Formação do leitor literário em uma Escola do Ensino Fundamental II no Município Redenção-CE
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.7190Palavras-chave:
Formação do leitor, Leitor literário, Literatura na Escola, Estética da Recepção, Método recepcionalResumo
A pesquisa objetiva investigar aspectos da formação do leitor e da leitura literária, nas turmas de Ensino Fundamental II, de uma Escola Pública Municipal em Redenção, no Ceará. Analisaram-se os documentos nacionais e da Escola para o ensino e aprendizagem da literatura, os livros didáticos do Fundamental II de Língua Portuguesa; metodologias da professora regente, em suas aulas de literatura, e o diálogo com os seus estudantes. O estudo é qualitativo, de objetivo exploratório e método estudo de caso. Verificou-se que os livros didáticos dos últimos anos do Ensino Fundamental II apresentam uma menor presença da literatura no ensino, contudo, a mediação efetiva do professor, em sala de aula, ao promover o contato com diversificadas obras, autores e gêneros literários, contribui de forma satisfatória para a formação do leitor, embora, ainda se faz necessário a implementação de projetos literários, e a realização da leitura em casa pelos adolescentes.
Downloads
Referências
AGUIAR, V. T. Leitura e conhecimento. Signo. Santa Cruz do Sil, v.32, n.53, p.26-41, dez, 2007.
AGUIAR, V. T. A formação do leitor. A formação do leitor. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 11, p.104-116, 2011.
AGUIAR, V. T; BORDINI, M.G. Literatura: a formação do leitor-alternativas metodológicas. 2.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
AGUIAR E SILVA, V. M. Teoria da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
AMÉLIA. Entrevista, Redenção-CE,novembro, 2019. A entrevista encontra-se no subtópico 4.3 Entrevista com os estudantes do Fundamental II.
ANZOLIN, C. E. K. Leitura do texto literário pelo método recepcional: Uma experiência no Ensino Fundamental II. Dissertação (Mestrado profissional em Letras)- Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
BARROS, M. H. T. C ; BORTOLINI, S; SILVA, R. J . Leitura: Mediação e mediador. São Paulo: Editora FA, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf Acesso em 24 de maio de 2020
CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português linguagens, 6º ano. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2015
CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português Linguagens, 7º ano. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2015
CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português Linguagens, 8º ano. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português linguagens, 9º ano. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto,2009.
EMEIEF C.P b Projeto Político Pedagógico. Dispõe sobre o controle de frequência, documentação escolar, Áreas de estudo Temas transversais (Eixos estruturados) e avaliação de aprendizagem, 2017.
FARIA, F. S.L. Mediação da leitura literária e prática docente na formação do jovem leitor. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica)- Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/7846/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Franceneuza%20Santos%20de%20Lima%20Faria%20-%202017.pdf Acesso em:23/01/2021.
FREITAS, W. R. S; JABBOUR, C. J. C. O estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: Fundamentos, roteiro de aplicação e pressupostos de excelência. In: XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2010, São Carlos (SP): Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), p. 1-14, 2010. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_tn_sto_122_790_15342.pdf Acesso em: 01/04/2020.
GAVIÃO, R. P. A leitura literária no Ensino Fundamental: uma pesquisa narrativa com o método recepcional. Dissertação (Mestrado em Letras: Área de conhecimento: Linguagens e literaturas)- Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP- Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/147091/gaviao_rp_me_assis.pdf;jsessionid=54B0638907CBF945B083C52009819CF7?sequence=3 Acesso em 23/01/2021.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil/Ceará/Redenção. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/redencao/panorama Acesso em: 21/03/2021.
LAJOLLO, M; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. 2.ed. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2019. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/A_forma%C3%A7%C3%A3o_da_leitura_no_Brasil.html?id=HC7LDwAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false Acesso em: 23 de janeiro de 2021.
MESQUITA, A. M. Levar a ler em “lugares distantes”: Uma proposta de leitura. Leia Escola, Campina Grande, v.19, n.3, p.33-46, 2019. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/1554/pdf Acesso em: 25/03/2020.
PANDORA. Entrevista, Redenção-CE, novembro, 2019. A entrevista encontra-se no subtópico 4.3 Entrevista com os estudantes do Fundamental II.
RUBI. Entrevista, Redenção-CE, novembro, 2019. A entrevista encontra-se transcrita no subtópico 4.2 Entrevista com a professora regente.
SÓCRATES. Entrevista, Redenção-CE, novembro, 2019. A entrevista encontra-se no subtópico 4.3 Entrevista com os estudantes do Fundamental II.
ZILBERMAN, R. Estética da Recepção e História da Literatura. 5ª ed. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2015. Disponível em: https://issuu.com/editorauniritter/docs/estetica_da_recepcao Acesso em: 20/03/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maklina dos Santos Almeida , Izabel Cristina dos Santos Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.