Proposta de produto educacional sobre equilíbrio químico para estudantes cegos
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13145Palabras clave:
Produto Educacional, Equilíbrio Químico, Deficiência VisualResumen
Com o número crescente de estudantes cegos matriculados em turmas regulares da Educação Básica, surge a necessidade de pensarmos em mecanismos que favoreçam a inclusão efetiva desse alunado. Este texto traz uma proposta de Produto Educacional elaborado para estudantes cegos. O material didático discute o conceito de Equilíbrio Químico (EQ), mais especificamente, o efeito da concentração no deslocamento do EQ. O objetivo é oferecer uma experiência de aprendizado inclusiva, acessível e autônoma, superando as barreiras na compreensão de conceitos complexos de Química. A proposta inclui material tátil para uso em sala de aula e fora dela, além de abordagens auditivas com áudioaulas e exercícios disponíveis no aplicativo "Estudaki". Essas estratégias buscam contribuir para a inclusão efetiva desses estudantes no ambiente educacional. Este estudo destaca a importância de abordagens inclusivas na educação científica e oferece contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais acessíveis na área de Química.
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