Educação inclusiva e Ciências: abordagens para alunos com TEA em Monte Negro (RO)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15374Palabras clave:
Educação inclusiva, Ensino de Ciências, Formação Docente, Práticas Pedagógicas, TEAResumen
A pesquisa teve como objetivo identificar os elementos presentes na formação de professores, levantar concepções dos docentes sobre o processo educacional dos estudantes com TEA e o ensino de Ciências, bem como analisar os desafios enfrentados pelos professores nesse contexto. Foi adotada uma abordagem qualitativa, utilizando questionários, observações diretas e análise documental. Os resultados destacaram a necessidade de maior capacitação dos professores, melhorias na infraestrutura escolar e maior disponibilidade de materiais adaptados. Apesar das limitações, foram observadas estratégias pedagógicas diversificadas, indicando o esforço dos docentes em promover a inclusão. Conclui-se que é essencial investir em formação continuada, recursos adequados e apoio institucional para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para estudantes com TEA.
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