Ensino de História local na UERN: uma investigação curricular do curso de Licenciatura em História (2013-2020)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.7091Palavras-chave:
Ensino de História, História da Educação, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo tem como objetivo central compreender o espaço da História Local no processo de formação das e dos discentes do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa adota a metodologia estatística e a análise de conteúdo como ferramentas de investigação do currículo da instituição acadêmica potiguar que normatiza o ensino de História Local. Deste modo, insere-se este artigo no âmbito da História da Educação, procurando compreender as estruturas conceituais, metodológicas, e pedagógicas que fundamentam a normatização da História Local do Rio Grande do Norte e a sua relação com a formação-prática docente.
Downloads
Referências
BARROS, José D’Assunção. O lugar da história local na expansão dos campos históricos. In: OLIVEIRA, Ana Maria Carvalho dos Santos; REIS, Isabel Cristina Ferreira dos (Org.). História Regional e Local: discussões e práticas. Salvador: Quarteto, 2010. P.229-230.
BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.
COHEN, Daniel J.; ROSENZWEIG, Roy. Digital history: a guide to gathering, preserving, and presenting the past on the web. Filadélfia: Universidade da Pensilvânia, 2006.
COSTA, Aryana. História Local. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019.
GRAÇA FILHO, Afonso. História, Região & Globalização. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
KERLINGER, F.N. Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: EPU/EDUSP, 2003
MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
NASCIMENTO, Sérgio Bandeira. A formação de professores do curso de História da Universidade Federal do Pará. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará. Belém, p.171, 2006.
QUEIRÓS, Paula; GRAÇA, Amandio. A análise de conteúdo (enquanto técnica de tratamento de informação) no âmbito da investigação qualitativa. In: MESQUITA, I; GRAÇA, A. (Org.). Investigação qualitativa em desporto. Portugal: Porto, 2013. v. 2, p. 115-149.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico de Curso Licenciatura em História, Mossoró, p. 1-132, 2013. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/historia-projeto-pedagogico/arquivos/1359ppc_hista%C2%B3ria_final.pdf. Acesso em 26 jun. 2021.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em História, Mossoró, p. 1-172, 2018. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/documentos-legislacao-ensino/arquivos/0065resolucao_n0_2018_38___consepe___aprova_o_novo_projeto_pedagogico_do_curso_de_licenciatura_em_historia_campus_central.pdf. Acesso em 26 jun. 2021.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em História, Assu, p. 1-191, 2020. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/documentos-legislacao-consepe/arquivos/5105resolucao_n0_2021_010___consepe___aprova_o_ppc_de_graduacao_em_historia_licenciatura_presencial_vinculado_ao_dhi_caa_anexo.pdf. Acesso em 26 jun. 2021.
WANLIN, Philippe. L’analyse de contenu comme méthode d’analyse qualitative d’entretiens: une comparaison entre les traitements manuels et l’utilisation de logiciels. Recherches Qualitatives, Québec, n. 3, p. 243-272, 2007.
ZLATIC, Carlos Eduardo. História regional: convergências entre o local e o global. Curitiba: Intersaberes, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gabriel Costa de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.