Formation of literary reader in a Primary II School in the city of Redenção-CE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.7190

Keywords:

Reader formation, Literary reader, School Literature, Aesthetics of Reception, Reception method

Abstract

The research aims to investigate aspets of the formation of reader and literary reading, in classes of elementar II, of a Municipal Public School in Redenção, Ceará. We analyzed the national and school documents for the teaching and learning of literature, the textbooks of the Elementary II of Portuguese Language; the teacher’s methodologies in her literature classes, and the dialogue with her students. The study is qualitative, with na exploratory purpose and a case study method. However, the effective mediation of the teacher in the classroom, by promoting contact with diversified Works, authors and literary genres, contributes satisfactorily to the formation of readers, although it is still necessary to implemente literary projects and to encourage adolescentes to read at home.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maklina dos Santos Almeida , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Acadêmica do 8º semestre em Letras-Língua portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), graduada em Enfermagem (Bacharelado) e especialista em Gestão em saúde pela UNILAB. Atualmente é bolsista no subprojeto Letras-Língua portuguesa-CE do Programa Residência Pedagógica

Izabel Cristina dos Santos Teixeira , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduada em letras (UFSC 2000); Mestre em literatura (UFSC 2002); Doutora em literatura (2011). Desenvolve pesquisa em ensino de literatura, literatura e meio ambiente e literatura e interdisciplinaridade. Atualmente é docente vinculada ao instituto de linguagens e literatura da UNILAB – CE.

References

AGUIAR, V. T. Leitura e conhecimento. Signo. Santa Cruz do Sil, v.32, n.53, p.26-41, dez, 2007.

AGUIAR, V. T. A formação do leitor. A formação do leitor. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 11, p.104-116, 2011.

AGUIAR, V. T; BORDINI, M.G. Literatura: a formação do leitor-alternativas metodológicas. 2.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

AGUIAR E SILVA, V. M. Teoria da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

AMÉLIA. Entrevista, Redenção-CE,novembro, 2019. A entrevista encontra-se no subtópico 4.3 Entrevista com os estudantes do Fundamental II.

ANZOLIN, C. E. K. Leitura do texto literário pelo método recepcional: Uma experiência no Ensino Fundamental II. Dissertação (Mestrado profissional em Letras)- Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

BARROS, M. H. T. C ; BORTOLINI, S; SILVA, R. J . Leitura: Mediação e mediador. São Paulo: Editora FA, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf Acesso em 24 de maio de 2020

CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português linguagens, 6º ano. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2015

CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português Linguagens, 7º ano. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2015

CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português Linguagens, 8º ano. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português linguagens, 9º ano. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto,2009.

EMEIEF C.P b Projeto Político Pedagógico. Dispõe sobre o controle de frequência, documentação escolar, Áreas de estudo Temas transversais (Eixos estruturados) e avaliação de aprendizagem, 2017.

FARIA, F. S.L. Mediação da leitura literária e prática docente na formação do jovem leitor. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica)- Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/7846/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Franceneuza%20Santos%20de%20Lima%20Faria%20-%202017.pdf Acesso em:23/01/2021.

FREITAS, W. R. S; JABBOUR, C. J. C. O estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: Fundamentos, roteiro de aplicação e pressupostos de excelência. In: XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2010, São Carlos (SP): Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), p. 1-14, 2010. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_tn_sto_122_790_15342.pdf Acesso em: 01/04/2020.

GAVIÃO, R. P. A leitura literária no Ensino Fundamental: uma pesquisa narrativa com o método recepcional. Dissertação (Mestrado em Letras: Área de conhecimento: Linguagens e literaturas)- Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP- Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/147091/gaviao_rp_me_assis.pdf;jsessionid=54B0638907CBF945B083C52009819CF7?sequence=3 Acesso em 23/01/2021.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil/Ceará/Redenção. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/redencao/panorama Acesso em: 21/03/2021.

LAJOLLO, M; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. 2.ed. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2019. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/A_forma%C3%A7%C3%A3o_da_leitura_no_Brasil.html?id=HC7LDwAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false Acesso em: 23 de janeiro de 2021.

MESQUITA, A. M. Levar a ler em “lugares distantes”: Uma proposta de leitura. Leia Escola, Campina Grande, v.19, n.3, p.33-46, 2019. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/1554/pdf Acesso em: 25/03/2020.

PANDORA. Entrevista, Redenção-CE, novembro, 2019. A entrevista encontra-se no subtópico 4.3 Entrevista com os estudantes do Fundamental II.

RUBI. Entrevista, Redenção-CE, novembro, 2019. A entrevista encontra-se transcrita no subtópico 4.2 Entrevista com a professora regente.

SÓCRATES. Entrevista, Redenção-CE, novembro, 2019. A entrevista encontra-se no subtópico 4.3 Entrevista com os estudantes do Fundamental II.

ZILBERMAN, R. Estética da Recepção e História da Literatura. 5ª ed. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2015. Disponível em: https://issuu.com/editorauniritter/docs/estetica_da_recepcao Acesso em: 20/03/2021.

Published

2021-11-13

How to Cite

ALMEIDA , M. dos S. .; TEIXEIRA , I. C. dos S. Formation of literary reader in a Primary II School in the city of Redenção-CE . Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e337190, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.7190. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7190. Acesso em: 22 jul. 2024.