso frequente de softwares como o GeoGebra e materiais manipulativos, favorecendo a visualização e experimentação dos conceitos. Observa-se ainda a adoção de abordagens pedagógicas como o construtivismo e o interacionismo, que promovem a aprendizagem ativa. Conclui-se que a inserção da Geometria Fractal pode contribuir para a motivação e o engajamento dos estudantes, embora persistam desafios, como a integração com outras áreas do conhecimento e a inclusão do ensino de programação como ferramenta complementar.

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Biografía del autor/a

Jairomar de Araújo Sobrinho, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). É presidente do Conselho Municipal de Educação de Couto Magalhães - TO. É professor efetivo da rede municipal na cidade de Couto Magalhães – TO.

Hellena Christina Fernandes Apolinário, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora, classe Associado I, no curso de bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins-UFT.

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Publicado

2025-07-21

Cómo citar

ARAÚJO SOBRINHO, J. de; APOLINÁRIO, H. C. F. Geometria fractal no ensino médio: uma revisão sistemática de abordagens pedagógicas e estratégias de aprendizagem. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e14600, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14600. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14600. Acesso em: 5 dic. 2025.