Educação inclusiva e Ciências: abordagens para alunos com TEA em Monte Negro (RO)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15374

Palabras clave:

Educação inclusiva, Ensino de Ciências, Formação Docente, Práticas Pedagógicas, TEA

Resumen

A pesquisa teve como objetivo identificar os elementos presentes na formação de professores, levantar concepções dos docentes sobre o processo educacional dos estudantes com TEA e o ensino de Ciências, bem como analisar os desafios enfrentados pelos professores nesse contexto. Foi adotada uma abordagem qualitativa, utilizando questionários, observações diretas e análise documental. Os resultados destacaram a necessidade de maior capacitação dos professores, melhorias na infraestrutura escolar e maior disponibilidade de materiais adaptados. Apesar das limitações, foram observadas estratégias pedagógicas diversificadas, indicando o esforço dos docentes em promover a inclusão. Conclui-se que é essencial investir em formação continuada, recursos adequados e apoio institucional para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para estudantes com TEA.

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Biografía del autor/a

Marcia Íris Barbosa, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Natureza (PGECN), pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Rolim de Moura (RO). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática na Amazônia (GEPHEMA).

ludimilla Ronqui, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Ciências Biológicas e pedagogia, com doutorado em produção animal. Professora associada da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR e professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza – PGECN – UNIR.

Fábio Santos de Andrade, Universidade Federal de Rondônia

Professor Associado da Universidade Federal de Rondônia (Unir), atuando no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (Campus de Vilhena) e no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf).

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Publicado

2025-09-22

Cómo citar

BARBOSA, M. Íris; RONQUI, ludimilla; ANDRADE, F. S. de. Educação inclusiva e Ciências: abordagens para alunos com TEA em Monte Negro (RO) . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15374, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15374. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15374. Acesso em: 5 dic. 2025.