Ensino de História local na UERN: uma investigação curricular do curso de Licenciatura em História (2013-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.7091

Palavras-chave:

Ensino de História, História da Educação, Formação de Professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo central compreender o espaço da História Local no processo de formação das e dos discentes do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa adota a metodologia estatística e a análise de conteúdo como ferramentas de investigação do currículo da instituição acadêmica potiguar que normatiza o ensino de História Local. Deste modo, insere-se este artigo no âmbito da História da Educação, procurando compreender as estruturas conceituais, metodológicas, e pedagógicas que fundamentam a normatização da História Local do Rio Grande do Norte e a sua relação com a formação-prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Costa de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC). Licenciado em História.

Referências

BARROS, José D’Assunção. O lugar da história local na expansão dos campos históricos. In: OLIVEIRA, Ana Maria Carvalho dos Santos; REIS, Isabel Cristina Ferreira dos (Org.). História Regional e Local: discussões e práticas. Salvador: Quarteto, 2010. P.229-230.

BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

COHEN, Daniel J.; ROSENZWEIG, Roy. Digital history: a guide to gathering, preserving, and presenting the past on the web. Filadélfia: Universidade da Pensilvânia, 2006.

COSTA, Aryana. História Local. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019.

GRAÇA FILHO, Afonso. História, Região & Globalização. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

KERLINGER, F.N. Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: EPU/EDUSP, 2003

MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

NASCIMENTO, Sérgio Bandeira. A formação de professores do curso de História da Universidade Federal do Pará. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará. Belém, p.171, 2006.

QUEIRÓS, Paula; GRAÇA, Amandio. A análise de conteúdo (enquanto técnica de tratamento de informação) no âmbito da investigação qualitativa. In: MESQUITA, I; GRAÇA, A. (Org.). Investigação qualitativa em desporto. Portugal: Porto, 2013. v. 2, p. 115-149.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico de Curso Licenciatura em História, Mossoró, p. 1-132, 2013. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/historia-projeto-pedagogico/arquivos/1359ppc_hista%C2%B3ria_final.pdf. Acesso em 26 jun. 2021.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em História, Mossoró, p. 1-172, 2018. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/documentos-legislacao-ensino/arquivos/0065resolucao_n0_2018_38___consepe___aprova_o_novo_projeto_pedagogico_do_curso_de_licenciatura_em_historia_campus_central.pdf. Acesso em 26 jun. 2021.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em História, Assu, p. 1-191, 2020. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/documentos-legislacao-consepe/arquivos/5105resolucao_n0_2021_010___consepe___aprova_o_ppc_de_graduacao_em_historia_licenciatura_presencial_vinculado_ao_dhi_caa_anexo.pdf. Acesso em 26 jun. 2021.

WANLIN, Philippe. L’analyse de contenu comme méthode d’analyse qualitative d’entretiens: une comparaison entre les traitements manuels et l’utilisation de logiciels. Recherches Qualitatives, Québec, n. 3, p. 243-272, 2007.

ZLATIC, Carlos Eduardo. História regional: convergências entre o local e o global. Curitiba: Intersaberes, 2020.

Publicado

2021-11-09

Como Citar

SOUZA, G. C. de . Ensino de História local na UERN: uma investigação curricular do curso de Licenciatura em História (2013-2020). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e337091, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.7091. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7091. Acesso em: 2 dez. 2021.